
No programa “Conexão USP”, professora da USP fala sobre o filme “Ainda Estou Aqui” e o drama familiar que viveu na época da ditadura militar
A professora da USP Vera Paiva – filha do engenheiro Rubens Paiva, morto pela ditadura militar (1964-1985) – foi entrevistada no programa Conexão USP, da TV USP Bauru, transmitido no dia 1º passado. Em conversa com a equipe da emissora, Vera falou sobre o drama vivido pela família no início dos anos 70, com o desaparecimento do pai, e sobre o filme Ainda Estou Aqui (2024), dirigido por Walter Salles, que neste ano ganhou o Oscar de melhor filme internacional. No filme, que mostra o cotidiano da família Paiva, ela é interpretada pela atriz carioca Valentina Herszage. A entrevista está disponível no site da TV USP de Bauru na plataforma digital Youtube.
Na entrevista – que tem 38 minutos de duração -, Vera destacou a importância de o filme ter se tornado um “manifesto político” e falou sobre a agressão sofrida por seu irmão, Marcelo Rubens Paiva – autor do livro homônimo que deu origem à obra – no carnaval deste ano. “Veroca”, como Vera Paiva é chamada no filme, é professora do Departamento de Psicologia Social do Instituto de Psicologia da USP e atua há décadas em programas e práticas de saúde baseados em direitos humanos.
Assista no link abaixo à entrevista da professora Vera Paiva ao programa Conexão USP, da TV USP Bauru.