
Pode ser que muitas medidas que favoreçam um combate ao aquecimento global venham a ser medidas que piorem as desigualdades, argumenta José Eli da Veiga
Até que ponto desigualdade e aquecimento global estão relacionados? Para o professor José Eli da Veiga, uma das questões mais difíceis enfrentadas no Antropoceno – “e continuaremos a enfrentar durante muito tempo” – é a que recai sobre a relação entre as desigualdades em geral e o aquecimento global. “Ou seja, por que é tão difícil? É porque pode ser que muitas medidas que favoreçam um combate ao aquecimento global, coisa que mal começou, venham a ser medidas que piorem as desigualdades. Não se sabe. Não há nenhum estudo que eu saiba, nenhum estudo convincente que diga: ‘Olha, primeiro é possível que a gente encontre soluções que sejam duplamente favoráveis e que, ao mesmo tempo em que combatam o aquecimento global, também combatam as desigualdades’. Na verdade, inclusive, eu acho que uma das questões que eu ressaltei na parte final do meu livro, do meu último livro, O Antropoceno e o Pensamento Econômico, é essa: que a mensagem do livro é crescer decrescendo ou decrescer crescendo. Mas nesse jogo daquilo que tem que crescer e aquilo que tem que decrescer, não se sabe qual será a repercussão sobre as desigualdades.”
Eli da Veiga conversou sobre o tema do aquecimento global com uma autora alemã, que escreveu um livro a respeito, numa matéria que saiu na Folha de S.Paulo do dia 11 de maio, na página A45. O livro foi publicado em alemão em 2023 e, segundo o colunista, acaba de receber uma tradução em inglês no Canadá. “Vamos torcer para que exista em breve uma tradução brasileira, porque ela aparentemente fez um estudo empírico muito, muito profundo – falando aparentemente porque eu ainda não tive acesso ao livro. Mas pela entrevista dá para concluir que ela examinou uma série de casos em que o aquecimento global já está causando sérios problemas e que a desigualdade está no centro disso, ela disse que os mais marginalizados são os que pagam o preço mais alto dos eventos extremos, e foi isso que ela estudou. Então ela aparentemente se convenceu de que – o título, inclusive, da matéria é esse – enfrentar desigualdade seria um enorme avanço contra a crise climática.”
Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção na Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.