
A série “Esculpir o Tempo” continua com um repertório de compositores brasileiros e a regência de Carlos Moreno

A Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (Osusp) realiza uma masterclass com o pianista Hercules Gomes na próxima quarta-feira, 7 de maio, a partir das 14h30. Na mesma semana, no dia 10, às 16h, o pianista será o solista da quarta apresentação da série Esculpir o Tempo desta temporada. A aula e a apresentação serão realizadas no Centro Cultural Camargo Guarnieri. Para a masterclass os interessados podem se inscrever como alunos executantes ou como ouvintes pelo formulário on-line, clicando aqui. Os ingressos gratuitos para o concerto estão disponíveis na plataforma Appticket por este link.
A masterclass tem como tema o O piano brasileiro na abordagem de Hercules Gomes e, assim como o concerto, trabalha aspectos da música brasileira. Os interessados em participar como alunos ativos deverão enviar um vídeo tocando uma obra de compositor brasileiro, acompanhado da partitura da música escolhida. Os selecionados receberão uma resposta por e-mail. Para os que não forem aprovados como alunos ativos, a inscrição será automaticamente transferida para a modalidade ouvinte, aberta a todos os interessados em música brasileira. A atividade representa uma oportunidade para os estudantes aprimorarem suas habilidades técnicas. Serão emitidos certificados de participação para todos que preencheram o formulário e comparecerem pontualmente.
A quarta apresentação da série Esculpir o Tempo – Sons brasileiros tem entrada gratuita e doação solidária de 1 kg de alimento não perecível para famílias em situação de vulnerabilidade social. O evento conta com a regência do maestro Carlos Moreno e solo de piano com Hercules Gomes. O repertório inclui Radamés Gnattali (1906-1988), Osvaldo Lacerda (1927-2011), Heitor Villa-Lobos (1887-1959) e a estreia mundial do Concertino para Piano e Orquestra de Cordas, composto pelo solista convidado sob encomenda da Osusp.
Sobre os músicos
Hercules Gomes iniciou seus estudos aos 13 anos, de forma autodidata, e, em pouco tempo, já se apresentava em bandas do cenário musical capixaba. Posteriormente estudou na Escola de Música do Espírito Santo (então Emes) e ingressou no curso de Música Popular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde se formou bacharel. Ao longo de sua carreira, atuou como solista convidado em importantes orquestras ao redor do mundo, incluindo a Jerusalem Symphony Orchestra, em Jerusalém, a Orquestra Filarmônica de Montevidéu e, também, na própria Orquestra Sinfônica da USP (Osusp).
Carlos Moreno é regente titular e cofundador da Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro. Ao longo de sua carreira, tem se apresentado à frente das principais orquestras profissionais do Brasil, como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo (OSM), a Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, a Orquestra do Theatro São Pedro (Orthesp), entre outras, além de ter regido nas principais salas de concerto da Europa, Estados Unidos e Ásia. Moreno foi regente titular e diretor artístico da Osusp de 2002 a 2008.
Serviço
Master Class com Hercules Gomes
|
Esculpir o Tempo IV
|
*Estagiária sob supervisão de Mayra Moraes
Com edição da equipe de comunicação da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária