
A obra “Aqui Vive um Amigo dos Livros” resgata o legado do colecionador Oliveira Lima, desde o início de seu acervo até o momento atual da instituição
Por Eliete Viana

No dia 23 de abril, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP recebe o debate sobre o livro Aqui Vive um Amigo dos Livros: 100 anos da Biblioteca Oliveira Lima, Edusp, escrito por Ricardo Souza de Carvalho, professor de Literatura Brasileira da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. A obra resgata o legado do colecionador Manuel de Oliveira Lima, cujo acervo ele doou e deu origem à Biblioteca Oliveira Lima, que tem um século de história nos Estados Unidos Unidos (EUA) e assim como a BBM foi criada a partir do acervo doado pelas pessoas que nomeiam as instituições.
Às 15h, acontece a primeira mesa de debate: Somando histórias: 10 anos da BBM e 100 anos da Biblioteca Oliveira Lima, com a participação de Duilia de Mello, diretora-executiva da Biblioteca Oliveira Lima; Hélio de Seixas Guimarães, vice-diretor da BBM; e Marilia Mello, bibliotecária da Biblioteca Oliveira Lima.

Na segunda mesa, às 16h, dois assuntos serão tratados: Flora, companheira de vida e de trabalho, por Nathália Henrich, da Universidade Federal do ABC (UFABC), e Mapoteca Digital da Biblioteca Oliveira Lima: inventário cartobibliográfico, por Iris Kantor, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
E, às 17h, será realizado o lançamento do livro, na Livraria João Alexandre Barbosa, localizada também no Espaço Brasiliana.
Oliveira Lima
Manuel de Oliveira Lima foi um diplomata e historiador pernambucano conhecido por sua paixão pelos livros. Membro-fundador da Academia Brasileira de Letras (ABL), Lima colecionou milhares de títulos, além de documentos, manuscritos, cartas, pinturas e esculturas. Em 1916, doou seu acervo à Universidade Católica da América (UCA), em Washington, servindo de base para a criação da Biblioteca Oliveira Lima.
A história da instituição pode ser examinada no livro, o qual resgata a trajetória de Lima como colecionador, começando em sua juventude. O autor relata como foi o transporte da biblioteca particular de Oliveira Lima de Londres para os EUA, incluindo as tensões da Primeira Guerra Mundial, que geraram apreensão pela segurança do material na Europa e na viagem pelo Atlântico.

Em 5 de fevereiro de 1924, aconteceu a inauguração da Ibero-American Library (Biblioteca Íbero-Americana), agendada para que a data coincidisse com o quarto centenário de nascimento de Luís de Camões.
Hoje conhecida como Oliveira Lima Library, a instituição teve uma história rica, com diferentes curadores buscando manter a conservação e a organização do acervo e criar uma identidade para aquela vasta coleção, destacando sua importância no cada vez mais relevante campo dos estudos latino-americanos.
Serviço
Debate e lançamento do livro Aqui Vive um Amigo dos Livros
Quando: 23/04
às 15h – na Sala do Conselho da BBM
às 17h, na Livraria João Alexandre Barbosa da Edusp
Onde: Rua da Biblioteca, 21 – Cidade Universitária, São Paulo
Quanto: Entrada gratuita, sem necessidade de inscrição prévia