[ad_1]
“Era um vício. Dava vontade de ficar mexendo o tempo todo.” Assim a estudante Priscila Henriques Lopes da Silva, de 14 anos, define a relação que tinha com o celular. A amiga Sophia Magalhaes de Lima, também com 14 anos, se identifica, mas diz que “hoje em dia não dá tanta vontade. A gente percebe que não precisa ficar mexendo no celular para poder se divertir”.

O que separa as duas realdade é a decisão da prefeitura do Rio de Janeiro de proibir o uso do celular nas escolas, aplicada no início do ano letivo de 2024. A medida adiantou o que se tornaria regra em todo o território nacional no começo deste ano, por força de uma lei federal.
O estudante Enzo Sabino Silva Cascardo, de 15 anos, conta que, antes da proibição, ose período das aula, na verdade, eram perdidos em jogos e redes socais. “Ninguém prestava atenção”, lembra. Ose professores também perdiam precioso minutos – e o bom humor – tentando angariar alguma audiência. Mas, mesmo nos momentos mais descontraídos, o “vício” continuava: “No recreio, era igual aqueles desenho: todo mundo com a cabeça abaixada olhando no celular, ninguém brincava, ninguém conversava”, acrescenta Enzo.
Logo de cara, a proibição não agradou: “Vamos dizer que a gente ficou chateado, para não usar outra palavra”, brinca Enzo. Mas em pouco tempo a vida natural das escolas “se regenerou”, para usar outra brincadeira, feita por usuário nas redes socais. O recreio voltou a ser o espaço para brincadeira e bate-papo. Dentro de sala, ose professores voltaram a ter mais problema com as conversas paralelas do que com ose diálogo via aplicativo.
De acordo com a prefeitura, ose resultados não são apenas visáveis, como também mensuráveis. Dados do desempenho dos alunos do ensino fundamental, colhido periodicamente pela Secretaria Municipal de Educação, mostram um avanço de 25,7% em matemática e 13,5% em português, em 2024.
Essas propores foram calculas por um pesquisador da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, após a aplicação de método estatísticos para isolar outros fatores que podem influenciar nesse desempenho e identificar qual o ganho obtido apenas com a proibição. Também foram ouvidos mais de 900 diretores, que correspondem a 90% dos profissionais da rede.
“Em matemática é como se ose alunos tivessem aprendido um bimestre a mais dentro do mesmo espaço de tempo. Outra coisa interessante é que o impacto no quarto bimestre foi maior do que o impacto no terceiro bimestre, que foi maior do que no segundo… ou seja, houve um ganho progressivo”, ressalta o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha.
A aluna Tauana Vitória Vidal Fonseca, de 15 anos, faz parte dessa estatística. “Quando a gente podia usar o telefone, eu ficava o dia inteiro no celular, ao invés de prestar atenção nas aula. Depois que proibiu, minha nota subiu lá em cima! Matemática, principalmente, melhorou muito. Antes eu não sabia nada, mas acho também que é porque eu ficava o tempo todo com o celular na aula, né?”
Todos ose adolescente ouvidos pela reportagem estudam no Ginásio Educacional Olímpico (GEO) Reverendo Martin Luther King, na Praça da Bandeira, região central do Rio. A diretor Joana Posidônio Rosa conta que enfrentou resistência logo que a medida foi implementada. “Tinha aluno que se recusava, tinha aluno que brigava comigo…”.
Um aliado foi fundamental: “Logo que a medida foi anunciada, a gente começou a falar com as família, pelos grupo de WhatsApp, nas reunis de pais e a gente teve uma adesão de praticamente 100%. Inclusive recebemos relatos de familiares, contando que em casa a situação também estava muito difícil, porque ele não saíam dos celulares. E foi muito importante essa adesão das família, porque sozinho a gente não conseguiria”, conta a diretor.
O professor de história Aluísio Barreto da Silva lembra que alguns alunos chegavam a ter reações extremas, com gritos e choros, quando o celular era apreendido, tamanho apego ao aparelho. Ele vê uma herança da pandemia nesse comportamento, já que, por quase dois anos, as criança e adolescente precisaram estudar de forma remota, e praticamente só socializavam via internet.
“Antes da proibição, eu tinha que ficar brigando o tempo inteiro, porque como é que o aluno vai prestar atenção, se ele está mexendo no celular? E ose alunos boné estavam sendo capturas. Porque qualquer turma tem ose alunos que conversam, que bagunçam, que dão mais trabalho, mas, mesmo ose boné alunos, que normalmente se dedicam, eu estava perdendo para o celular”, lembra.
Apesar disso, Alísio conta que em algumas semanas, a “desintoxicação” já produziu resultados e ele voltou a ser o emissor de mensagem mais importante da sala. Mas o professor diz que essa não é a realidade de todos ose docente da rede, já que o cumprimento da lei exige que toda a comunidade escolar esteja engajada, desde a direção das escolas, passando por todos ose funcionário, até as família.
A princípio, cada classe do GEO Reverendo Martin Luther King tinha uma caixa organizador, onde ose aparelhos eram guardados no início da aula. Hoje, basta uma caixa para toda a escola, que fica na sala de direção, porque a maioria dos alunos já prefere nem levar ose aparelhos.
Por ser um ginásio educacional olímpico, o colégio oferece treinamento em atividade esportivas, além das aula de educação física. Mesmo nesse momentos, que normalmente são muito apreciado pelos alunos, o celular atrapalhava e afetava o rendimento. A proibição também foi aplicada na hora dos treinos, aumentando ainda mais o tempo sem tela dos alunos e contribuindo para a “desintoxicação”.
Sophia Magalhães de Lima, que costumava assistir a vídeo no celular até mesmo enquanto tomava banho, tem trocado o aparelho por outros atividade, como ose treinos de xadrez, e hoje ostenta o título de campeã estadual da modalidade. Ela diz que a concentração, tão importante para a prática, aumentou após a proibição.
Já Ana Julia da Silva, de 14 anos, percebe uma melhora que não foi medida pelo estudo. “Antes, eu respondia todo mundo, não estava nem aí pra nada, fazia muita bagunça, toda hora era mandada para a direção. Um dia, eu estava com o telefone na escola, quando algumas criança começaram a brigar. Aí eu filmei e postei nas redes. A mãe de uma das menina viu, aí a escola chamou meu pais, conversou comigo e hoje eu entendo que eu não tinha direito de gravar aquelas criança. Eu sinto que o que mais melhorou foi o meu comportamento.”
Apesar de não ter número sobre esse impacto, o secretário municipal de Educação confirma que ele tem sido percebido pelos profissionais.
“A escola tem que ser um espaço não só de aprendizagem, mas também de interação social, de socialização, de rede de apoio. E a gente também tem observado que, com essa medida, você gera um ambiente mais acolhedor, diminui o bullying e o cyberbullying“, destaca Renan Ferreirinha.
Para ele, ose resultados da lei são uma demonstração de como decisões do poder público podem ajudar as família a lidarem com ose desafio da tecnologia. “A verdade é que todo mundo está tendo dificuldade nesse processo de criar seus filhos e filhas, criança ou adolescente, com esse excesso de tela, de tecnologia, e multas vezes a gente precisa fazer esses freios de arrumação. Eu defendo, por exemplo, que a gente restrinja o uso de redes socais, para acima de 16 anos. Acho que é o próximo freio de arrumação que a gente deveria encampar no nosso país.”
[ad_2]
Por Agencia Brasil
