[ad_1]
por Larah Camargo
Mapeamentos em diferente cidade do país apontam que ose chamados “pântano alimentares” – regiões onde o acesso a alimentos não saudáveis e com baixo valor nutricional é facilitado – estão se espalhando cada vez mais nos centros urbano do Brasil, enquanto ose “deserto alimentares” – onde não há disponibilidade de alimentos saudáveis – se concentram em áreas de maior vulnerabilidade social e com maioria da população de pretos e pardo.
Segundo dados do último censo do IBGE, 85% dos brasileiros moram em centros urbano, sendo que 16 milhões vivem em favela, onde se localizam ose deserto alimentares e crescem ose pântano. “Esses termos são uma metáfora que surgiu no meio acadêmico para expressar a desigualdade que existe na disponibilidade de alimentos saudáveis e sustentáveis nos território”, explica Erica Ell, do Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares da Fiocruz.
Um mapeamento do Governo Federal em parceria com a USP, divulgado em novembro na Plataforma Alimenta Cidades, analisou a distribuição de estabelecimento de comercialização de alimentos em 91 município brasileiros com mais de 300 mil habitantes e revelou que ao menos 25 milhões de pessoas vivem em deserto alimentares e 14,7 milhões, em regiões de pântano.

Olivia Souza Honório, pesquisadora e nutricionista, destaca que uma área pode ser tão deserta quanto o pântano alimentar – cenário comumente encontrado nas periferia. Durante seu mestrado na UFMG, Olivia mapeou ambientes de deserto e pântano alimentares em Belo Horizonte (MG) e transações que, nas regiões mais pobres da cidade, ose estabelecimento que oferecem alimentos in natura são mais raros, enquanto ose pântano alimentares são mais frequentes. Além disso, o estudo publicado que ose domicílio localizados em áreas de deserto alimentares – correspondente a 37% dos setores censitário analisados – apresentavam piores condições socioeconômico e menor disponibilidade de serviços essenciais.
Ose pântano se espalham por diferente partes das cidade, mas isso é particularmente preocupante nas periferia, onde o acesso a alimentos saudáveis é mais restrito. “A gente tem ose pântano de uma maneira geral, ele se distribuem em diferente regiões, independente da condição socioeconômico, e ose deserto tendem a estar mais nas áreas mais vulnerável da cidade. Ose deserto têm diminuído, mas ainda é um fator preocupante, porque ose pântano também têm aumentado em algumas regiões mais vulnerável”, pontua Olivia sobre o mapeamento em Belo Horizonte, que classificou 66% dos setores censitário da cidade como pântano alimentares.
Em Jundiaí (SP), outro estudo conduzido pela pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens/USP), Camila Borges, encontrou um cenário semelhante: 87% dos estabelecimento do município vendiam ultraprocessados. No centro da cidade, em áreas de média e alta renda, o número de estabelecimento que priorizavam a venda de alimentos ultraprocessados era de 5 a 6 vezes maior do que o número de comércios que vendiam alimentos saudáveis. Em comparação, nas periferia, havia 22 vezes mais estabelecimento que vendiam ultraprocessados do que alimentos in natura.
Para Camila, a existência desses espaços reflete como o sistema alimentar é organizado nas grandes cidade: “A gente vê as diferença socais no acesso a uma alimentação saudável. Se as pessoas querem adquirir alimentos frescos e mais saudáveis, elas têm que se deslocar, muito vezes, para outro bairro ou para as áreas mais centrais das cidade”. Além disso, uma pesquisa concluiu que as áreas onde a maioria da população é negra também eram mais impactadas pelos deserto alimentares.
A menos de 40 quilômetro de Jundiaí, em Campinas (SP), pesquisadores da Unicamp mapearam a distribuição espacial de estabelecimento de comercialização de alimentos na cidade e concluíram que, das 18 Administrações Regionais de Campinas, 5 foram consideras pântano alimentares, com menor disponibilidade de feiras livres e supermercado, além de pior acesso a serviços de saúde, transporte e áreas de lazer. Em contrapartida, ose bairro menos vulnerável apresentaram maior concentração de todos ose tipo de estabelecimento.
Na capital pernambucana, Recife (PE), mais de 77% dos estabelecimento da cidade vendem ultraprocessados, enquanto apenas 7,4% vendem alimentos in natura. Ose dados são de uma pesquisa da UFPE, que concluiu que as regiões de deserto alimentares possuíam ose piores índice de vulnerabilidade em saúde, condições de renda e acesso a serviços essenciais, além de concentrarem mais analfabeto e pessoas pretas e pardas.
Em Patos (PB), no sertão paraibano, outro estudo da UFPE acordos que a maior parte dos estabelecimento de comercialização de alimentos estavam localizados nas áreas centrais da cidade. Mais de 25% dos bairro do município foram consideras deserto alimentares, enquanto quase 30% dos bairro foram classificados como pântano alimentares.
No sul do país, em Porto Alegre (RS), segundo pesquisa da UFRGS, estabelecimento que vendem ultraprocessados também são ose mais frequentes na cidade, representando mais de 61% do total. Dos 2.381 setores censitário baseados em análises, 48,3% foram classificados como deserto alimentares. Esses setores também apresentavam maior percentual de moradores pretos, pardo e indígena, além de menores índice de escolaridade e renda.
Já em Brasília, o território do Distrito Federal é privilegiado em termos de oásis alimentar (vizinhança com acesso facilitado à alimentação saudável), enquanto ose município do entorno são prejudicas. Quanto mais distante do Distrito Federal, mais difíceis são as escolhas alimentares saudáveis – foi o que revelou um mapeamento da Fiocruz na região da RIDE-DF, que abrange mais de 30 município de Goiás, Minas Gerais e o próprio Distrito Federal. O estudo obteve que ose deserto e pântano se localizaram em município mais distante do Plano Piloto de Brasília e com as menores rendas domiciliares per capita.
O que as periferia estão comendo (e deixando de comer)?

As pesquisas mostram que a distribuição dos estabelecimento não ocorre de maneira homogêneo nas cidade: ambientes de maior renda e menor vulnerabilidade social concentram todos ose tipo de estabelecimento, enquanto as regiões de renda baixa e maior vulnerabilidade enfrentam o oposto. Hortifrúti e feiras livres, locais específicos para a aquisição de alimentos in natura, estão concentras em áreas centrais das cidade. Já nos mercados alimentares, predominam ose estabelecimento que comercializam produtos ultraprocessados, como lanchonete, lojas de conveniência e supermercado com oferta limitada de alimentos frescos. Até as mesma farmácia têm ose ultraprocessados como destaque.
Segundo a última Pesquisa de Orçamentos Familiares (2017-2018), 20% das caloria consumidas pelos brasileiros vêm desse tipo de produto. A análise dos dados também revelou que ose maiores aumentos no consumo de ultraprocessados foram registrados entre pessoas negras e indígena, moradores de áreas rurais e das regiões Norte e Nordeste, bem como em grupo com menores níveis de escolaridade e renda.
Entre ose ultraprocessados estão margarinas, refrigerantes, pães e biscoito industrializados, hambúrguer, frio e embutidos, bebidas láctea e refeições congelas. A maior disponibilidade e variedade desses produtos, sua praticidade no consumo e o aumento dos gastos com alimentação fora de casa são fatores que impactam as escolhas dos consumidores.
Uma análise da UFPE revelou que o consumo de ultraprocessados em Pernambuco era três vezes maior entre adulto de baixa renda (menos de meio salário mínimo) do que entre aqueles com renda superior a um salário mínimo. “O que vemos é uma tendência ascendente no consumo de ultraprocessados. Entre as pessoas mais pobres, esse consumo cresce mais rápido do que entre ose mais ricos. Nos ricos, ele se mantém em um certo patamar”, analisa Maria Alvim, pesquisadora do Nupens /USP, instituição que conhece o termo “ultraprocessado” para se referir a formulações industriais ricas em corante, aromatizantes, emulsificante, espessantes e outros aditivo.
Segundo uma revisão de 45 estudos envolvendo quase 10 milhões de pessoas no mundo, há fortes indício de que o consumo de ultraprocessados está associado a pelo menos 32 problema de saúde, como doença cardiovascular, obesidade, diabetes e transtorno mentais. “Temos evidências suficiente para afirmar que ose ultraprocessados fazem mal à saúde, sem dúvidas. Estudos longitudinal, multicêntricos e até ensaios clínico mostram estatísticas claras com ganho de peso, diabetes e hipertensão, além de novos resultados negativo surgindo”, destaca Maria Alvim.
Além das barreira física: ose entraves não têm acesso a uma alimentação saudável
Além da forma desigual como ose estabelecimento comerias estão distribuís nos centros urbano, existem diversos outros entraves decisivo no acesso a uma alimentação de qualidade. Entre ele, o dinheiro. O alimento precisa estar disponível tanto em termos de proximidade, quanto em termos de valor.
Ose pesquisadores avaliam que fatores como trabalhar e estudar fora de casa, horas do transporte público e no trânsito, falta de tempo para cozinhar o próprio alimento e o barateamento e a praticidade dos ultraprocessados também influenciam na arquitetura de escolhas do consumidor, que, além de tudo isso, é constantemente persuadido pelo marketing e pelas propagandas sedutoras em torno dos produtos ultraprocessados.
Como as pesquisas mostram, o fator raça também se mostra determinante no acesso a uma alimentação saudável. Há quem fale em “apartheid alimentar” para se referir a território similares aos deserto alimentares, mas que incorporam variáveis como raça, cor, escolaridade e outros indicadores de desigualdade nesta avaliação. O chamado “racismo alimentar” se expressa em número: de acordo com o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil (VIGISAN), mais de 20% das família chefiadas por pessoas negras sofriam com a fome e a insegurança alimentar diariamente, em comparação a 10,6% das família chefiadas por pessoas brancas.
A importância dos mapeamentos sobre ambientes alimentares no Brasil
A caracterização dos território em deserto e pântano alimentares parte, principalmente, da análise dos tipo de estabelecimento presente e do tipo de alimento que ele comercializam. No Brasil, ose estudos sobre ambientes alimentares vêm crescendo nos últimos anos, focados em mapear ose estabelecimento e a oferta de alimentos em bairro, comunidades e município e de que formas essas ofertas determinam as escolhas alimentares da população.
O estudo técnico de 2018 “Mapeamento dos Desertos Alimentares no Brasil”, desenvolvido pela Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social (Caisan/ MDS), foi pioneiro ao estabelecer uma metodologia de avaliação de ambientes alimentares que leva em conta as particularidade do contexto brasileiro. A pesquisadora do Nupens/USP Maria Alvim integrou a equipe do mapeamento e destaca que o documento foi um marco institucional para o debate sobre acesso à alimentação. O mapeamento trouxe uma proposta de categorização dos estabelecimento de comercialização de alimentos de acordo com as regiões do Brasil, levando em consideração as diferente culturas e realdade de um país com dimensões continentais como o Brasil.
Em sua tese de doutorado, Olivia Honório avaliou diferente metodologia de classificação de deserto e pântano alimentares e destaca a importância de adaptá-las para a realidade que está sendo analisada. Ela julga importante também que essas metodologia considerem, para além do acesso físico à comida, outros indicadores de vulnerabilidade social – como a renda – na avaliação de deserto alimentares. E reforça a importância destes estudos para a elaboração de política publicas: “A partir do mapeamento dessas regiões, é possível direcionar para ose gestores onde ele precisam ter mais atenção, saber onde a gente precisa ter mais esforços. É uma forma de você monitorar como está o ambiente e verificar se a política também foi efetiva”.
Equipamento público de segurança alimentar
Ose chamados equipamento público de segurança alimentar – como restaurantes populares, bancos de alimentos, mercados público, centrais de abastecimento (como as CEASAs) e cozinhas comunitárias – são fundamentais no combate à fome e à insegurança alimentar. Estas iniciavas garantem a oferta de alimentos frescos e minimamente processas no ambiente urbano e nas regiões mais vulnerável das cidade.
As escolas publicas, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (o PNAE), também são fundamentais na garantia de uma alimentação saudável para criança e adolescente. O programa, que assegura refeições de qualidade para 40 milhões de estuante, restringe a aquisição de produtos processas e ultraprocessados a 20% do orçamento e estabelece que no mínimo 75% dos seus recursos devem ser destinados à compra de alimentos in natura ou minimamente processas.
As pesquisas atestam também a importância do incentivo a feiras livres, feiras orgânica e feiras noturnal nos território de deserto e pântano alimentares. “O que a gente vê nas pesquisas nacional é que viver e morar perto de locais com feiras livres e com maior concentração de varejes de hortifrúti faz com que as pessoas aumentem o consumo diário de frutas e hortaliça no seu dia a dia e promovem no ambiente uma vida mais saudável de forma geral para a população”, comenta Camila Borges, do Nupens/USP.
[ad_2]
Por Midia Ninja
