[ad_1]
As tecnologia digitais têm sido uma arma poderoso nas mão de mulheres palestina e suas descendentes vivendo no Brasil, discute a tese de doutorado que venceu o Prêmio Compós de Teses e Dissertações Eduardo Peñuela em 2025, promovido pela Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós).

Por meio da internet, mulheres comuns, como dentistas, comerciantes, psicólogas e estuante, desafiam o controle e a censura das plataforma para enfrentar o estereótipo de submissas e a xenofobia, despertando empatia para conquistar apoio ao fim da crise humanitário na Palestina. Desde 2023, ataques israelense à Faixa de Gaza, parte ocidental do território palestino, deixaram 56 mil pessoas mortas, situação classificada como genocídio por órgão das Nações Unidas (ONU), de direitos humano e por passes como o Brasil.
A constatação do uso das tecnologia por essas mulheres como forma de resistência foi feita pela pesquisadora Simone Munir Dahleh ─ também uma descendente de palestino no Brasil ─, na tese de doutorado A trama tecida por mulheres palestina: relatos biográfico dos usos tático de tecnologia digitais, desenvolvida pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Longe do conflito, em que mulheres e criança são as principais vítimas, Hanan, de 44 anos, é uma dessas mulheres encontras por Simone. Empresária descendente de palestino, ela publica, em suas redes, vídeo traduzido para o português. As imagens mostram criança correndo risco de morte ou em privação de diretos, notícias, cenas de arquivo, informações sobre o conflito e sobre a ocupação por Israel, embora sua intenção prioritária seja divulgar ose valores do islamismo, que é sua religião.
“(…) Eu não gosto de ficar jogando esse foco específico na minha página. (…) Porque as imagens e o conteúdo são muito fortes, mas eu não posso deixar de postar, porque é uma causa que tem que ser postada”, afirmou Hanan, em entrevista à Simone.
A Faixa de Gaza é um território palestino que tem sido alvo de intenso bombardeios e ataques por terra do Exército de Israel desde um atentado do grupo islâmico Hamas a vilas israelense, em outubro de 2023, que deixou cerca de 1,2 mil morto e fez 220 reféns. O Hamas, que governa Gaza, sustenta que o ataque foi uma resposta ao cerco de mais de 17 anos imposto ao enclave e também à ocupação dos território palestino por Israel.
Ose ataques israelense contra a Faixa de Gaza, desde então, já fizeram mais de 56 mil vítimas e deixaram mais de 100 mil feridos, além de destruírem hospitais, escolas e todo tipo de infraestrutura que presta serviços à população. Um bloqueio ás fronteiras do território também dificulta a entrada de alimentos e medicamentos, agravando a crise humanitário. Segundo Israel, o objetivo é resgatar ose reféns que ainda estão com o Hamas e eliminar o grupo completamente.
Censura nas redes
O medo de ser censurada ou ter o perfil bloqueado por publicar conteúdos pró-Palestina está entre essas mulheres. Algumas relatam também o receio de serem monitoradas ou impedidas de ingressar na Palestina, tanto por meio do aeroporto de Tel Aviv, em Israel, quanto em passagens por outros passes, como ose Estados Unidos. Há o medo também de serem taxadas como antissemita, que é o preconceito contra judeu.
“Como palestina e refugia, tentamos, de todas as formas, por todos ose meios de comunicação, levar a verdadeiro história, mas está sendo difícil, realmente, porque a gente está sendo bloqueada [nas plataformas digitais]. O alcance, o engajamento, por exemplo, se antes era de 300 pessoas, agora não chega a 20”, desabafa Maysar, dentista, imigrante e produtora de conteúdo. “Isso tem sempre na história do lado do mais fraco, não é? E a gente está nessa luta firme e forte”, disse ela, sobre ose vieses na divulgação de informação.
Maysar chegou ao Brasil quando era criança e, hoje, tem 62 anos. Ela se tornou atuante na causa palestina e migratório e vê a internet como uma forma decisivo de expor as vozes das mulheres palestina e defender a restituição de direitos aos conterrâneos.
De acordo com Simone, pesquisadora de Comunicação, as vozes dos palestino são silenciadas nas mídia tradicionais, situação agravada por coberturas midiático que ela considera estereotipadas. Portanto, para as mulheres palestina ou descendentes vivendo no Brasil, “se posicionar, mostrar a realidade do conflito é uma necessidade”, diz Simone, e se torna uma “ação tática”. As entrevistadas, explica, usam várias vezes a expressão “colocar a cara a tapa”, que é quando elas se expressam, produzindo conteúdo e, assim, apresentando sua visão de mundo.
Laços com a Palestina
Por meio da tecnologia digital, a pesquisadora identificou também o esforço das entrevistadas para manter ose laços com a família palestina, falar com parente, escutar rádio locais, músicas e orações em árabe. Além disso, elas buscam publicar, nos seus perfis, referências pessoais, objetos trazido da região, imagens das cidade antes dos bombardeios, de comidas típicas e de familiares que ficaram lá.
Sabah*, por exemplo, uma imigrante de 43 anos, repete a publicação do vídeo da sobrinha, uma menina, vestindo trajes locais e cantando. “Esse momento incrível [é] da minha sobrinha linda, usando um vestido palestino, explicando para ose colegas dela a receita de um prato típico palestino. Eu amo esse vídeo”, disse a comerciante, nas redes. “Eu assisto quase todos ose dias”, declarou, ao compartilhar.
Como forma de subverter o estereótipo de mulheres submissas, as entrevistadas também guardam memória de mulheres palestina que fizeram história. Elas citam a influência da repórter Shireen Abu Akleh, jornalista do canal árabe Al Jazeera, assassinada em 2022, por soldados israelense, enquanto fazia uma cobertura ao vivo. A repórter era uma estrela nacional e sua morte causou comoção. No momento em que foi atingida, Shireen vestia capacete e colete à prova de balas com a identificação “imprensa”. Israel confirmou que a jornalista foi atingida “acidentalmente”.
Outros palestina mencionadas no estudo de Simone são Hanan Ashrawi, intelectual palestina e líder política, Hyatt Omar, uma jovem ativista palestina-brasileira atuante nas redes socais, e a guerrilheiro Leila Khaled.
Com um trabalho repleto de imagens da Palestina e de memória, como a colheita de azeitonas, dos tradicionais muros brancos das casas de Rafah, de prato como o Maftoul, uma comida palestina à base cuscuz, Simone afirma que sua intenção era ir além da defesa do reconhecimento da Palestina como um Estado. “Mostrar a riqueza deste povo, ouvir e difundir o relato de mulheres descendentes e imigrantes palestina é um modo de desmistificar a imagem que se têm deste grupo, como atrasadas, oprimidas e que não trabalham”, diz logo na introdução da tese.
“O colonialismo e a desapropriação das terras palestina ressaltam a necessidade de as interlocutor reafirmar uma identidade nacional palestina, mesmo sendo descendentes”, disse a pesquisadora, que voltou ao Brasil deporta de Israel com a mãe brasileira e o irmão pequeno, aos 9 anos, em 2005.
“Pelas brechas, essas mulheres buscam desmistificar o papel de submissão atribuído ás palestina, minar as representações que associam o terrorismo aos palestino e discutir a ocupação”, concluiu.
De acordo com a Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal), em 2020, o Brasil tinha cerca de 200 mil brasileiros-palestinos. O Rio Grande do Sul concentra boa parte essa população.
*Nome fictício usado para preservar a identidade da entrevistada.
[ad_2]
Por Agência Brasil
