
A Comissão Organizadora da 4ª Conferência Estadual LGBT+ de São Paulo anunciou, por meio da Subcomissão de Homologação e Credenciamento, que foi atingido o limite máximo de 350 participantes para a etapa estadual do evento, que será realizada entre os dias 1º e 3 de agosto de 2025, na capital paulista. Conforme o regimento interno, desse total, 300 participantes terão direito a voz e voto, enquanto os demais atuarão como convidados, observadores ou membros da equipe técnica.
A confirmação do esgotamento das vagas foi formalizada em reunião da Subcomissão de Homologação e Credenciamento, realizada no dia 20 de maio, após análise das inscrições homologadas oriundas das conferências municipais e das conferências livres regionais e temáticas previamente aprovadas.
A Comissão também reforça que o prazo final para convocação das conferências municipais LGBT+ expirou no dia 15 de fevereiro de 2025. Conferências convocadas após essa data não são consideradas válidas para fins de eleição de delegados à etapa estadual, conforme diretrizes do Documento Orientador da Conferência.
“É importante frisar que qualquer conferência realizada após o prazo regulamentar poderá apenas enviar propostas — até quatro por eixo temático — e será considerada para composição da delegação estadual somente em caso de desistência formal de delegados previamente inscritos, respeitando a ordem cronológica de recebimento e a validade da convocação”, afirma a Comissão.
Até o momento, foram homologadas seis conferências livres válidas, cujas vagas também já foram totalmente absorvidas. Novas solicitações de conferências livres ainda podem ser encaminhadas, mas estarão automaticamente sujeitas à fila de suplência, sem garantia de participação.
A Comissão Organizadora orienta que dúvidas e pedidos de esclarecimento sejam encaminhados aos e-mails oficiais:
diversidadesexual@sp.gov.br
conselhoestaduallgbt@sp.gov.br
A 4ª Conferência Estadual LGBT+ de São Paulo é uma etapa preparatória para a Conferência Nacional, e tem como objetivo consolidar propostas e diretrizes de políticas públicas voltadas à promoção dos direitos da população LGBT+ no estado.
Documento pode ser conferido abaixo: