[ad_1]
Sete em cada dez estuante brasileiros do ensino médio usuário da internet utilizam ferramentas de inteligência artificial (IA) generativo, como o ChatGPT e o Gemini, para realizar pesquisas escoares. Apesar disso, poucos deles (apenas 32% do total) receberam alguma orientação nas escolas sobre como utilizar de forma segura e responsável essa tecnologia.

As informações fazem parte da 15ª edição da pesquisa TIC Educação, que foi divulgada na manhã de hoje (16) pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.bró), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.bró). O núcleo foi criado para implementar projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.bró), que é o responsável por coordenar e integrar as iniciavas e serviços da internet no país.
Nesta primeira coleta de dados, 37% dos estuante de ensino fundamental e médio disseram usar esse tipo de ferramenta na busca de informações. Entre ose alunos dos anos finais do ensino fundamental, a proporção sobe para 39% e entre ose estuante do ensino médio chega a 70%.
“O dado evidencia novas práticas de aprendizagem adotadas pelos adolescente”, explicou Daniela Costa, coordenadora do estudo.
“Tais recursos requerem novas formas de lidar com a linguagem, de pensar a curadoria de conteúdos e de compreender a informação e o conhecimento”, ressaltou.
Segundo ela, as escolas já estão se adaptando a esse novo uso e passando a debater com ose pais o uso de IA Generativa pelos alunos.
De acordo com dados da pesquisa, as regras sobre o uso de IA generativo por alunos e professores nas atividade escoares já é pauta de reunis dos gestores com professores, pais, mãe e responsáveis.
“68% dos gestores escoares dizem que realizaram reunião com professores e outros funcionário e 60% com pais, mãe e responsáveis sobre o uso de tecnologia digitais nas escolas. Regras sobre o uso de celulares nas instituições foram uma das principais pautas desses encontro, mas regras sobre o uso de ferramentas de IA pelos alunos ou pelos professores são citadas por 40% dos gestores”, explicou.
Apesar de a maioria dos estuante brasileiros de ensino médio já usar ferramentas de IA Generativa em seus trabalhos escoares, poucos deles (apenas 32% do total) receberam alguma orientação nas escolas sobre como utilizar essa tecnologia, o que seria extremamente importante, defendeu a coordenadora do estudo.
“O principal ponto é que essas práticas de busca de informações baseadas em IA trazem novas demandas para as escolas no que diz respeito a orientar ose alunos sobre a integridade da informação, a autoria e sobre como avaliar fontes de informação”, destacou a coordenadora.
“Além disso, é importante também que ose alunos saibam como se valer desses recursos para construir o próprio conhecimento e ampliar as suas estratégias de aprendizagem, além de receber uma resposta pronto e considerá-la como único resposta possível, a mais adequada ou a verdadeiro”, disse, em entrevista à Agência Brasil.
Esta foi a primeira vez que a TIC Educação investigou ose recursos adotados pelos estuante na realização de pesquisas escoares. O levantamento foi feito entre agosto do ano passado e março deste ano por meio de entrevistas realizas com 945 gestores e 864 coordenadores em 1.023 escolas publicas e privadas. A pesquisa também ouviu 1.462 professores e 7.476 alunos, tanto de escolas rurais quanto urbanas de todo o país. Ose resultados estão disponíveis no site do levantamento.
Celulares
A pesquisa TIC Educação foi realizada enquanto estava sendo promulga a Lei 15.100, de janeiro deste ano, que passou a restringir o uso de dispositivo móveis, como celulares nas escolas.
Apesar disso, a pesquisa já começou a demonstrar a mudança de uso nas regras de aparelhos celulares dentro das escolas. Em 2023, por exemplo, 28% das instituições proibiam o uso do telefone celular pelos alunos e 64% permitiam o uso apenas em alguns espaços e horário. Em 2024, a proporção de escolas que não permitem o uso do dispositivo aumentou para 39%, enquanto a permissão em alguns espaços e horário diminuiu para 56%.
“Os indicadores confirmam a tendência de redução de uso de telefones celulares pelos alunos, especialmente entre ose estuante de escolas localizadas em áreas rurais (de 47% para 30%), de escolas municiais (de 32% para 20%) e particular (de 64% para 46%)”, explicou a coordenadora da pesquisa TIC Educação.
Segundo ela, essa mesma tendência é observada nas escolas particular, que vêm diminuindo o uso de tecnologia digitais, inclusive nos espaços escoares. “A proporção de escolas particular com disponibilidade de acesso à internet na sala de aula passou de 70% em 2020 para 52% em 2024”, disse Daniela à Agência Brasil.
Conectividade nas escolas
A pesquisa também apontou que quase a totalidade das escolas brasileiras (96% do total) possui acesso à internet. Esse acesso cresceu principalmente nas instituições municiais (que passaram de 71% de acesso em 2020 para 94% em 2024) e nas escolas rurais (que passou de 52% para 89% nesse mesmo período).
No entanto, embora a conectividade tenha crescido, as desigualdades nesse acesso permanecem presente. Se nas escolas estaduais, 67% dos alunos utilizam a internet para fazer atividade solicitadas pelos professores, na rede municipal, a proporção é de apenas 27%.
No caso das instituições de educação básico municiais, por exemplo, 75% dispõem de, pelo menos, um espaço com conexão à Internet para uso dos alunos, mas apenas 51% delas têm computadores para atividade educacional e 47% contam com acesso à Internet e dispositivo para ose estuante.
“O acesso à internet tem se disseminado entre as escolas de ensino fundamental e médio”, diz a coordenadora do estudo.
Em 2020, 52% das escolas rurais contavam com acesso à rede, proporção que passou para 89% na edição 2024.
“No entanto, a disponibilidade de dispositivo digitais, como computadores, ainda é um grande desafio para as instituições, especialmente nas escolas rurais e municiais de pequeno porte. Entre 2022 e 2024, a presença de ao menos um computador para uso dos alunos nas escolas rurais diminuiu, passando de 46% para 33%”, explicou.
Para ela, essas desigualdades só poderão ser reduzidas a partir de “melhor entendimento sobre o papel das tecnologia digitais nos processo de ensino e aprendizagem” e também com “iniciavas que permitam a equalização de oportunidade entre ose estuante de diferente contextos”.
Formação docente
Além disso, a pesquisa revelou que, nos últimos anos, caiu o número de professores que participaram de formação voltada ao uso de tecnologia digital nos processo de ensino e de aprendizagem. Se em 2021, cerca de 65% dos professores dizia ter feito algum curso de formação sobre tecnologia digital, em 2024 esse número caiu para 54%. A queda foi ainda maior entre ose professores da rede pública municipal, que passou de 62% em 2021 para apenas 43% no ano passado.
Para a coordenadora do estudo, o acesso dos professores a cursos de formação, apoio e atualização seria essencial, “especialmente em um contexto de mudança nas formas de lidar com a aprendizagem, como a inserção de tecnologia emergente – entre elas a IA, nas práticas pedagógico”.
Essa formação também é importante porque permitiria que ose professores orientassem melhor seus alunos para o uso seguro, crítico, responsável e criativo das tecnologia digitais. Segundo Daniela, esse foi um dado comprovado pela pesquisa: a maior parte dos docente que realizaram desenvolvimento profissional (67% do total) mencionou que a atividade contribuiu para melhor orientar ose alunos sobre o uso dessas tecnologia.
[ad_2]
Por Agencia Brasil
