Anuário apresenta pesquisas inovadoras da USP na área de nutrição e saúde pública – Jornal da USP

O Anuário Nupens 2024 foi pensado para dar acesso às evidências científicas coletadas pelo grupo, para que elas possam ser utilizadas como embasamento acadêmico, inspiração para reportagens e referência nos conhecimentos sobre nutrição e saúde humana. “Os artigos trazem novas evidências robustas sobre o impacto dos alimentos ultraprocessados na saúde e no meio ambiente, além de abordar políticas públicas, e novas métricas e tecnologias para avaliação do consumo alimentar. Mas também destacamos alguns outros pontos de atuação, como nossa participação em eventos e audiências públicas”, explicam as coordenadoras do núcleo.

No primeiro tema do anuário, que aborda pesquisas relacionadas ao impacto dos alimentos ultraprocessados na saúde e no meio ambiente, alguns dos estudos explicados pelos pesquisadores são Como e por que alimentos ultraprocessados prejudicam a saúde humana, O impacto ambiental do consumo de carne bovina e alimentos ultraprocessados no Brasil e Grau de processamento de alimentos e risco de câncer de mama: um estudo prospectivo em nove países europeus.

No segunda tema, sobre avaliação do consumo alimentar: tendências e inovações tecnológicas, os estudos tratam de assuntos como Ingestão de sódio segundo a classificação Nova no Brasil: tendências de 2002 a 2018, Evolução da disponibilidade domiciliar de açúcares adicionados e suas fontes no Brasil, e A carga econômica projetada das doenças não transmissíveis atribuíveis ao excesso de peso no Brasil até 2030.

No tema das políticas públicas, o terceiro do anuário, há pesquisas como Quais políticas governamentais para criar sistemas alimentares sustentáveis têm potencial para abordar simultaneamente desnutrição, obesidade e sustentabilidade ambiental?, Políticas fiscais voltadas para equidade: tributação de produtos ultraprocessados e subsídios a alimentos minimamente processados e Posição da Sociedade Latino-Americana de Nutrição sobre a participação de atores comerciais e conflitos de interesse.

Por último, o quarto tema sobre determinantes do consumo alimentar explica sobre alguns estudos como Associação entre alimentos ultraprocessados e o hábito de “beliscar” no Brasil, Ambientes alimentares dos consumidores mudam ao longo de um período de 5 anos e Exposição e Impacto da publicidade de alimentos na TV durante a pandemia de covid-19 no Brasil: uma análise de conteúdo a 2017.

Por jornal.usp

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