
Com a criação do Escritório de Integridade e Proteção da Pesquisa, a USP tem assumido um papel de liderança na abordagem do tema entre as universidades latino-americanas. É cofundadora do Consórcio Sul-Americano de Segurança da Pesquisa, criado em 2023 com o objetivo de debater as regras de governança mais apropriadas para a América Latina.
O consórcio é composto de sete universidades: a USP, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Universidad de Buenos Aires, a Universidad de Belgrano, a Universidad Nacional de Rosario, a Universidad de Chile, a Universidad Adolfo Ibáñez, a Pontificia Universidad Catolica del Peru, a Universidad Peruana Cayetano Heredia e a Universidad de Lima.
Nos dias 5 e 6 de maio, a USP sediará o primeiro encontro do Consórcio Sul-Americano de Segurança da Pesquisa. Com a participação de representantes de várias universidades da América do Sul, o evento abordará temas como due diligence para segurança de pesquisa, transferência de tecnologia, inteligência artificial, precauções na assinatura de documentos legais e segurança em sistemas críticos.
O evento é gratuito e aberto a docentes, pós-doutorandos, pesquisadores, administradores de instituições científico-tecnológicas e profissionais de compliance. As inscrições podem ser feitas pela internet até o dia 29 de abril.