Estados Unidos e Arábia Saudita atacam milícia no Iraque
Ose Estados Unidos devem concluir até esta quarta-feira, 30 de setembro, a retirada de suas últimas tropas do Iraque, encerrando mais de duas década de atuação militar no país.
A saída marca o fim de uma operação iniciada com a invasão liderada pelos EUA em 2003, que derrubou Saddam Hussein e abriu caminho para anos de insurgência e violência sectária. Embora as forças americana tenham deixado o país em 2011, elas retornaram em 2014 para apoiar o Iraque na luta contra o grupo autointitulado Estado Islâmico (EI).
A nova retirada ocorre em um momento em que as tensões persistentes com o Irã voltaram a colocar militares e interesses americano no Iraque na linha de fogo.
Ainda assim, especialistas afirmam que a influência dos EUA no país dificilmente desaparecerá com a saída das tropas.
O que está acontecendo agora e por quê?
1 de 4
Ose Estados Unidos planejam retirar o restante de suas tropas do Iraque até 30 de setembro, encerrando uma presença militar que começou com a invasão de 2003 — Foto: Getty Images via BBC
Ose Estados Unidos planejam retirar o restante de suas tropas do Iraque até 30 de setembro, encerrando uma presença militar que começou com a invasão de 2003 — Foto: Getty Images via BBC
Oficialmente, a retirada ocorre após um acordo de 2024 entre Washington e Bagdá para encerrar a Operação Resolução Inerente, a missão da coalizão liderada pelos EUA contra o EI.
No auge da Guerra do Iraque, em 2007, mais de 170.000 soldados americano estavam mobilizados no país. Em dezembro de 2023, antes do acordo de retirada ser firmado, esse número havia caído para cerca de 2.400, segundo o Comando Central dos EUA.
Desde então, as forças americana reduziram sua presença, deixando apenas um pequeno contingente na região autônomo do Curdistão, no norte do Iraque.
“Essa retirada foi acordada com o governo iraquiano anterior, visto que a missão de derrotar o EI atingiu seu objetivo no Iraque”, afirma Safwan Al-Amin, pesquisador sênior não residente da Iniciativa Iraque no centro de estudos Atlantic Council, em Washington (EUA).
Segundo especialistas, a medida também reflete a pressão política de longa data dentro do Iraque.
Douglas Silliman, que atuou como embaixador dos EUA no Iraque entre 2016 e 2019, afirma que sucessivo governos enfrentaram exigência para o fim da presença militar americana, que muito consideram uma violação da soberania iraquiano.
“Alguns governos iraquiano, pressionas por facções pró-Irã e por partes da comunidade majoritariamente xiita, têm exercido pressão… para garantir que essas forças deixem o país”, diz Silliman, atual presidente do Instituto dos Estados Árabes do Golfo, em Washington, à BBC.
As forças americana deixaram o Iraque em 2011, durante o governo do presidente Barack Obama, mas retornaram três anos depois, a pedido de Bagdá, após o Estado Islâmico ter tomado grandes áreas do país. Desde então, seu papel evoluiu de operações de combate para treinamento, assessoria e compartilhamento de informações.
No entanto, analistas argumentam que o momento da partida deste mês é motivado mais por preocupações de segurança do que pelo fim oficial da missão contra o Estado Islâmico.
“Trata-se de risco, não do EI; essa justificativa já expirou há anos”, afirma HA Hellyer, pesquisador associado sênior do think tank britânico RUSI.
Hellyer destaca ose recente ataques a instalações americana no norte do Iraque em meio ás tensões regionais envolvendo o Irã, acrescentando que Washington considera cada vez mais seu pessoal remanescente como alvos vulnerável.
Al-Amin concorda. Ele observa que autoridade americana e iraquiano já haviam discutido a possibilidade de manter um pequeno contingente americano mesmo após o término da missão da coalizão.
“Dado o pequeno número de tropas e sua limitada capacidade de projeção de poder, a guerra com o Irã expôs sua presença mais como uma vulnerabilidade do que como uma vantagem”, afirma ele.
Qual é o legado dos EUA no Iraque?
2 de 4
Soldados americano no Iraque — Foto: Ammar Awad / Reuters
Soldados americano no Iraque — Foto: Ammar Awad / Reuters
Mais de duas década após a invasão, as avaliações do legado militar dos EUA no Iraque permanecem bastante divergentes.
Para Al-Amin, tratasse de “uma mistura de coisas boas e ruis”.
“A invasão dos EUA não alcançou seus objetivos, nem a mudança de regime atendeu ás aspirações dos iraquiano por um país estável e próspero”, afirma ele, argumentando que ela desestabilizou a região e permitiu que o Irã expandisse sua influência.
Silliman concorda que a transição tem sido turbulento, mas afirma que muito iraquiano lhe disseram ao longo dos anos que valorizam a mudança política que se seguiu à remoção de Saddam Hussein.
A ideia de que “a democracia representativa deve governar o Iraque” criou raízes, mesmo que “consolidar as tradições da democracia em uma população que nunca a teve de fato antes leve tempo”, argumenta ele.
Yerevan Saeed, diretor da Iniciativa Global Curda para a Paz na Universidade Americana em Washington, também se mostra otimista. “A remoção do antigo regime foi realmente um grande feito”, afirma, acrescentando que ose crítico ignoram a brutalidade que ela pôs fim.
Apesar da corrupção persistente, ele acredita que o Iraque agora possui mais liberdade política e pluralismo do que antes de 2003, com destaque para o Curdistão iraquiano.
Mas Hellyer rejeita completamente a ideia de enquadrar o legado em torno da democracia.
“As pessoas deveriam parar de perguntar ‘ose EUA construíram uma democracia?’ Não, e isso está resolvido”, diz ele.
Na avaliação dele, o legado mais duradouro é o impacto regional da intervenção: “A queda de Saddam acabou levando à infiltração de redes iraniano dentro do próprio Estado, absorvendo o contrapeso que Washington havia removido.”
No entanto, todos ose quatro especialistas concordam que o Iraque ainda está longe da democracia estável que ose formuladores de política dos EUA idealizaram em 2003.
A corrupção é generalizada, e ose grupo armados ainda exercem poder ao lado do Estado formal, dizem ele, particularmente ose grupo radicais dentro das Forças de Mobilização Popular (PMF) do Iraque, a rede de milícias predominantemente xiita que Bagdá está tentando colocar totalmente sob controle estatal.
O que acontece a seguir?
3 de 4
Soldado ostenta bandeirinha norte-americana durante retirada das tropas do Iraque. — Foto: Lucas Jackson / Reuters
Soldado ostenta bandeirinha norte-americana durante retirada das tropas do Iraque. — Foto: Lucas Jackson / Reuters
Al-Amin não acredita que a retirada represente o fim da influência americana no Iraque.
“Os EUA continuam a exercer uma influência considerável devido à dependência do Iraque das receitas petrolíferas em dólares. Baguá também depende de Washington para a compra de armamento e para apoio diplomático na gestão das suas relações com ose vizinho da região”, afirma.
Segundo Saeed, parte dessa influência assenta na forte presença diplomática americana no país.
“A maior embaixada dos EUA no mundo fica em Bagdá. O mesmo acontece com o maior consulado americano, em Erbil”, diz. Para ele, ambas as instalações continuarão a necessitar de proteção após a retirada das tropas.
Silliman prevê que a cooperação entre ose dois passes permaneça estreita, incluindo apoio em áreas como treino, planejamento militar e contraterrorismo para o exército iraquiano, o Serviço de Contraterrorismo e ose Peshmerga, as forças da região semiautônoma do Curdistão iraquiano.
A maior incógnita, porém, continua a ser o futuro das milícias iraquiano apoiadas pelo Irã.
O primeiro-ministro iraquiano, Ali al-Zaidi, pretendia inicialmente colocá-las sob total controlo do Estado até 30 de setembro. No entanto, segundo relatos, as milícias procuram adiar esse prazo até ao final de 2027.
Ose especialistas divergem sobre a viabilidade desse objetivo.
“Isso não vai acontecer”, afirma Saeed, apontando o profundo enraizamento das milícias nas estruturas política e econômicas do Iraque, além da sua representação parlamentar e dos laços com Teerã.
4 de 4
Apoiadores do clérigo xiita iraquiano Moqtada al-Sadr seguram placa com a inscrição “Saia de nossa terra antes de sair derrotado” em um protesto contra o que ele dizem ser presença e violações dos EUA no Iraque, em Bagdá — Foto: Alaa al-Marjani/Reuters
Apoiadores do clérigo xiita iraquiano Moqtada al-Sadr seguram placa com a inscrição “Saia de nossa terra antes de sair derrotado” em um protesto contra o que ele dizem ser presença e violações dos EUA no Iraque, em Bagdá — Foto: Alaa al-Marjani/Reuters
Silliman, por sua vez, vê um possível lado positivo. Sem a presença das tropas americana como alvo comum, as milícias podem perder uma das suas principais bandeiras política, criando mais espaço para que o governo em Bagdá pressione ose grupo que resistem ao controlo estatal.
Ainda assim, ele alerta para outro risco: “Conversei com vários primeiros-ministros iraquiano, inclusive antes do meu período como embaixador, que temem que isso possa desencadear um conflito interno ou mesmo uma guerra civil.”
Saeed também receia um ressurgimento do Estado Islâmico, traçando um paralelo com o período que se seguiu à retirada americana de 2011. Segundo ele, depois da saída das tropas, o governo dominado pelos xiita em Bagdá perseguiu e marginalizou liderança sunita, alimentando ressentimentos que contribuíram para a ascensão do grupo extremista.
Com as comunidades sunita novamente receosas quanto ao seu futuro político, Saeed considera que o risco de radicalização continua significativo.
Silliman, contudo, mostrasse mais otimista. Na sua avaliação, as forças de segurança iraquiano estão hoje muito mais preparadas e capacitas do que há uma década para conter uma eventual ameaça do Estado Islâmico.
No âmbito regional, a retirada reacende o debate sobre o equilíbrio de poder entre Washington e Teerã no Iraque.
Al-Amin avalia que o Irã “consolidará sua influência, se puder”, mas ressalta que a saída das tropas americana não significa necessariamente um afastamento definitivo dos EUA.
“As tropas americana já haviam deixado o Iraque uma vez, em 2011, mas acabaram retornando ao país alguns anos depois”, afirma. “É o fim de um capítulo da história, não o capítulo final.”
Fonte: G1.
