
Ferramenta voltada aos gestores apresenta dados sobre desempenho de estudantes e sobre as condições dos alunos em relação às políticas de apoio à permanência e à formação estudantil
Por Adriana Cruz

A USP está lançando um novo painel de dados com indicadores sobre o desempenho dos estudantes nos mais de 180 cursos de graduação da Universidade.
O Dashboard de Desempenho Acadêmico é uma ferramenta interativa que apresenta dados sobre desempenho dos estudantes, agrupados conforme o processo seletivo de ingresso – Fuvest, Enem USP e Provão Paulista; a modalidade de ingresso (ampla concorrência ou políticas afirmativas); e as condições dos alunos em relação às políticas de apoio à permanência e à formação estudantil.
A criação do dashboard é fruto da colaboração entre a Pró-Reitoria de Graduação (PRG), a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP), o Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) e a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).
“Trata-se de um novo instrumento de gestão, com foco na graduação, que permitirá registro, acompanhamento e planejamento, com segurança, qualidade e agilidade. Centrado na trajetória dos estudantes da graduação, o sistema visa aprimorar o acompanhamento escolar do corpo discente pelas instâncias responsáveis: comissões coordenadoras de cursos, comissões de graduação, Diretorias das Unidades de Ensino e Pesquisa e Reitoria”, afirma a o pró-reitor de Graduação, Aluísio Segurado.
“A análise desses indicadores permitirá aos gestores o acompanhamento mais refinado do percurso formativo dos estudantes, subsidiando, se necessário, intervenções qualificadas”, considera Segurado.
Para a pró-reitora de Inclusão e Pertencimento, Ana Lucia Duarte Lanna, “a possibilidade de acompanharmos o desempenho acadêmico dos estudantes de graduação ao longo de suas trajetórias nos cursos, sejam ou não beneficiários das nossas políticas de permanência estudantil, é fundamental para melhorar a compreensão sobre os rumos da Universidade”.
Segundo ela, “em relação aos alunos que recebem diferentes auxílios de permanência estudantil, é fundamental poder ter indicadores sobre sua formação, sobre seu desempenho acadêmico e seu tempo de conclusão do curso em comparação aos colegas. Temos condições, por exemplo, de observar o impacto da nossa política na diminuição da evasão dos estudantes que recebem auxílio, além de percebermos que esses alunos estão se formando com excelência nos variados cursos”.
“Pela primeira vez, a USP está utilizando ferramentas mais interativas e visuais para que todos aqueles envolvidos com a graduação – pró-reitores, diretores, coordenadores de cursos – possam escolher o que eles querem ver. Essa ferramenta possibilita a esse público, que tem que tomar alguma decisão em níveis diferentes, selecionar os dados que quer ver. O dashboard é elaborado com os dados dos nossos sistemas corporativos e os gestores conseguem ver a informação de uma forma mais visual, escolher o tipo de filtro e o nível de desagregação ou a granularidade das informações”, explica a coordenadora do Egida, Fátima Nunes.
O superintendente de Tecnologia da Informação da Universidade, João Eduardo Ferreira, destaca que “o dashboard é mais uma evidência do avanço da STI no trato da engenharia de dados. Essa engenharia pode ser organizada em quatro partes: captura, controle, armazenamento e disponibilização do dado para análise. A definição e o acompanhamento do indicador são de responsabilidade da área-fim. A STI desenvolve a plataforma para viabilizar a utilização de indicadores e este painel de indicadores é mais um componente de uma plataforma que a STI está desenvolvendo para várias áreas da Universidade”.