
Casas no Centro Histórico de João Pessoa
Iphaep/Divulgação
A capital paraibana João Pessoa comemora 440 anos de fundação nesta terça-feira, 5 de agosto. A cidade é nacionalmente conhecida pelas belas paisagens, mas além das praias há muitas outras opções culturais para quem deseja conhecer mais da capital da Paraíba.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PB no WhatsApp
O g1 preparou um guia com várias opções gratuitas do que fazer em João Pessoa, além das praias (confira abaixo).
O que fazer em João Pessoa, além das praias
Largo São Pedro Gonçalves, no Centro Histórico de João Pessoa
Juliana Santos/Secom-JP
Centro Histórico de João Pessoa
O Centro Histórico de João Pessoa está localizado nos bairros do Centro, Róger, Jaguaribe, Tambiá e Varadouro. A área abrange a região onde a cidade surgiu, em 1585, e foi reconhecida como patrimônio histórico nacional em 2007.
No Centro Histórico, os turistas podem conhecer pontos como a Praça dos Três Poderes, onde ficam as sedes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário; o Teatro Santa Roza, considerado um dos mais antigos da Paraíba; e o Hotel Globo, na Praça de São Frei Pedro Gonçalves, onde funciona uma galeria de arte.
O Hotel Globo, no Varadouro, em João Pessoa
Gabriel Costa/G1
Parque Sólon de Lucena (Parque da Lagoa)
Parque Solon de Lucena, a Lagoa, em João Pessoa
Dayse Euzébio/Secom-JP
O Parque Sólon de Lucena, também conhecido como Parque da Lagoa é um dos cartões postais mais conhecidos e importantes de João Pessoa. Rodeado pela Mata Atlântica, o parque possui área para piquenique, prática esportiva e playground para crianças.
Mercado de Artesanato Paraibano
Mercado de Artesanato Paraibano, em João Pessoa
Divulgação/PMJP
Para quem curte artesanato ou quer conhecer um pouco mais desse bem cultural paraibano, o Mercado de Artesanato Paraibano é um lugar perfeito para visitação. Localizado em Tambaú, o prédio possui mais de 120 lojas que comercializam o artesanato e expõem o artesanato da região.
Estação Cabo Branco
Anfiteatro da Estação Cabo Branco, em João Pessoa
Rizemberg Felipe/Jornal da Paraíba
A Estação Cabo Branco também é um dos pontos mais conhecidos da capital paraibana. O lugar foi projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 2008, contando com espaço para exposições, exibições audiovisuais e palestras.
Jardim Botânico
Jardim Botânico Benjamin Maranhão, em João Pessoa
Divulgação/PMJP
Para quem deseja viver uma experiência de passeio ao ar livre, o Jardim Botânico Benjamin Maranhão, localizado no bairro da Torre, é um ponto certo de visitação. A área é uma unidade de Conservação de Proteção Integral, com 343 hectares e 12 trilhas que passam pela Mata Atlântica e Mata do Buraquinho.
Parque Arruda Câmara (Bica)
Parque Arruda Câmara, a Bica, em João Pessoa
Rafael Passos/Secom-JP/Arquivo
O Parque Zoobotânico Arruda Câmara , popularmente conhecido como Bica por uma fonte de água potável do local, fica no baixo Roger e possui uma reserva tombada pelo Iphaep desde 1980. Com uma área 26,8 hectares, a Bica possui uma imensa riqueza ecológica e zoológica, com vários animais, entre aves, répteis, peixes e mamíferos, entre eles os leões.
Centro Cultural São Francisco
Centro Cultural São Francisco é aberto para visitação, em João Pessoa
Rizemberg Felipe/Arquivo Jornal da Paraíba
Localizado no Centro Histórico de João Pessoa, o Centro Cultural São Francisco é um complexo arquitetônico formado por vários espaços religiosos, como a Igreja e Convento de São Francisco, as Capelas da Ordem Terceira de São Francisco e de São Benedito; a Casa de Oração dos Terceiros; e Claustro da Ordem Terceira.
O complexo foi inaugurado em 1589, sendo um dos mais notáveis exemplos arquitetônicos e históricos do movimento barroco no Brasil. Além das igrejas e demais espaços religiosos, também há uma fonte e um adro com um cruzeiro.
Farol do Cabo Branco
Farol do Cabo Branco, em João Pessoa, capital da Paraíba
Divulgação/PMJP
O Farol do Cabo Branco fica na falésia da praia de Cabo Branco, a cerca de 800 metros ao norte da Ponta do Seixas – ponto mais oriental das Américas. Construído em 1972, o farol possui 19 metros e tem alcance luminoso de 27 milhas náuticas. O local é um dos mais conhecidos pontos turísticos da capital paraibana e também segue aberto à visitação.
Espaço Cultural José Lins do Rego
Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, na Paraíba
TV Cabo Branco/Reprodução
Um dos principais equipamentos culturais e João Pessoa, o Espaço Cultural José Lins do Rego foi inaugurado na década de 1980 e possui diversos espaços com atividades culturais, como a Galeria Archidy Picado, o Museu José Lins do Rêgo, o Teatro Paulo Pontes e o Planetário.
Feirinha de Tambaú
Feirinha de Tambaú, ponto turístico de João Pessoa
Divulgação/PMJP
A Feirinha de Tambaú surgiu na década de 1980 em frente ao Hotel Tambaú. Inicialmente conhecida como um reduto alternativo, com shows musicais que deram origem a vários importantes estabelecimentos culturais de João Pessoa, a feirinha conta com mais de 40 boxes onde artesãos comercializam produtos e comidas típicas nordestinas.
Sabadinho Bom
O Sabadinho Bom é um evento gratuito promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa semanalmente, aos sábados, sempre a partir do meio dia, na Praça Rio Branco, localizada no Centro Histórico da capital. O evento receber vários artistas locais e se consolidou como uma das mais importantes e acessíveis alternativas de lazer de João Pessoa.
Praça Rio Branco recebe projeto Sabadinho Bom, em João Pessoa
Clara Rezende/G1
Turismo no Centro Histórico de João Pessoa
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
Por G1