
Evento é preparatório para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças do Climáticas (COP30), que será realizada entre os dias 10 e 21 de novembro, na cidade de Belém do Pará
Por Beatriz Haddad

No dia 5 de junho, a USP assinou um convênio com a Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas (Seclima) da Prefeitura de São Paulo e a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, a InvestSP, para a realização do Summit Agenda SP+Verde, evento preparatório para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças do Climáticas (COP30), que será realizada entre os dias 10 e 21 de novembro, na cidade de Belém do Pará.
O documento fez parte da programação do evento comemorativo do Dia Mundial do Meio Ambiente, realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), no Parque Villa-Lobos, com a participação de diferentes pastas do Governo, e contou com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
O Summit Agenda SP+Verde acontecerá nos dias 4 e 5 de novembro e visa integrar os diversos setores da sociedade em debates acerca do desenvolvimento sustentável. O evento contará com cinco palcos de debates, sendo quatro temáticos, nos eixos de Finanças Verdes, Justiça Climática, Resiliência e o Futuro das Cidades e Transição Energética e Descarbonização. A programação de palestras e debates, que será divulgada em breve, contará com participação de grandes nomes do debate climático nacional e internacional, além de representantes dos órgãos públicos e entidades participantes, em mais de 20 horas de conteúdo, das 9h às 18h. Também estão previstos outros espaços temáticos, com foco em Economia Circular, Tecnologia e Inovação, além de uma área de ativação dos patrocinadores e uma programação cultural com ênfase na valorização da cultura de São Paulo.
Conectado ao movimento Agenda SP+Verde, será realizado de 6 a 9 de novembro, na USP, um evento aberto ao público que visa envolver a população nas temáticas relacionadas ao desenvolvimento sustentável. O Bora Preservar – Vozes e Raízes do Amanhã, tem como pilares o Consumo Consciente, a Agricultura Sustentável e o Cooperativismo Solidário. A programação inclui palestras, debates, oficinas de sustentabilidade e atividades musicais, culturais e gastronômicas.
“É com espírito de cooperação que estamos lançando, neste Dia Mundial do Meio Ambiente, a Agenda SP+Verde. Desse diálogo produtivo, que terá seu ponto alto em novembro, num grande evento no Parque Villa Lobos, queremos estabelecer as parcerias e conexões necessárias para juntos darmos mais um salto rumo ao desenvolvimento sustentável”, afirmou a secretária da Semil, Natália Resende.
“A secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística está fazendo um trabalho revolucionário. E vamos perceber isso daqui a alguns anos. Esse reconhecimento virá, porque o que está sendo plantado é muito consistente. Em 2023, quando foi colocado nosso Plano Estadual de Meio Ambiente, definimos os pilares com que trabalharíamos. Dois anos depois, percebemos o quanto avançamos. Trocamos o discurso pela ação. Estamos comprometidos de fato e realizando, às vezes, de forma silente, mas entregando resultados”, disse o governador.
O reitor da USP celebrou a inclusão da pauta ambiental na agenda do Estado de SP. “Nos últimos anos, a USP tem se dedicado muito à inovação e sustentabilidade, para que possamos dar uma resposta à sociedade. A Universidade ocupa a quinta posição no ranking mundial de sustentabilidade pelos projetos que desenvolve, como a substituição de combustíveis fósseis, a produção de SAF (combustível sustentável de aviação) e captação de carbono através da agricultura”, afirmou.

Também participaram do evento os secretários de Estado Renato Feder (Educação), Vahan Agopyan (Ciência e Tecnologia), Marília Marton (Cultura, Economia e Indústria Criativas) e Guilherme Derrite (Segurança Pública), além do chefe de gabinete da Defesa Civil do Estado de São Paulo, tenente-coronel Rinaldo de Araújo Monteiro; do presidente da Fundação Florestal, Mario Mantovani, além de parlamentares e outras autoridades.
*Estagiária sob supervisão de Adriana Cruz e Erika Yamamoto