
A vereadora Thabatta Pimenta (PSOL), primeira mulher trans eleita para a Câmara Municipal de Natal, foi agredida na última quinta-feira (25) durante a tradicional Feirinha de Sant’Ana, em Caicó, no interior do Rio Grande do Norte. O episódio aconteceu em meio à celebração cultural e religiosa, que atrai milhares de pessoas à cidade todos os anos.
Enquanto cumprimentava populares e participava da festa, Thabatta foi atingida no rosto por um copo descartável arremessado por uma mulher, em um ato registrado em vídeo e amplamente divulgado nas redes sociais da parlamentar.

Segundo relatos, o ataque partiu da esposa de um homem que havia acabado de posar para uma foto com a vereadora. A mulher, ao ver a imagem, teria se exaltado ao supor que Thabatta era filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), e, em um gesto impulsivo, arremessou o objeto contra a parlamentar. Ao ser corrigida por populares — já que Thabatta é do PSOL — e alertada de que o copo de fato havia atingido a vereadora, a mulher pediu desculpas.
O episódio reacende o alerta para os constantes episódios de violência enfrentados por mulheres trans e parlamentares LGBTQIAPN+ no exercício de suas funções e em aparições públicas. Só em 2025, Thabatta já foi alvo de transfobia durante sessão da Câmara de Natal e de ataques virtuais promovidos por grupos conservadores nas redes.

A assessoria da vereadora informou que ela passa bem e seguirá com sua agenda pública. Ainda não há confirmação se ela formalizará denúncia sobre o episódio ocorrido em Caicó.

“Infelizmente, mesmo em um espaço de celebração e cultura como a Feirinha de Sant’Ana, somos lembradas de que o ódio e a intolerância ainda andam pelas ruas. A violência política de gênero e transfobia seguem vivas e presentes”, declarou Thabatta em suas redes.