
Aos 88 anos, Ana Mae não se mostra acomodada com as conquistas passadas e revela continuar firme em sua defesa pela arte-educação. “Quero apelar para os artistas e os curadores de arte para que, junto conosco, junto com os arte-educadores, lutemos por arte na educação. A educação privada tem arte, não conheço escola boa em São Paulo que não tenha arte, mas o meu problema é a escola pública”, diz a educadora com exclusividade para o Jornal da USP.
E segue: “Meu desejo era nos juntarmos todos da arte – música, teatro, arte, dança, cinema e literatura – para pedir espaço para esse conhecimento dentro da escola pública. Crianças e adolescentes têm direito de conhecer a arte de seu País. Isso desenvolve a maneira de ver o mundo, amplia a maneira de ver o mundo, capacita para dialogar”.
A Ocupação Ana Mae Barbosa fica em cartaz até 13 de julho, de terça-feira a sábado, das 11 às 20 horas, domingos e feriados, das 11 às 19 horas, no Instituto Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149, São Paulo). Entrada grátis.
Ouça no link abaixo o boletim Dica Cultural, da Rádio USP, sobre a 67ª Ocupação Itaú Cultural. A produção e apresentação são da jornalista Heloisa Granito.