
No próximo dia 17 de maio, Guarulhos recebe a III Conferência Municipal LGBTQIA+, espaço fundamental para o fortalecimento da democracia participativa e a construção de políticas públicas voltadas à comunidade. Um dos nomes de destaque confirmados é o de Neon Cunha — mulher trans, negra, ameríndia, publicitária, ativista e referência nacional na luta pelos direitos de pessoas trans e negras.
Em sua participação, Neon Cunha reforçou a importância de enxergar a violência e a injustiça sofridas pela população LGBTQIAPNB+ de forma interseccional. “A injustiça contra LGBTQIAPNB+ tem semelhanças como as em questão de gênero, raça e origem. Injustiça em qualquer lugar deve ser injustiça contra todos”, afirmou.
A ativista também ressaltou que as conferências não devem ser vistas apenas como momentos de debate, mas como estratégias coletivas de resistência e defesa da democracia. “As conferências são para além da construção e conscientização da importância das políticas públicas. São a maior defesa que temos da democracia em tempos onde tantos direitos seguem ameaçados”, completou.
O evento acontece na Universidade São Judas Tadeus – Unidade Guarulhos e contará com diversas mesas temáticas, incluindo enfrentamento à violência, interseccionalidade e internacionalização dos direitos LGBTQIA+.

