Uma homenagem aos torcedores de Caprichoso e Garantido. É assim que a cineasta Ana Lígia Pimentel — que concorreu no Festival de Gramado, em 2025, com Os Avós — descreve o documentário Parintins – 72 Horas, que terá sua estreia durante o Festival de Parintins, mais precisamente no Bumbódromo, na próxima sexta-feira (26/06), a partir das 15h, quando as galeras dos bois entrarão no palco de uma das maiores manifestações culturais do Brasil.
Com uma hora de duração, o filme foi inteiramente gravado durante o festival de 2025, com direção de fotografia de Ana Rezende, mas nasceu de uma inquietação da cineasta que, em 2022, enfrentou a fila da galera do Garantido para assistir às apresentações.
“Foi minha primeira vez em Parintins, e fiquei impressionada com a forma como as pessoas passam dias ali, debaixo de um toldinho — crianças, idosos — comendo tambaqui e quentinha, e ninguém nem aí, tudo certo. Isso mexeu muito, à época, com meu lado de artista, de cineasta e de ser humano pensante”, explica Ana Lígia.

A partir daí, o desejo ficou “adormecido” em meio a outros projetos, ganhando vida, de fato, no ano passado. “Em 2025, pouco antes do festival, resolvi escrever um argumento e apresentar à Secretaria de Cultura. Não achei que fosse dar certo, porque estava muito em cima da hora e não haveria verba. Ana Rezende, minha diretora de fotografia, disse que viria ao Amazonas novamente para gravar comigo, se fosse Parintins. Conversei com a secretaria que, prontamente, se identificou com o projeto e viabilizou a produção com uma pequena verba e ajuda de custo. A equipe, literalmente, é de duas pessoas”, conta.
Ainda segundo Ana Lígia, inúmeras manifestações culturais acontecem ao redor do mundo — o que é natural —, mas com a intensidade de Parintins não existe nenhuma igual.
“Essa rivalidade é única. Uma das personagens, por exemplo, que é torcedora do Caprichoso, não compra tomate para casa porque é vermelho. Isso não existe em outras culturas populares. Foi isso que me chamou a atenção e, por isso, fiz o filme”, salienta a cineasta.
Além da exibição no Bumbódromo, os interessados poderão assistir à produção também na sexta-feira, na Estação da Cultura, na Praça da Catedral, às 16h, com capacidade para 60 pessoas. O trailer oficial também será exibido no Bumbódromo, às 19h, antes das apresentações dos bois.

“É uma homenagem às galeras, mostrando essa saga que é ir para Parintins, com pessoas que se endividam e deixam suas famílias para realizar o desejo de assistir aos seus bois. O foco não são os itens, nem os bois em si, mas aquelas pessoas que alimentam essa paixão, que muito se compara ao futebol, se formos escalonar. É essa peculiaridade cultural em torno do comportamento de quem é fã”, finaliza Ana Lígia.
