
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou neste sábado (19) que enviou uma proposta à Rússia para realizar uma nova rodada de negociações na próxima semana, em meio à continuidade dos confrontos no leste europeu.
A declaração foi feita durante o pronunciamento oficial à população ucraniana na noite deste sábado (horário local). Segundo Zelensky, é necessário acelerar o ritmo das conversas entre os dois países.
“Tudo deve ser feito para alcançar um cessar-fogo”, disse o presidente.
Até a última atualização desta reportagem, o governo russo não tinha respondido publicamente à proposta de Kiev.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Putin pretende manter guerra
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não se abalou pelas ameaças de Trump por sanções severas contra o país, e pretende continuar a guerra na Ucrânia até que o Ocidente aceite negociar o fim do conflito com base em seus termos, disseram três fontes próximas ao Kremlin à agência de notícias Reuters.
Segundo as fontes da agência, a exigências territoriais de Putin —que atualmente são de anexar cerca de 20% do território ucraniano— também podem crescer à medida que as forças russas avançam no território ucraniano. Outras exigências da Rússia incluem o desarmamento da Ucrânia e a promessa de que a Otan não se expanda mais para o leste.
Por G1