
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia a possibilidade de eliminar a obrigatoriedade de aulas em autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A proposta, que ainda está em fase de estudo no Ministério dos Transportes, manteria os exames teóricos e práticos do Departamento Nacional de Trânsito (Detran) como exigência para a emissão do documento.
Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, a medida visa reduzir os custos para os cidadãos que desejam se habilitar. “O custo elevado de tirar a carteira tem levado milhões de brasileiros a não tirarem a habilitação”, afirmou, em entrevista à GloboNews nesta terça-feira (29).
Atualmente, o processo para obtenção da CNH pode custar entre R$ 3 mil e R$ 4 mil. Para o governo, esse valor é um dos principais entraves para a regularização de condutores no país.
“Qual o problema do Brasil? É que a gente tem uma quantidade muito grande de pessoas dirigindo sem carteira porque ficou impeditivo tirar uma carteira no Brasil”, disse o ministro.
Renan Filho afirmou ainda que a proposta poderá ser regulamentada por decreto, sem necessidade de aprovação pelo Congresso Nacional.
The post Governo Lula estuda fim da obrigatoriedade de aulas em autoescolas para tirar CNH appeared first on O Cenário.