
Por meio da sua protagonista, a professora aposentada Cícera, o espectador tem contato com o dia-a-dia do acampamento do MST Marielle Vive!
Por Sandra Lima
Na quarta, 23 de abril, às 16 horas, o Centro MariAntonia da USP promove a exibição do filme Olhar de Cícera, de Melina Soulz, seguida de debate com a presença da diretora e dos convidados Elen Marques (montadora) e Otavio Pulo (diretor de fotografia e cinegrafista). O evento é gratuito, aberto a todos, e sem necessidade de vínculo com a Universidade.
Sinopse
Longa-metragem em formato de documentário que aborda o cotidiano do acampamento do MST Marielle Vive! em Valinhos, em São Paulo, por meio da personagem principal, Cícera Alves Bezerra, professora aposentada que um dia resolveu sair de casa e do conforto do seu lar para criar uma nova história e ressignificar sua existência.
Através de seu olhar, o filme apresenta a vida de pessoas que escolheram viver neste acampamento, mostrando o respeito que eles têm pela terra e pelo meio ambiente, a forma colaborativa e
organizada de se viver, a preocupação por uma alimentação saudável, revelando ser possível estabelecer uma forma de vida com verdadeira transformação social.
Quem são
Melina Soulz é atriz, produtora e diretora. Sócia-fundadora da Culturalistas Produções, é diretora e produtora-executiva do longa-metragem Olhar de Cícera. Como produtora-executiva e diretora de produção, já realizou dezenas de videoclipes de artistas renomados como Leo Santava, Pedro Sampaio, Vitão, Latino, Zé Felipe, Virginia e outros. Foi produtora-executiva e diretora de produção do piloto da série Sem Plano B. Fez a produção-executiva do canal do YouTube Projeto Ator com mais de 130 mil inscritos. Como atriz esteve no longa-metragem Esposa de Aluguel na Netflix, na série Pico da Neblina na HBO, em campanhas de publicidade na Casas Bahia, Outback, Sucrilhos e Samsung.
Elen Marques é montadora, graduada em Rádio e TV pela Faculdade Cásper Líbero, trabalha com edição de vídeo há 17 anos e atua em emissoras de televisão, produtoras e canais de YouTube. Dentre seus principais trabalhos estão os documentários Olhar de Cícera de Melina Soulz, Uma História da Mídia, de Toni Venturi, o curta-metragem Chores Por Mim Argentina, de Sylvia Colombo, os realities shows Jogo de Cena e Corrida das Blogueiras e nove episódios da série documental Cena Inquieta, de Toni Venturi.
Otavio Pulo é diretor de fotografia e cinegrafista, formado em Cinema pela Faap e trabalha com audiovisual desde 2006. Por seu trabalho no curta-metragem Lunatique venceu o prêmio de melhor direção de fotografia no prêmio ABC de 2017. Fé para o Impossível é seu trabalho de ficção mais recente lançado nos cinemas em 2025 e Hotel Amor, produção luso-brasileira, estreará em junho de 2025. Olhar de Cícera é seu terceiro longa-metragem documental.
Serviço
Exibição e debate do filme Olhar de Cícera de Melina Soulz + debate com a diretora, Elen Marques (montadora) e Otavio Pulo (diretor de fotografia e cinegrafista)
Onde | Centro MariAntonia – Edifício Rui Barbosa – Sala Carlos Reichenbach
Rua Maria Antônia, 294 – Vila Buarque – São Paulo, SP (próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do metrô)
Quando| quarta, 23 de abril, às 16h
Quanto | Grátis
Lotação da sala | 64 lugares
Informações | (11) 2648-5202