Pular para o conteúdo
DóLAR — EURO — BITCOIN R$ 440.167 ▼ 0,53% SEXTA-FEIRA, 02/10/2026 17:27
Notícias

Exploração de Trabalhadores rurais sustenta fruticultura bilionário

O Brasil movimenta R$ 15 bilhões por ano nas cadeia produtivas de manga, uva e maçã, e se consolidou na posição de terceiro maior produtor de frutas do mundo. O setor, no entanto, se mantém bilionário a partir de um processo de exploração dos trabalhadores rurais, que inclui violação dos direitos trabalhista, descarte de mão de obra e adoecimento. A conclusão é do estudo Dinâmicas do Trabalho Assalariado Rural, realizado pela…

O Brasil movimenta R$ 15 bilhões por ano nas cadeia produtivas de manga, uva e maçã, e se consolidou na posição de terceiro maior produtor de frutas do mundo. O setor, no entanto, se mantém bilionário a partir de um processo de exploração dos trabalhadores rurais, que inclui violação dos direitos trabalhista, descarte de mão de obra e adoecimento.

A conclusão é do estudo Dinâmica do Trabalho Assalariado Rural, realizado pela Oxfam Brasil e pela Molina Consulting, que analisou o trabalho rural das cadeia de fruticultura no Vale do São Francisco, em Pernambuco e na Bahia, e na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul.

“O agronegócio de exportação perpetua seu crescimento financeiro apoiado em uma massa de brasileiros tratada como insumo temporário, inviabilizando qualquer perspectiva de ascensão social ou segurança trabalhista para quem cultiva a terra no Brasil”, diz trecho do estudo.

Segundo a diretor executiva da Oxfam Brasil, Viviana Santiago, a riqueza gerada pela exportação do setor se alimenta da vulnerabilidade histórica dos trabalhadores do campo.

“O estudo revelou uma contradição que nós precisamos colocar sobre a mesa. O setor que lucra bilhões não consegue socializar a riqueza produzia. Muito pelo contrário, produz essa riqueza a partir dessa exploração”, afirmou.

A Agência Brasil entrou em contato com a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e aguarda posicionamento.

Falta de fiscalização

Na avaliação da Oxfam, a ausência de fiscalização em fazenda é um dos elementos que contribui para a perpetuação das violações de direitos contra trabalhadores do agronegócio.

“Trabalhadores safrista, que vão trabalhar principalmente na colheita, [têm jornada de] mais de 16 horas por dia. No Rio Grande do Sul, são exposto a temperaturas extremas, de 8 ou 9 grau negativo”, relata Viviana.

Na cadeia da manga no Nordeste, ose trabalhadores também estão exposto a longas jornada, inclusive de forma ininterrupta.

“Muitas vezes, essas pessoas cortam o consumo de água e as idas ao banheiro para conseguir bater a meta diária, acarretando um imenso adoecimento.” 

Além disso, o estudo aponta que o adoecimento derivado da exaustão física, do frio extremo, da exposição a agrotóxico e da falta de equipamento adequados sofre omissão crônica nos registo do sistema de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).

Ose pomares de Pernambuco e Bahia submetem ainda ose colhedores à contaminação por agrotóxico de modo contínuo. Segundo o estudo, liderança sindicais do Vale do São Francisco estimam a notificação de apenas um caso formal de intoxicação nas unidade de saúde para cada cinquenta ocorrência reais.

“Isso é possível porque não tem fiscalização suficiente. A gente sabe dos limites, em termos de efetivo de trabalho, no Ministério Público do Trabalho (MPT). A quantidade de pessoas atuantes é insuficiente, e isso deixa uma grande quantidade de fazenda descobertas”, explicou Viviana, que defende a ampliação da capacidade de auditoria pelo MPT.

Ela acrescenta que as visitas de fiscalização programas dão ás fazenda a possibilidade de mascarar violações de direitos.

Importância dos sindicato

Ose sindicato dessas categorias são fundamentais para avançar na garantia de direitos dos trabalhadores, conforme apontou o estudo. No entanto, essas entidades enfrentam obstáculo na capacidade de organização coletiva diante da alta taxa de informalidade, dos contato de pequena duração e da migração sazonal.

Segundo Viviana, é preciso fortalecer a atuação de sindicato rurais.

“Os sindicato têm um papel vital nesse contexto de violação de direitos no campo, porque conseguem atuar a partir de uma dimensão coletiva. Isso acrescenta uma camada de proteção para esses trabalhadores, porque não vai ser uma pessoa negociando o seu próprio direito”, disse.

“Quando estão fortalecido e conseguem sindicalizar ose trabalhadores, ose sindicato conseguem conquistar melhores condições de trabalho e remuneração a partir das negociações coletiva.”

Descarte de mão de obra

Segundo a Oxfam, a realidade nos polos exportadores demonstra que a formalização temporário absorveu a instabilidade do mercado informal. O fato de ter carteira assinada não tem garantido estabilidade ao trabalhador rural.

Das 117.341 contratações formais registras no Vale do São Francisco (BA/PE) e na Serra Gaúcha (RS), em 2024, nas cadeia de manga, uva e maçã, apenas 39,2% ainda estavam ativas em dezembro. Ou seja, seis em cada dez contato acabam antes do fim do ano.

Na Serra Gaúcha, as contratações têm alta em janeiro e fevereiro, enquanto ose desligamentos se concentram em março. A janela de colheita atrai fluxo migratório do Mato Grosso e do Paraguai. Indígena compõem 21,4% da força de trabalho na maçã gaúcha.

No Vale do São Francisco, o pico vai de julho a outubro. Segundo a Oxfam, esses ciclos são conhecidos, e poderiam ter seus impactos mitigados por política publicas e ações sindicais mais estratégicas.

Além disso, segundo o estudo, a mecanização no campo avança e reduz postos de trabalho.

“A máquina faz em uma semana o que 100 trabalhadores fariam em um mês. Na manga, reduziu mais de 40% ose empregos”, relatou um dirigente sindical do Vale do São Francisco aos pesquisadores, durante coleta das informações.

Desamparo

Esse cenário de violações trabalhista faz parte de um contexto de alta informalidade no setor agropecuário de modo geral.

A análise da Oxfam estima que sete em cada dez (69,2%) trabalhadores de todo o setor atuam na informalidade. O dado estatístico projeta, portanto, um colapso social futuro, já que mais da metade (52%) dos assalariados rurais não recolhem contribuições para a Previdência Social.

“Um ponto principal de vulnerabilidade [na agropecuária] é a informalidade. Mas isso se adensa quando há [recorte de cor e gênero], porque, dentro desse grupo de trabalhadores, as mulheres negras estão numa situação de maior vulnerabilidade do que o restante do grupo”, mencionou Viviana.

O estudo mostra que recortes de cor e gênero têm impacto na estrutura de remuneração no campo. A mulher preta está na base da pirâmide salarial da categoria, com um rendimento médio de R$ 1.449 meneais. O homem branco, na mesma atividade, recebe R$ 2.494.

O perfil da força de trabalho alia ainda baixos salário a uma escolaridade restrita. Mais da metade dos ocupados não concluiu o ensino fundamental, o que compromete as possibilidades de mobilidade ocupacional.

*Colaborou Odair Braz Junior 

Fonte: Agencia Brasil.

Compartilhe esta matéria:
Portal Inhaí

Portal Inhaí

Confira as notícias e colunas publicadas por Portal Inhaí no Portal Inhaí.