
Por Sandra Vasconcelos
Nesta quinta-feira (15), os cinemas brasileiros recebem uma seleção de doze filmes inéditos, que englobam dramas, documentários e terror. Mas o destaque da semana fica para “Manas”, primeira ficção da documentarista Mariana Brennand.
Premiado mais de vinte vezes, o longa-metragem aborda a exploração sexual sofrida por mulheres moradoras da Ilha de Marajó, no Pará. A grave situação é retratada sob o olhar de Marcielle, uma menina de 13 anos que entende não ter muitas opções para o futuro — e se revolta contra o sistema.
Outros títulos da lista incluem “Do Sul, a Vingança”, sobre a crescente dominância do tráfico de drogas na fronteira do Brasil com o Paraguai; e “Premonição 6: Laços de Sangue”, o retorno da consolidada franquia de terror — desta vez com a história de Stefanie, uma jovem universitária que corre contra o tempo para salvar a vida de sua família.
Confira estes e outros lançamentos que chegam hoje aos cinemas!
Manas
Direção: Marianna Brennand
Marcielle é uma garota de 13 anos que mora na Ilha de Marajó, no Pará. Com o passar do tempo, ela percebe que seu futuro está comprometido pela falta de oportunidades. Indignada e movida pela idealização da irmã que partiu, por ter “arrumado um homem bom”, Marcielle confronta a engrenagem violenta instalada na comunidade ribeirinha.
Do sul, a vingança
Direção: Fabio Flecha
Na tentativa de escrever seu novo livro de true crime, um escritor acaba mergulhando no universo do crime organizado após conversar com “Jacaré” – personalidade conhecidíssima na região fronteiriça do Brasil com o Paraguai.
O bem virá
Direção: Uilma Queiroz
Premiado na 11ª Mostra Ecofalante de Cinema, o documentário acompanha treze mulheres sertanejas que, em 1983, lutaram por sobrevivência em meio a uma seca no sertão do Pajeú, em Pernambuco.
Premonição 6: Laços de sangue
Direção: Zach Lipovsky e Adam B. Stein
Após quatorze anos, a franquia retorna contando a história da universitária Stefanie. Ela volta para a sua casa para rastrear a única pessoa que pode, possivelmente, quebrar o ciclo fatal e salvar a família dela da morte.
Animale
Direção: Emma Benestan
O terror francês é ambientado na região de Camarga, no sul da França, local famoso pela tradicional corrida de touros. Na trama, a personagem Nejma participa de uma competição dominada por homens, até que o evento é interrompido por um touro à solta, que aterroriza a comunidade e mata vários rapazes.
Em rumo a uma terra desconhecida
Direção: Mahdi Fleifel
Chatila e Reda, primos palestinos refugiados em Atenas, sonham com uma vida melhor. Determinados a juntar dinheiro e fugir para a Alemanha, eles recorrem a todos os meios possíveis e acabam desrespeitando os próprios limites.
A entrega
Direção: Fábio Faria
Vitor perdeu toda a sua família em um acidente de trânsito e, três depois, permanece abatido pelo luto e é injustamente preso. Já Fabinho, um garoto que tem uma doença pulmonar, sofre com as brigas entre seus pais dentro de casa. De uma forma inesperada, eles se cruzam e mudam a vida um do outro.
Hurry up tomorrow: Além dos holofotes
Direção: Trey Edward Shults
Co-produzido e estrelado pelo cantor canadense Abel Tesfaye (The Weeknd), o longa retrata o encontro de um músico em ascensão com uma estranha obcecada por seu trabalho (Jenna Ortega). A partir daí, se inicia uma jornada que desafia tudo o que ele sabe sobre si mesmo, chegando à beira de um colapso mental.
Detetive Chinatown: O mistério de 1900
Direção: Chen Sicheng e Dai Mo
Em 1900, no bairro de Chinatown, São Francisco, a filha de um congressista que odeia imigrantes asiáticos é assassinada e o principal suspeito é o filho de Bai Xuanling, homem de grande influência no bairro. O crime joga a população da cidade contra os chineses, exigindo o fechamento do distrito.
Um outro Francisco
Direção: Margarita Hernandez
Neste documentário brasileiro, dois fotógrafos italianos viajam para Canindé, no sertão do Ceará, onde é celebrada a segunda maior festa franciscana do mundo. Enquanto eles registram o evento, os moradores questionam suas escolhas artísticas, sugerindo que a fotografia também pode ser usada para formar uma narrativa social.
As quatro estações da juventude
Direção: Essi Rafael
Por mais de dez anos, o diretor Essi Rafael e o produtor Lucas Pelegrino acompanharam a vida dos estudantes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), uma das mais importantes do Brasil. Indo desde o vestibular até as dificuldades de permanência no curso, eles registram as esperanças e medos de jovens que vivem dentro de uma crise educacional sem precedentes.
Caiam as rosas brancas!
Direção: Albertina Carri
O drama erótico argentino é sobre Violeta, uma jovem diretora de cinema de um pornô amador lésbico que é convidada para dirigir uma versão popular do gênero. No entanto, as ideias cinematográficas e sexuais dela a impedem de concluir as filmagens, e ela acaba fugindo com a equipe para São Paulo.
Verifique a disponibilidade dos filmes nas salas de cinema da sua cidade.