
No próximo dia 17 de maio, a cidade de Guarulhos recebe a III Conferência Municipal LGBTQIA+, e um dos destaques da programação é o pedagogo e jornalista em formação Brendo Silva, que integra o Eixo 1 – Enfrentamento à Violência LGBTQIA+. Homem cis e gay, Brendo atua na educação pública e é pós-graduado em Religião e Sexualidade, somando militância ativa na luta pelos direitos da comunidade LGBTQIA+.
Mas desde que anunciou o lançamento de seu livro, que promete expor a hipocrisia de setores religiosos em relação à população LGBTQIA+, o educador passou a sofrer ameaças. Em entrevista exclusiva, ele falou sobre o cenário conservador brasileiro e a importância de romper o pacto de silêncio em torno da violência religiosa.
“O que eles querem é isso: silêncio. Continuar passando as coisas para debaixo do tapete e fingindo que não existe. Mas a gente precisa falar cada vez mais, mexer nessas feridas, questionar”, afirmou Brendo.
Para ele, a estrutura religiosa no Brasil colabora diretamente para manter transfobia e homofobia institucionalizadas:
“A religião fala em nome de Deus, o que há de mais sagrado na nossa sociedade. Essa vertente que diz que ser LGBT é pecado culmina em ações de ódio. Se ‘Deus quer assim’, quem somos nós para ir contra?”.
Sobre as conferências e espaços institucionais, Brendo foi direto:
“Há medo, inclusive nos meios LGBTQIA+, de falar da sexualidade de líderes religiosos que pregam contra LGBTQIA+ e vivem vidas duplas. A militância precisaria ser mais radical nesse sentido. A gente percebe muito discurso ‘paz e amor’ enquanto os nossos estão sendo assassinados”.
Mesmo diante das ameaças, ele afirma que não vai recuar:
“Temer, eu temo, mas falar é preciso. Talvez não mude o mundo, mas posso abrir caminho, estimular novas vozes. A violência religiosa é a principal base de todas as outras. Precisamos destruir essas ideias e propor novas”.
E deixou um recado:
“O conservadorismo está agonizando, por isso reagem com violência. Mas quanto mais bate, mais vozes surgirão. Ninguém consegue calar a verdade. Ela é mais forte.”
Brendo Silva sobe ao palco da Conferência no próximo dia 17 de maio, a partir das 08h, na Universidade São Judas Tadeus – Unidade Guarulhos. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site: sympla.com.br/oabguarulhos.

