
Nesta quarta- feira (21/05() , a cidade de Barueri foi palco de um momento histórico para a defesa e promoção dos direitos LGBTQIA+ na região metropolitana de São Paulo. A subseção da OAB Barueri, em parceria com movimentos sociais e lideranças locais, realizou a 1ª Conferência Livre Regional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ do Estado de São Paulo, reunindo representantes de seis municípios: Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Itapevi, Jandira e Santana de Parnaíba.
Com auditório cheio e clima de mobilização, o evento teve como proposta central contribuir com propostas para a 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, além de eleger delegadas e delegados para a etapa estadual, prevista para agosto.

Diálogo regional e fortalecimento coletivo
A conferência livre regional se destacou por promover a escuta de demandas específicas das cidades participantes, muitas delas periféricas e com histórico de invisibilidade em pautas relacionadas à diversidade sexual e de gênero. Lideranças locais, representantes do poder público, movimentos sociais e militantes independentes compartilharam vivências e estratégias para garantir o acesso à cidadania plena e a implementação de políticas públicas inclusivas.
A realização desta conferência livre em Barueri marca também a primeira iniciativa regional aprovada no Estado de São Paulo dentro do ciclo conferencial de 2025, fortalecendo o interior metropolitano na construção coletiva das diretrizes estaduais e nacionais.
O protagonismo da OAB e das comissões de diversidade
Organizada pela Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB Barueri, a conferência reforçou o papel essencial que a advocacia tem na defesa dos direitos humanos e na articulação de políticas públicas para a população LGBTQIA+. Durante o evento, foram debatidos temas como políticas de saúde, educação inclusiva, segurança pública, empregabilidade e respeito à identidade de gênero e orientação sexual.
Próximos passos
As propostas aprovadas e os nomes eleitos como delegadas e delegados seguem agora para a Conferência Estadual, onde integrarão as discussões mais amplas com representantes de todo o território paulista.




