
China é a maior produtora mundial e refinadora de terras raras e outros minerais essenciais
Por Simone Lemos
Boa parte da economia mundial e das principais guerras do século 20 rodou a partir do consumo de combustíveis fósseis. O século 19 já foi descrito como a época do padrão ouro, no século 20 foi o ouro negro, o petróleo, que dominou a expansão econômica e governou parte importante do mapa estratégico dos grandes impérios. Agora as rochas e outras preciosidades como níquel e lítio são disputadas “ferozmente” por vários países para garantir seu destaque tecnológico.
O professor Gilson Schwartz lembra que “o planeta mergulha numa crise existencial, em que o maior beneficiário é o consumidor ocidental de classe média concentrado nos países ricos, mas as maiores vítimas são as populações civis de territórios onde o capitalismo identifica agora novos recursos estratégicos para a sua expansão infinita”.

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.