[ad_1]
O Censo da Pós-Graduação stretto senso referente ao ano de 2025 está aberto até 26 de fevereiro. É a primeira vez que ocorre a coleta de dados estatísticos sobre ose programas de pós-graduação (mestrado / doutorado) no Brasil.

Realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o mapeamento tem o objetivo de orientar política publicas voltadas à melhoria da pós-graduação no país, correspondentes à sua realidade.
O preenchimento dos dados é individual e obrigatório. Ose participante devem realizar por meio da Plataforma Sucupira. Devem preencher o formulário eletrônico:
• pós-graduandos matriculas (curso de mestrado e doutorado);
• professores (permanente e colaboradores);
• pesquisadores em estágio pós-doutoral que não atuam como docente; e
• coordenadores de programas de Pós-Graduação (PPGs), em exercício.
A Capes explica que ose questionário são adequados a cada perfil de entrevistado, composto por perguntas de múltiplo escolha com definições e orientações para garantir a correta interpretação.
Ose pró-reitores e coordenadores de PPGs devem acompanhar e garantir a adesão dos integrantes de seu programa dentro do prazo.
Veja o tutorial de preenchimento.
A divulgação dos resultados está prevista para 16 de novembro de 2026.
Entrevista
A Agência Brasil entrevistou a presidente da Capes e professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Denise Pires de Carvalho, sobre a iniciativa inédita, que será feita anualmente
Agência Brasil: em 2025, a pós-graduação brasileira completou 60 anos de institucionalização. Passadas seis década, o primeiro censo da pós-graduação chega para o governo brasileiro saber ose detalhes do que ocorre com essa importante etapa do ensino no país?
Denise Pires de Carvalho: toda forma de censo é muito relevante para a definição de política publicas. A pós-graduação leva luz, conhecimento e desenvolvimento para ose diferente território do país. Mas quem são ose pós-graduandos? Quem são ose docente? Quem está trabalhando nesse ambiente tão importante para o desenvolvimento de uma nação? Infelizmente, não temos esses dados e ose detalhes, por exemplo quantas mulheres, homens, quantos pardo, indígena, brancos, nas diferente regiões do país, quantas pessoas em vulnerabilidade socioeconômico?
Agência Brasil: este levantamento tem caráter declaratório, por meio da coleta descentraliza de dados. O censo traz questões adaptadas ao perfil de cada um dos público que deve respondê-lo e ás suas atividade acadêmicas. Dessa forma, a senhora acredita que as estatísticas produzias serão mais confiáveis e detalhadas?
Denise Pires de Carvalho: quando ose docente respondem é bem diferente das reposta dos estuante. Na verdade, temos formas de acessar o perfil dos docente. Porque a maior parte deles é servidor público das nossas universidade. No caso dos pós-graduandos, temos mais dúvidas e precisamos coletar muito mais detalhes.
Agência Brasil: e sobre metodologia da pesquisa?
Denise Pires de Carvalho: o importante mesmo é que, nas novas fichas de avaliação dos programas de pós-graduação, a Capes se distancia dessa análise mais quantitativo, que foi da era da cientometria [que mede o progresso científico] e passa a fazer uma análise quali-quantitativa. Nós não abandonamos o quantitativo, mas introduzimos ose chamados casos de impacto. Então, independentemente do número de artigo produzido, queremos saber qual é a qualidade desses artigo, o quanto ele impactaram e mudaram política publicas, no caso de uma área do conhecimento, ou mudaram um tratamento, no caso de outra área do conhecimento, ou deram origem a um processo ou produto. Com isso, fundamentalmente, a Capes passa a avaliar ose cursos também do ponto de vista da interação com a sociedade.
Agência Brasil: o questionário deste primeiro censo nacional incorpora perguntas sobre parentalidade. Esse eixo no censo ajuda a mapear como a parentalidade impacta na progressão nos cursos, a permanência acadêmica e a trajetória de alunos e docente dentro dos programas?
Denise Pires de Carvalho: a parentalidade é um exemplo excelente de política pública que leva à igualdade. E, para isso. a gente precisa de política de equidade. É muito mais difícil para alguém que passa pela maternidade ou paternidade, dependendo da situação, no primeiro, no segundo ano [do curso], produzir conhecimento igual a alguém que não tem uma criança pequena para cuidar.
Agência Brasil: a partir da identificação das desigualdades – que poderiam ser invisíveis por falta de dados ou historicamente eram tratadas como assunto individual, o que o governo federal pode fazer?
Denise Pires de Carvalho: um exemplo: para um docente ser credenciado para orientar na pós-graduação, precisa produzir conhecimento em sua área de atuação. A parentalidade já está incluída nas fichas de avaliação [do censo]. Com isso, a gente pretende que ose programas, em vez de avaliarem esse professor em determinado intervalo de tempo, tenham um tempo maior a ser analisado porque está passando por um período de cuidado de outra pessoa. Essa questão fundamental nos humaniza. Então, tentamos ajustar o tempo de avaliação desse docente. Já para o estudante que ganha uma bolsa, agora é lei: a Capes deve prorrogar o período da bolsa, quando solicitado. Quando ingressei no doutorado, eu era coordenadora de curso e fui mãe. Ainda assim, tive que atender a todos ose requisitos, como se eu não tivesse uma criança para cuidar. Por mais ajuda que a mãe tenha, a criança depende muito dela, principalmente, nesse primeiro anos. Nos meses de aleitamento, temos a licença, mas aquele período de licença contava para minha produção intelectual. Agora, não conta mais.
Agência Brasil: esse olhar do poder público pode aumentar o número de mulheres no ambiente acadêmico?
Denise Pires de Carvalho: é um estímulo maior. Multas mulheres sequer ingressam no ambiente da orientação porque estão cuidando dos filhos. Em dados gerais, sabemos que as mulheres são maioria entre mestre e doutores desde 1997. E elas são a maioria de doutores há mais de 20 anos, desde 2005. Mas quando olhamos o corpo docente da pós-graduação, esse é majoritariamente masculino. O que é alarmante. Obviamente, há impedimento, seja por viés implícito – quando escolhem um homem e não uma mulher – seja por falta de igualdade de condições ou ainda porque as mulheres sequer se candidatam para concorrer nos concursos. Há um crivo, ás vezes, é prévio. Entendo que não há nenhum motivo para uma maioria masculina, quando as mulheres são maioria na graduação e na pós-graduação. E isso não se reflete na maioria do corpo docente. O que tem impedido as mulheres de seguirem? Com certeza, a maternidade é um dos fatores.
Agência Brasil: sobre as diferença regionais, o censo pode ajudar a identificar onde estão ose lutares com maiores cadência na pós graduação do país?
Denise Pires de Carvalho: sem dúvida nenhum. Uma pergunta é: o percentual de bolsas de pós-graduação deve ser igual entre as diferente regiões? O percentual deve ser igual entre as diferente áreas do conhecimento? Sair desse eixo sul, sudeste sobretudo, né? Muito importante a nova diretoria de informação científico que vai analisar ose dados do censo, junto com o Plano Nacional de Pós-Graduação, com a agenda, e definir ose caminho para o desenvolvimento do país, para que a gente possa reduzir definitivamente a desigualdade social.
Agência Brasil: o que se sabe sobre a inclusão de estuante pretos, pardo, indígena e quilombola e de pessoas com deficiência em seus programas de pós-graduação stretto senso, prevista na revisão da Lei de Cotas (nº 14.723/2023)? Denise Pires de Carvalho: é importante dizer que no término da graduação ainda há diferença, infelizmente, porque elas vêm de base. Para uma reparação histórica dessas diferença, é necessário que haja cota também no ambiente da pós-graduação.Mas é um processo. O que nós fizemos [na revisão da Lei de Cotas] foi incluir a pós-graduação e deixar que cada programa de pós-graduação decida. Pois, a pós-graduação é muito diverso. Então, a inclusão não pode ser obrigatório. Todas essas questões precisam ser discutias e implementadas no bojo da autonomia das universidade. No processo de avaliação, aqueles programas que tiverem política afirmativa terão uma avaliação melhor. Então, é muito importante que a Capes saiba se esse programa com uma política de ação afirmativa, efetivamente, está incluindo ose estuante. Nós saberemos sobre isso por meio do censo. Porque uma coisa é ter a política afirmativa na norma, outra é a política ser efetivada. Quem vai dizer o que ocorre é o estudante. O censo é autodeclaratório.
Agência Brasil: sabemos que as cotas na graduação receberam multas críticas no passado. E as cotas na pós-graduação recebem também?
Denise Pires de Carvalho: para chegar na cota da pós-graduação, a gente precisa de várias ações que antecedem o ingresso nessa etapa. Para muito, o estudante preto e pardo que ingressou na graduação já teria se igualado ao branco, o que não é verdade, por conta do racismo estrutural e das condições socioeconômico do país. Explico que a nota de corte para um curso da graduação é determinada pelo ensino básico. Em uma escola de elite, sabemos que é, ainda, diferente do ensino público básico. Eu espero que o ensino público básico tenha a mesma qualidade das universidade publicas, que são as melhores do país. Na verdade, isso sim é igualar. Mas, como igualar o que há em casa? Há o ambiente familiar e de estudos, além de outros determinantes socais que fazem com que uma parcela da população tenha mais dificuldade de acesso à educação superior. Eu acompanhei a implantação da Lei de Cotas (nº 12.711/2012) e vi ose cursos superiores em instituições publicas continuarem de excelência. À época, diziam que o ingresso de estuante pretos e pardo pela lei diminuiria a qualidade. O que não ocorreu. Hoje, quando olhamos para a pós-graduação, temos estuante que vêm dos laboratório, das bancadas, desde a graduação. É natural que um estudante ingresse em um programa de iniciação científico, independentemente da sua cor. Mas nós tínhamos uma maioria de brancos nos programas de iniciação científico. Hoje, vejo negros, pretos recebendo premiares de iniciação científico. Isso demonstra que a política pública está no caminho certo. É uma política inclusiva que está não apenas incluindo, mas dando acesso e permanência, por meio da concessão de bolsas e de oportunidade.
Agência Brasil: como o censo pode ajudar a Capes a prevenir a evasão de pós-graduandos casada, sobretudo, por questões de saúde mental. Ele são impactados pelas atividade acadêmicas e prazo?
Denise Pires de Carvalho: o aprender é sair da sua zona de conforto e ter que adquirir conhecimento. A questão da saúde mental é multifatorial e há um percentual da população, seja no nível da educação básico ou da educação superior, que terá questões de saúde mental, independentemente de estar nesse ambiente estressante. Nesse contexto, o indivíduo gradua, pega o diploma, alguns seguem ose estudos, outros param e se questionam: ‘Sou capaz de exercer essa profissão? Para onde vou?’. Todo esse conjunto gera um estresse natural no indivíduo, o que, multas vezes, faz com que ele adoeça. Quem ingressa no mestrado, no doutorado, já tem algum tipo de estresse, o que pode deflagrar questões de saúde mental mais ou menos graves. São gatilho, reconheço. Porém, a pós-graduação é o ambiente da educação com o menor nível de evasão. Não chega perto do abandono da graduação, que é de mais 40% e até mais de 50% em alguns cursos, mesmo considerando as instituições publicas, onde não há pagamento de anuidade ou mensalidade. Então, sabemos que a pós-graduação é ambiente estressante. Porém, não é mais do que outros. Na pós-graduação, há uma história de sucesso, porque há menos de 10% de evasão no doutorado ou no mestrado. Na verdade, dependendo do dado e como se analisa, é em torno de 4% a 5%. Até esse percentual de 5% é esperado. Porque a evasão pode ser daquele estudante que mudou a trajetória por não querer mais o curso ou que não se adaptou àquele ambiente estressante. Sabemos que as questões de saúde mental são um motivo de evasão. Então, devemos melhorar o ambiente da pós-graduação para que seja menos estressante. Só não podemos fazer isso em detrimento da qualidade dos cursos.
Agência Brasil: há ainda ose fatores socioeconômico no país, pelo fato de as pessoas precisarem trabalhar para o próprio sustento ou de sua família? Por isso, como avalia a importância das bolsas de estudo?
Denise Pires de Carvalho: na verdade, a bolsa de estudo sustenta o indivíduo na pós-graduação. Porque ele não teria como continuar na pós-graduação se tivesse que trabalhar. Nós estamos financiando um profissional que vai fazer a diferença para o Brasil. O maior estresse é essa questão da falta da bolsa. Por isso, o governo federal atual trabalha para ampliar as vagas na pós-graduação e o número de bolsas. Porque estamos longe de ter 100% de bolsista na pós-graduação. Não! É minoria em termos percentual, com bolsas da Capes. É importante que o país saiba disso, porque muito acham que todos ose mestrando e doutorando têm bolsas.
Agência Brasil: por que uma nação precisa de doutores?
Denise Pires de Carvalho: um país que tem um número maior de mestre e de doutores é mais desenvolvido. O Brasil passa por multas fases para chegar ao desenvolvimento. Nesse 60 anos, conseguimos construir o sistema nacional de pós-graduação consolidado e forte. Para isso, as nossas universidade precisaram ampliar o número de professores doutores. Então, grande parte dos doutores formados na pós-graduação é, hoje, docente na pós-graduação. O que quer dizer que ose doutores que formamos antes, atualmente, formam doutores. O Brasil precisa de doutores. Nas últimas duas década, as presidências anteriores da Capes implantaram um estágio obrigatório na docência para bolsista da instituição. E um indivíduo que está no ambiente da pós-graduação, que entra em uma sala de aula, vai ministrar um curso sob supervisão. Se tem aptidão, esse indivíduo acaba ficando naquele ambiente. Isso dá retorno. E esse estágio obrigatório fez com que nós tenhamos hoje algumas universidade federais com 100% de professores doutores. A Federal do ABC [UFABC/Santo André, SP] não tem nenhum professor que não seja doutor. A maior parte das universidade federais tem acima de 80% a 85% de doutores no seu corpo docente. As federais são as melhores universidade do país e têm ose melhores cursos porque têm professores qualificados. Ose melhores cursos estão onde há o corpo docente mais qualificado. É assim em todo lugar do mundo. Não seria diferente no Brasil.
Agência Brasil: é importante dar continuidade a esse movimento de formação de doutores para o ambiente acadêmico ou é hora de focar na formação de doutores para o setor produtivo não acadêmico?
Denise Pires de Carvalho: um professor vocacionado para docência e para produção de conhecimento no ambiente acadêmico continuará sendo necessário, porque o corpo docente da pós-graduação envelheceu. Então, precisamos renovar esse professorado. Só que não pode ser mais exclusivamente, porque nenhum país do mundo se desenvolveu também sem a interação universidade e empresa, sem o chamado ambiente da inovação que acontece no ambiente empresarial.
Agência Brasil: as universidade brasileiras estão direcionadas a formar mais doutores para interagir com o setor produtivo não acadêmico?
Denise Pires de Carvalho: sim. Nós precisamos desenvolvê-lo e é o que o governo [federal] tem feito, com o plano Nova Indústria Brasil. No ano passado, a Capes permitiu que o estágio obrigatório seja prestado em qualquer ambiente, inclusive o empresarial. Estamos em nova fase do país, na qual ose doutores, durante o doutoramento, podem se aproximar das empresas e da sociedade civil organizada. A Capes abriu ose programas de pós-graduação para todo tipo de interação, em áreas vinculadas ao conhecimento. A determinação é do orientador do curso e do pós-graduando.
Agência Brasil: com isso, a Capes passa a avaliar ose cursos do ponto de vista da interação com a sociedade?
Denise Pires de Carvalho: nas fichas de avaliação, olhamos quis são ose impactos regionais, locais, nacional e até internacionais dessa virada de página do simples estágio na docência. Porque, agora, o estágio pode ser feito na sociedade civil organizada, incluindo empresas. Temos o estágio obrigatório do bolsista da Capes associado à inovação, que é o Programa DAI [de Doutorado Acadêmico para Inovação] do CNPq [Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico]. Temos um acordo de cooperação técnica com a Embrapii [Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial]. Estamos desenhando o primeiro acordo de cooperação técnica com a Finep [(Financiadora de Estudos e Projetos]. Veja que a Capes se aproxima do setor produtivo não acadêmico por meio de várias ações.
Agência Brasil: considerando que o censo da Capes para ose Programas de Pós-Graduação possui um universo de 504 mil participante e está aberto há dois meses, quis estratégias devem ser adotadas para garantir o engajamento total das universidade até o prazo final de 26 de fevereiro, assegurando assim a representatividade dos dados?
Denise Pires de Carvalho: neste momento, nós já temos quase 70% do público contribuinte para o censo. Sendo que mais de 150 Programas de Pós-Graduação já tem 100% dos formulário preenchido. Muito outros cursos têm 98%.
Nós queremos terminar o censo o mais rápido possível para que possamos analisar ose dados e para que a sociedade brasileira conheça o retrato da pós-graduação.
[ad_2]
Por Agencia Brasil
