
A edição integra a série Roteiros do Patrimônio lançada em 2024 pelo Centro de Preservação Cultural
O Quadrilátero da Saúde, como é conhecido o campus da USP que reúne unidades como a Faculdade de Medicina (FMUSP), Faculdade de Saúde Pública (FSP) e Escola de Enfermagem (EE), no centro da capital, é o tema da nova edição da série Roteiros do Patrimônio da USP, publicada em formato e-book pelo Centro de Preservação Cultural (CPC)/Casa de Dona Yayá no Portal de Livros Abertos da USP.
Também chamado de Polígono da Saúde, o espaço compreende um conjunto de edifícios dedicado ao ensino e à pesquisa das ciências médicas e sanitárias que teve origem com o antigo Lazareto dos Variolosos, hospital instalado em 1880 para o tratamento de pacientes com doenças infecciosas. Posteriormente foram erguidos três novos pavilhões com projeto do engenheiro Teodoro Sampaio, configurando o conjunto do Hospital do Isolamento. Desde então, com a incorporação da Faculdade de Medicina à USP, em 1934, diversas instituições integraram o conjunto dedicado às atividades de saúde, de hospitais a áreas esportivas, passando por espaços de ensino, clínicas e uma diversidade de usos ligados à saúde.
O percurso sugerido pelo livreto tem início na Faculdade de Saúde Pública, passa pela Faculdade de Medicina, descendo pelo Hospital das Clínicas até a porção mais baixa do terreno, na Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz.
Sobre os Roteiros do Patrimônio
A série Roteiros do Patrimônio da USP é uma coleção de quatro livretos com sugestões de itinerários a serem percorridos a pé que passam por edifícios, monumentos, lugares e outras referências culturais significativas para a identidade e memória da Universidade. Além de definir os itinerários, cada edição traz informações sobre edificações e espaços de interesse, fazendo um registro da história da USP a partir de pontos de interesse que falam da história e do cotidiano universitário.
Mais do que um passeio pela USP, a proposta é promover o conhecimento sobre a história da Universidade a partir de seus espaços, com foco nos valores e memórias, história material e usos a eles atribuídos. Segundo a professora Flávia Brito do Nascimento, diretora do CPC, os bens culturais da USP destacados no percurso pelo Quadrilátero da Saúde reúnem camadas de historicidade que permitem problematizar os espaços, edifícios e lugares onde a história da saúde, da arquitetura e da cidade de São Paulo se entrelaçam e instigam a pensar sobre o patrimônio universitário.
O CPC vem realizando saídas dos Roteiros do Patrimônio com acompanhamento de monitores desde 2023, em datas programadas, mediante inscrição gratuita.
Os temas dos outros roteiros são o Campus Butantã, o Campus São Carlos e o Centro da cidade de São Paulo, onde estão instalados alguns dos cursos que derem origem à USP, como a Faculdade de Direito no Largo São Francisco e centros de cultura e extensão universitária, como a Casa de Dona Yayá e o Centro MariAntonia.
Com o acesso aos livretos, todos disponíveis no Portal de Livros Abertos da USP, os interessados também poderão fazer o percurso livremente.
A próxima saída dos Roteiros do Patrimônio da USP vai percorrer o Campus Butantã no dia 31 de maio, sábado, às 10h.
Inscrições abertas a todos os interessados pelo Instagram, no perfil @cpcusp ou neste link.