
Por Sandra Vasconcelos
Nesta quinta-feira (3), os cinemas brasileiros recebem diversas estreias para diferentes públicos.
Entre os destaques está “Código Alarum”, thriller de ação estrelado por Sylvester Stallone que marca a estreia da brasileira Ísis Valverde em Hollywood. Também chega às telonas “Minecraft”, adaptação do famoso jogo que promete uma aventura criativa em um mundo quadrado. Já os fãs de terror podem se preparar para “Presença”, novo filme do cineasta vencedor do Oscar Steven Soderbergh.
Além das estreias internacionais, a semana também traz documentários brasileiros com temáticas relevantes, como “O Bixiga é Nosso!”, que aborda a cultura e o tombamento do tradicional bairro paulistano, e “Menarca”, que discute o tabu da menstruação no Brasil.
Confira estes e outros lançamentos que chegam hoje aos cinemas!
“Código Alarum”
Direção: Michael Polish
Joe e Lara Travers são ex-agentes secretos que decidiram abandonar as carreiras para viver uma vida tranquila. Mas, o sonho não dura muito, porque eles encontram um pen drive que pode destruir o sistema de inteligência global. Sylvester Stallone, Scott Eastwood e a atriz brasileira Ísis Valverde formam o elenco, sendo esta a estreia dela em Hollywood.
“Um filme Minecraft”
Direção: Jared Hess
Ambientado no jogo, que tem cerca de 140 milhões de jogadores mensais, o filme retrata a aventura de um quarteto que chega ao Overworld, um bizarro país quadrado permeado de imaginação. Na tentativa de voltar para a Terra, eles entram em uma missão para dominar o mundo mágico, guiada por um imprevisível construtor. O elenco é formado por Jack Black, Jason Momoa, Danielle Brooks e Emma Myers.
“Presença”
Direção: Steven Soderbergh
O terror norte-americano acompanha Rebekah, o marido e os dois filhos, Chloe e Tyler, durante a mudança para a nova casa. Logo, eles percebem que não estão sozinhos. Lucy Liu, Chris Sullivan e Callina Liang formam o elenco.
“Um dia daqueles”
Direção: Lawrence Lamont
A cantora e compositora SZA e a atriz e também cantora Keke Palmer dão vida a duas melhores amigas que moram juntas. Nesta comédia, elas precisam traçar um plano contra o tempo para conseguir dinheiro, já que o namorado de uma delas gastou todo o dinheiro do aluguel.
“O Bixiga é nosso!”
Direção: Rubens Crispim Jr.
Vencedor de Melhor Filme do público na 13ª Mostra Ecofalante de Cinema, o documentário se passa no bairro do Bixiga, no Centro de São Paulo. A região passou por um processo de tombamento patrimonial na década de 1980, mas novas obras de uma linha de metrô ameaçam a arquitetura do local. Com isso, moradores se reúnem para lutar contra o apagamento da história e do modo de vida do bairro.
“Pele fina”
Direção: Arthur Lins
Livremente inspirado na obra de Sarah Kane, autora inglesa que cometeu suicídio aos 28 anos, o drama retrata a vida de Luísa, uma mulher que vai para uma praia deserta com a família. Durante a viagem, ela mergulha em um processo criativo que coloca a sua sanidade em risco.
“Todo dia é dia de feira”
Direção: Silvia Fraiha
Entre as frutas, os legumes e os temperos existem fortes histórias, contadas neste documentário. O cotidiano dos feirantes Arnaldo, Luís, Cristina e Fernando revela uma enorme desigualdade em meio às feiras livres cariocas.
“Red Velvet happiness diary: My dear, ReVe1uv in cinemas”
Direção: Sun Hyung Kim e Yoondong Oh
Com performances e entrevistas inéditas, o longa apresenta os bastidores da turnê comemorativa de 10 anos do grupo de K-pop Red Velvet, formado por Irene, Seulgi, Wendy, Joy e Yeri. As imagens foram feitas no ano passado em Seul, capital da Coreia do Sul.
“Menarca”
Direção: Lara Carvalho
O filme documental mescla realidade e ficção para abordar o tabu da menstruação no Brasil, por meio de relatos de adolescentes com diferentes experiências e perspectivas biológicas, psicológicas e sociais. Além de documentar, a proposta do longa é informar e contribuir para a naturalização do corpo feminino.
“A sobrancelha é o bigode do olho”
Direção: Alexandre Dacosta
Premiado como Melhor Documentário no 2 11 17 International Film Festival, o filme se baseia no livro homônimo de Ivan Jaf, que conta a história de Apparício Torelly, o Barão de Itararé. Ele é considerado pioneiro no jornalismo humorístico no Brasil.
“Desconhecidos”
Direção: JT Mollner
Do mesmo criador de “Noites Brutais” e “Entrevista com o Demônio”, o filme acompanha um encontro casual que se transforma em uma onda de assassinatos cruel, envolvendo um serial killer.
“Sex”
Direção: Dag Johan Haugerud
Abrindo a trilogia “Sex Dreams Love”, o filme norueguês retrata a jornada de dois homens, ambos em casamentos heterossexuais, que questionam a própria sexualidade e identidade de gênero após viverem novas experiências.
“Love”
Direção: Dag Johan Haugerud
Esta é outra produção que integra a trilogia “Sex Dreams Love”. Protagonizado por Andrea Bræin Hovig e Tayo Cittadella Jacobsen, o longa acompanha Marianne, uma médica pragmática, e Tor, um enfermeiro compassivo. Eles não gostam de relacionamentos amorosos convencionais, por isso, levantam discussões sobre a monogamia e os diversos modos possíveis de se conectar com o outro.
Verifique a disponibilidade dos filmes nas salas de cinema da sua cidade.