
Roda de choro homenageia mestres do bandolim no “Domingo na Yayá” em 13 de abril, às 11h. A entrada é gratuita
A Casa de Dona Yayá, sede do Centro de Preservação Cultural da USP, órgão de extensão e cultura universitária, recebe no próximo domingo, 13 de abril, às 11h, uma roda de choro que terá como convidado especial o músico Izaias Bueno de Almeida, líder do conjunto Izaias e Seus Chorões, o mais antigo conjunto instrumental de São Paulo, além de Milton Mori, Rafael Esteves e Maik Oliveira. Na ocasião será gravada a primeira edição do programa Clube do Choro, que em breve vai estrear na Rádio USP, com direção e apresentação de Oswaldo Luiz Colibri Vitta. A proposta do programa, que deverá ser mensal, é reverenciar os mestres e as novas gerações de chorões. A direção musical estará a cargo de Edmilson Capelupi, com curadoria de Toninho Carrasqueira.
Ficha técnica
Direção e apresentação: Oswaldo Luiz Colibri Vitta
Curadoria: Toninho Carrasqueira
Direção musical: Edmilson Capelupi
Coordenação: Rafael Penteado Vitta
Som: Maurício Takao Uehara
Cláudio Moraes Paradinha
Vídeo
Direção: Guido Orlando Jr.
Operação: Gabriel Solano
Assistente de operação: Gabriel Ferreira
Patrimônio Cultural do Brasil
Em 2024 o choro foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com o registro da manifestação cultural no Livro das Formas de Expressão, considerando ser essa uma prática cultural complexa, presente em todas as regiões do Brasil e que permanece cultivado como lugar de encontro de instrumentistas.
A origem do choro remonta ao século 19, no Rio de Janeiro, com novas variações a partir da mistura de harmonias e ritmos europeus e africanos. Nesse processo, os músicos brasileiros incorporam instrumentos de tradição portuguesa, como o cavaquinho e o violão, que eram próprios das camadas populares.
Para a professora Flávia Brito do Nascimento, diretora do CPC-USP/Casa de Dona Yayá, “é muito importante acolher essa manifestação artística na programação do Domingo na Yayá, abrindo espaço para as manifestações da cultura brasileira reconhecidas como patrimônio”.
Para saber mais sobre o choro, acesse o Dossiê para instrumentação técnica do Processo de Registro do Choro como Patrimônio Cultural do Brasil.
Serviço
Domingo na Yayá | Clube do Choro
Quando: 13 de abril de 2025, domingo, a partir das 11h
Onde: CPC-USP/Casa de Dona Yayá
Endereço: Rua Major Diogo, 353 – Bela Vista – São Paulo
Quanto: entrada gratuita