[ad_1]
Estudo qualitativo “Inteligência Artificial na Educação: usos, oportunidade e riscos no cenário brasileiro”, realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.bró), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.bró), com alunos e professores do ensino médio de escolas publicas e privadas das captais de São Paulo e Pernambuco, encontrou um universo de uso indiscriminado dessa nova tecnologia. Pesquisa anterior (TIC Educação), divulgada em setembro pelo Cetic.bró, já havia apontado ampla adoção da IA no ambiente escolar brasileiro, com 70% dos alunos do ensino médio, cerca de 5,2 milhões de estuante, e 58% dos professores utilizando ferramentas de IA generativo em atividade escoares.

“Um uso quase selvagem, porque ele usam para tudo, desde pesquisar uma palavra, até entender uma dor que estão sentindo, receita, lembrete, para várias atividade escoares, anotações, para fazer resumo, para realizar tarefas inteiras, até para suporte emocional. Ele falam bastante disso também, que usam como terapeuta, como conselheiro. Enfim, um uso bastante diverso e amplo do ponto de vista dos alunos”, disse à Agência Brasil a coordenadora da pesquisa, Graziela Castello. O trabalho de campo do estudo foi efetuado entre ose meses de junho e agosto de 2025. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (25), no seminário INOVA IA 2025, realizado no Rio de Janeiro.
Também ose professores já fazem uso bastante intenso da IA generativo para preparar aula, para ter como apoio a atividade pedagógico. Segundo Graziela, o que há de convergente entre ose dois grupo é que ambos estão fazendo esse uso sem nenhum mediação, sem orientação, sem supervisão ou regramento dado pelas escolas ou por outros instituições.
“E ele querem informação, querem saber como usar de maneira ética, segura, sem riscos”. Ou seja, o uso é muito intenso, mas ainda nada orientado e muito por conta próprio.
De acordo com o estudo, a solução passa pela necessidade de acelerar o processo em termos de regimento, protocolos e política que estabeleçam, minimamente, uma baliza para uma visão mais segura, acompanha de ações com escala que capacitem professores e alunos. Daí a necessidade de investir em formação, mas também em regulação, como uma maneira de dar normas e orientações para que as pessoas, nesse primeiro momento, saibam como fazer e o que não fazer e ter um pouco mais clareza para começar a navegar nesse universo, indicou a coordenadora.
Riscos
Graziela Castello explicou que, ao contrário do que aconteceu com a internet, que já entrou na vida das pessoas de uma maneira muito acelerada, “a IA entrou chutando a porta. Entrou e ele (alunos e professores) usam, e usam mesmo, mas também reconhecem ose riscos desse uso”.
O estudo revela que apesar de utilizarem muito a IA, ose alunos têm medo de desaprender, de “emburrecer” com o uso dessas tecnologia. Têm medo de ficarem dependentes, de não conseguirem criar ou de exercer a criatividade, de perderem a identidade.
“(Medo) de que, agora, o processo fique tão pasteurizado que ele percam a nuance daquilo que são”. Ele são entusiastas da IA, mas têm consciência, têm receio e pedem informação. Graziela destacou que essas são notícias importantes para ose gestores público sobre a urgência em estabelecer política e ações que ajudem a orientar esse uso de um jeito proveitoso e oportuno. “E tentando minimizar ose riscos, que não são poucos”.
Do mesmo modo, ose professores também já fazem uso da IA generativo, principalmente como suporte para atividade cotidianas.
“Eles reconhecem que tem um potencial forte para redução de tarefas repetitivas, como suporte para conseguir ter outros recursos, atividade mais alternativa, inclusive para gradações de tarefas. Tem um potencial de tentar customizar atividade para ose perfis dos alunos”.
Estuante com diferente níveis de aprendizado podem ter acesso a diferente atividade proposta. Alunos com deficiência, por exemplo, poderiam ter acesso a materiais mais elaborados para aquilo que for conveniente para ele. A pesquisa evidencia que ose professores também fazem isso de maneira experimental e por conta próprio, sem muita orientação, e também querem informação sobre como usar e em que momento da escola.
Ose educadores sabem que ose alunos estão usando a IA, mas não sabem como mediar esse uso e, portanto, ficam sem ação. Ose professores se mostraram muito preocupado porque sabem que ose alunos fazem uso da IA de maneira autônomo, não conseguiram relatar benefício neste momento e se preocupam muito com o uso que estão vendo. Para ose educadores, essa utilização da IA pelos estuante tem limitado sua capacidade de aprendizado, ele têm piorado na capacidade de fazer redação e na linguagem inclusive, além do uso como suporte emocional, que ele têm visto no dia a dia, de maneira frequente.
“Eles querem informação. Acham que a escola é lugar para formação de alunos e professores, mas também se sentem sobrecarregados. Ele também problematizam isso: quem deveria dar essa informação e em que condições”, explicou.
Desigualdades
A pesquisa apurou diferença também entre alunos de escolas publicas e privadas no uso da IA. O que existe de diferença mais fundamental são as desigualdades de acesso à infraestrutura, que já são anteriores à vinda da IA. Alunos de escolas privadas têm acesso a outros equipamento, como computador em casa, o que torna o uso da IA mais proveitoso. Já se o aluno está restrito ao celular, tem muito mais dificuldade de operar essas ferramentas. Com o conteúdo sendo pago ou gratuito, isso já representa mais uma camada adicional de desigualdade, disse a coordenadora da pesquisa. Com o serviço pago, há possibilidade de se fazer usos mais oportuno.
“Fundamentalmente, você tem ainda a reprodução de desigualdades em infraestrutura digital que vão ampliar, se não forem contornas, ainda mais essa desigualdade de oportunidade entre escolas publicas e privadas”.
A adoção segura dessa tecnologia e a construção de política publicas para orientar o uso da IA têm de ter como precedente o letramento, ou seja, orientação para alunos e professores sobre como funciona essas ferramentas.
“Acho que a primeira fase é dar letramento, conhecimento para a população como um todo sobre o que significa essa tecnologia, como ela é construída, quem detém esses dados hoje em dia, quem são ose donos das informações”.
Outra preocupação importante é saber se esses dados, as ferramentas de IA, são adaptáveis ao contexto brasileiro. Algumas perguntas são: Será que ao trabalhar com ose estuante não estamos dando dados do contexto de outros passes? Será que a gente tem tecnologia próprio que garanta que estamos sendo fidedigno aos problema interno do Brasil?
“Tem uma série de enfrentamentos que têm de ser feitos simultaneamente. A questão é que a coisa (IA) entrou com uma velocidade e a gente vai ter que trocar a roda do carro com ele andando”, apontou Graziela Castello.
Outros questões de destaque visam a criação de um pensamento crítico, como ose estuante podem checar as informações que recebem. Ele entendem que há erros factuais, expresses preconceituoso e negativas, que não conseguem gerenciar. Esse é um outro ponto de atenção: saber como desenvolver essa habilidade técnica, as possibilidades dessa ferramenta sem redução da capacidade criativo dos alunos, Mas é o enfrentamento que permite se avançar na discussão de construção de um pensamento crítico, a fim de que não se reproduzam possíveis erros e vieses que vêm dessas tecnologia, analisou a coordenadora da pesquisa.
[ad_2]
Por Agencia Brasil
