
Em ambos os editais, a data de inscrição de projetos é de 15 de junho até 15 de julho. A divulgação final de projetos aprovados será no dia 26 de agosto, após os períodos de possíveis recursos, e o início das atividades de pesquisa será a partir de 1º de setembro
Por Eliete Viana

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP está lançando dois editais relacionados à pesquisa no seu acervo: um da 11ª edição do Programa de Editais de Residência em Pesquisa BBM-PRCEUUSP e outro da 2ª edição do Programa de Pesquisadores Associados da BBM-PRCEUUSP.
Em ambos os editais, a data de inscrição de projetos é de 15 de junho até 15 de julho. A divulgação final de projetos aprovados será no dia 26 de agosto, após os períodos de possíveis recursos, e o início das atividades de pesquisa será a partir de 1º de setembro.
Espera-se que tanto o pesquisador residente quanto o pesquisador associado colaborarem em projetos e participem das atividades acadêmicas da BBM, que organizem seminários, colóquios e/ou cafés acadêmicos envolvendo aspectos de sua pesquisa. E que divulguem os resultados do projeto de pesquisa desenvolvido junto à BBM por meio de publicações, dando os devidos créditos à biblioteca.
A BBM facilitará o acesso dos pesquisadores à sua coleção e oferecerá infraestrutura de trabalho, incluindo a destinação de um gabinete de estudo e um computador durante o período de desenvolvimento do projeto de pesquisa, e poderá apoiar a publicação dos resultados da pesquisa em livros editados pelo setor de publicações da BBM ou em artigos na Revista BBM.
Veja mais detalhes de cada programa:
Pesquisadores residentes
A 11ª edição do Programa de Editais de Residência em Pesquisa BBM-PRCEUUSP tem o objetivo de fomentar as ações de pesquisa centradas no acervo e no arquivo da BBM, o aprofundamento do conhecimento científico, a formação dos envolvidos e a transmissão do conhecimento gerado, no âmbito da cultura e da extensão universitária.
Nesta edição, serão contemplados até seis projetos de pesquisa que atendam às finalidades acadêmicas da BBM e contribuam para a disseminação do saber. Os projetos de pesquisa deverão apontar como se alinham com o perfil do acervo, por meio de propostas de investigações que explorem sua coleção de fontes primárias e secundárias.
Podem-se inscrever neste edital pesquisadores brasileiros e estrangeiros, nas categorias sênior, professor licenciado, professor/pesquisador independente ou em disponibilidade parcial para a pesquisa, assim como para mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos, que possuam financiamento próprio e pretendam permanecer de um a seis meses desenvolvendo projetos junto à BBM. Os pesquisadores selecionados poderão, eventualmente e reunidas as condições necessárias, contar com o apoio, em suas pesquisas, dos acordos internacionais de parceria celebrados pela BBM.
Há três modalidades de vinculação: Residência de Programa de Pós-doutorando, Doutorando e Mestrando; Residência de Programa de Pesquisador; e Residência Artística. Os projetos da primeira modalidade devem prever a permanência de seis meses junto à BBM, já os da segunda e da terceira podem ser de um a seis meses. Esses prazos poderão ser prorrogados por igual período, de acordo com avaliação do Comitê Acadêmico da Biblioteca.
A Residência de Programa de Pós-doutorando, Doutorando e Mestrando visa estimular pesquisas em nível avançado e criar condições para que o acervo da BBM seja explorado e divulgado, de modo a ampliar o acesso público às suas obras e aos seus documentos, bem como contribuir para o incremento dos estudos brasileiros e pesquisas na área de conservação e restauro.
A segunda modalidade, Residência de Programa de Pesquisador, visa atrair para a BBM pesquisadores qualificados e com experiência em estudos brasileiros. E a Residência artística tem o intuito de trazer para a BBM artistas com trajetória consolidada para desenvolver projetos artísticos relacionados ao acervo da biblioteca bem como a sua divulgação.
Pesquisadores associados
A 2ª edição do Programa de Pesquisadores Associados da BBM-PRCEUUSP tem o objetivo de estimular a realização de pesquisas no âmbito da BBM e proporcionar aos docentes da USP um vínculo de longa duração com a biblioteca, de modo a viabilizar o desenvolvimento de projetos relacionados ao seu acervo de fontes primárias e secundárias.
Nesta edição, serão contemplados até cinco projetos de pesquisa que tenham relação com suas finalidades acadêmicas e afinidades com o perfil e a natureza da BBM, por meio de investigações que explorem a sua coleção de fontes primárias e secundárias e contribuam para a disseminação do saber na área dos estudos brasileiros.
Inicialmente, o vínculo dos pesquisadores associados à BBM será de três anos, que pode ser prorrogado de acordo com avaliação do Comitê Acadêmico da Biblioteca.
Documentos
As pessoas interessadas em submeter projetos nos editais devem conferir nos links, abaixo, todos os documentos em PDF que devem ser apresentados e enviados para o e-mail bbm@usp.br.
11ª edição do Programa de Editais de Residência em Pesquisa BBM-PRCEUUSP
2ª edição do Programa de Pesquisadores Associados da BBM-PRCEUUSP