
Com 3.683,11 metros quadrados distribuídos em dois pavimentos e investimento superior a R$17,7 milhões, o novo prédio do Departamento de Educação, Informação e Comunicação (Dedic) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP) consolida-se como um espaço de excelência para ensino, pesquisa e extensão.
O projeto, desenvolvido com participação ativa dos membros do departamento, segundo a diretora da FFCLRP, Christie Ramos Andrade Leite-Panissi, contempla laboratórios modernos, ambientes de estudo, salas de aula e espaços para atividades culturais e administrativas. A nova sede abriga, pelo menos, sete laboratórios e ainda estão previstos ambientes voltados às áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, salas para grupos de pesquisa, espaços para supervisão de estágios, auditório e salas para defesas acadêmicas. O edifício também incorpora soluções sustentáveis, como geração de energia fotovoltaica, reuso de águas pluviais, controle solar por brises, iluminação natural e áreas verdes.
Na cerimônia de inauguração, o reitor da USP valorizou a continuidade institucional e a responsabilidade na gestão. “O que fazemos hoje depende de quem veio antes. Este prédio é resultado de um esforço coletivo, iniciado em gestões anteriores, e representa um compromisso de continuidade. Quando fui eleito, prometi não um ciclo de crescimento desenfreado, mas de consolidação. Recuperar estruturas, valorizar espaços, respeitar nossos alunos, professores e servidores, e é isso que estamos fazendo.”
Carlotti enfatizou a importância de um ambiente universitário acolhedor e de qualidade. “Gosto de visitar lugares onde tudo está limpo, organizado, pronto para receber. Isso demonstra respeito. É essa sensação que queremos para os nossos estudantes e pesquisadores. Que se sintam valorizados, motivados, respeitados ao entrarem na USP. Estamos oferecendo salas modernas, laboratórios equipados, e também estamos capacitando nossos servidores, mais de 4 mil já passaram por treinamentos. A excelência só vem com infraestrutura e com pessoas bem preparadas.”
O reitor anunciou outras melhorias para a FFCLRP e para o campus. “Estamos aprovando novos prédios, um para o Departamento de Química e outro que será compartilhado com a Fiocruz. Ribeirão Preto ganha uma nova centralidade, com atividades interdisciplinares e internacionais. A música [Departamento de Música da FFCLRP], que era no fundão, virou o coração do campus. E o Dedic, com esse projeto tão bem executado, se integra a esse novo momento com protagonismo.”
Para a diretora da FFCLRP, a entrega do prédio é um momento de comemoração: “Este prédio não é apenas uma nova estrutura. É a expressão daquilo que acreditamos como projeto acadêmico: interdisciplinar, inovador, sustentável e comprometido com a comunidade. Agradeço à Reitoria pelo apoio e por compreender a importância estratégica do Dedic”, finalizou.