
Jeanine Pirro, que integrava um dos programas mais conhecidos da grade da Fox News, assumirá o cargo de forma interina. Para permanecer de maneira definitiva, sua indicação ainda precisará ser aprovada pelo Senado. Jeanine Pirro em um evento da Fox News, em 2023
AP
O presidente dos EUA Donald Trump anunciou nesta quinta-feira (8) que nomeará a apresentadora da Fox News e ex-promotora de Nova York Jeanine Pirro para atuar como procuradora interina dos EUA em Washington, D.C.
“Tenho o prazer de anunciar que a juíza Jeanine Pirro será nomeada procuradora interina dos Estados Unidos para o Distrito de Columbia. Jeanine foi promotora adjunta do condado de Westchester, em Nova York, e depois atuou como juíza do condado e promotora distrital, sendo a primeira mulher a ser eleita para esses cargos”, disse o presidente americano na sua rede, Truth Social.
O nome de Pirro surge após Trump desistir de Ed Martin, que detém provisoriamente o cargo, mas viu sua candidatura perder força ante senadores republicanos, em razão do apoio que demonstrou aos manifestantes que participaram da invasão do Capitólio, em 6 de janeiro de 2021.
Jeanine Pirro, que entrou para a Fox News em 2006, é uma das apresentadoras do programa “The Five” da emissora, exibido nas noites da semana. Desde a primeira eleição de Trump, em 2016, Jeanine Pirro tem se destacado como uma apoiadora das políticas do presidente republicano.
Ela foi eleita juíza no Tribunal do Condado de Westchester, em Nova York, em 1990, antes de cumprir três mandatos como promotora eleita do mesmo condado.
Trump escolheu Pirro para liderar, ao menos temporariamente, o maior escritório de procuradoria dos EUA, após retirar, mais cedo nesta quinta-feira, a nomeação do ativista conservador Ed Martin Jr. para o cargo.
Trump: Ter um papa dos EUA é uma grande honra
Apesar da declaração de apoio, o presidente americano não disse se levará em frente a nomeação para a confirmação do Senado, etapa necessária para que a apresentadora assuma, de fato, o cargo de procuradora.
Pirro é a mais recente de uma série de nomeações feitas por Trump oriundas da Fox News — uma lista que inclui o secretário de Defesa Pete Hegseth, que foi coapresentador do programa ‘Fox & Friends Weekend’.”
G1