Pular para o conteúdo
DóLAR — EURO — BITCOIN R$ 419.128 ▲ 1,46% TERçA-FEIRA, 13/10/2026 15:43
Notícias

O que os promesseiros do Círio pedem à Nazinha em ano de eleição? 

Entre pedidos por casa, saúde e educação, o Círio revela direitos que ainda não chegam da mesma forma à vida de todos O post O que os promesseiros do Círio pedem à Nazinha em ano de eleição?  apareceu primeiro em Mídia NINJA.

Por Catarina Morais – Cobertura Colaborativa Círio de Nazaré 2026

Marineis Carneiro esperou mais de dez anos para realizar o sonho da casa própria. Desde 2014, conta que pedia a Nossa Senhora de Nazaré que conseguisse comprar sua casa. Quando finalmente conseguiu, havia uma promessa a cumprir.

No domingo do Círio, em meio à multidão que ocupou as ruas de Belém, ela estava ali para agradecer. “Foi com minha fé, pedindo tanto para ela que eu tivesse minha casa. Consegui essa graça e hoje estou aqui, pagando com todo amor, carinho e admiração. Hoje encerro um ciclo da minha promessa. Mas tudo vai da fé. Sem fé, nada”, contou.

A história de Marineis é profundamente pessoal. Fala de devoção, esperança e de uma relação construída com Nossa Senhora de Nazaré. Mas também fala de uma casa e, em um Brasil que se prepara para voltar às urnas no segundo turno de uma eleição presidencial, talvez seja difícil ouvir essa história sem perceber outra reflexão que atravessa a promessa.

Durante a cobertura do Círio, a casa própria não apareceu sozinha. Entre uma entrevista e outra, surgiam agradecimentos e pedidos relacionados à saúde, ao ingresso na universidade, à segurança da família, ao trabalho e a melhores condições de vida. Histórias diferentes, contadas por pessoas que provavelmente nunca voltarão a se encontrar, mas que, colocadas lado a lado, começam a desenhar um retrato do país.

Moradia, saúde, educação e segurança aparecem nas orações dirigidas à Nazinha, mas também estão entre os direitos que a Constituição brasileira estabelece como garantias da população. É nesse encontro entre aquilo que se pede pela fé e aquilo que também deveria ser assegurado por meio de políticas públicas que surge uma pergunta: por que, no Brasil, tantos direitos ainda precisam ser vividos por tantas pessoas com a dimensão de uma graça?

Quando o direito parece milagre

O artigo 6º da Constituição Federal estabelece como direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social e a proteção à maternidade e à infância, além da assistência aos desamparados. A lista se aproxima, curiosamente, de muitas das histórias ouvidas entre os promesseiros nas ruas de Belém.

Essa garantia não surgiu por acaso. Promulgada em 1988, depois de mais de duas décadas de ditadura militar, a atual Constituição marcou a reconstrução democrática do país e ampliou a proteção aos direitos individuais e sociais dos brasileiros. Não por acaso, ficou conhecida como Constituição Cidadã.

Ter esses direitos inscritos na Constituição não significa que tenham se tornado realidade automaticamente. Significa que deixaram de ser compreendidos apenas como desejos, favores ou privilégios e passaram a representar compromissos públicos que podem e devem ser cobrados do Estado.

É dessa compreensão que decorre, por exemplo, o reconhecimento da saúde como direito de todos e dever do Estado, princípio que sustenta o Sistema Único de Saúde (SUS). É também a partir desse pacto social que políticas públicas de acesso à universidade, à moradia, à alimentação e à proteção social procuram transformar aquilo que está assegurado no papel em condições concretas de vida.

A Constituição não entrega diretamente uma casa, uma vaga na universidade ou uma consulta médica. Para que esses direitos cheguem às pessoas, são necessárias políticas públicas, orçamento, planejamento e decisões de governo. E talvez seja justamente aí que a história de Marineis ganhe uma dimensão que vai além de sua experiência individual.

Durante mais de uma década, ela desejou ter uma casa própria. Ao conquistá-la, reconheceu naquela realização uma graça de Nossa Senhora de Nazaré e foi ao Círio agradecer. As duas dimensões podem existir ao mesmo tempo: há uma mulher que crê, pede e agradece à santa, mas há também uma cidadã que passou anos esperando por algo que o próprio Estado brasileiro reconhece como direito social.

O mesmo acontece quando alguém agradece pela recuperação de uma doença, celebra a aprovação na universidade ou pede proteção para quem ama. A fé dá significado a essas experiências e ocupa um lugar que nenhuma política pública pretende substituir. Mas, quando histórias semelhantes se repetem entre tantas pessoas, elas também revelam o longo caminho que alguns direitos ainda precisam percorrer entre o texto constitucional e a vida cotidiana.

O que o povo leva para Nazinha

Talvez o Círio torne tudo isso mais visível porque, nele, a promessa ganha corpo. Ela caminha pelas ruas, às vezes com os pés descalços. É representada por objetos de cera, madeira e papelão que simbolizam casas, livros ou partes do corpo. Está nas fotografias levadas junto ao peito, nas crianças nos ombros dos pais e no silêncio de quem percorre quilômetros sem precisar explicar a ninguém por que está ali.

Cada promessa guarda uma história que só quem a carrega conhece por inteiro. Algumas falam de cura; outras, de sobrevivência, reencontro, trabalho ou conquista. É justamente essa dimensão humana que impede qualquer leitura simplista sobre o que acontece durante o Círio.

Não se trata de dizer que os fiéis deveriam pedir menos à santa e cobrar mais dos governantes. Tampouco de transformar uma manifestação religiosa em palanque. A experiência da fé pertence a um território próprio, feito de confiança, memória, afeto e esperança.

Quando uma família pede saúde, existe um país que reconheceu constitucionalmente a saúde como direito de todos. Quando alguém sonha com uma casa, existe uma Constituição que reconhece a moradia como direito social. Quando um jovem pede a oportunidade de ingressar na universidade, há também uma responsabilidade coletiva de construir caminhos para que a educação não seja privilégio de poucos.

A fé pode sustentar a espera e dar sentido à conquista. O direito existe justamente para que essa espera não dependa apenas da sorte de nascer em determinada família, ter determinada renda ou morar em determinado lugar.

Direitos também são conquistas

Talvez por isso seja importante lembrar que aquilo que está escrito na Constituição não é apenas um conjunto de palavras formais guardadas em um documento. Os direitos também são resultado de processos históricos, disputas e escolhas feitas por uma sociedade.

A Constituição de 1988 representou a decisão de um país que saía de um regime autoritário de reconhecer que a saúde, a educação, a moradia, a proteção social e tantas outras condições necessárias a uma vida digna não deveriam estar disponíveis apenas para quem pudesse pagar por elas.

Isso não significa que o Brasil tenha conseguido cumprir plenamente essa promessa. Basta observar as desigualdades que ainda atravessam o país para perceber a distância entre aquilo que está garantido e aquilo que efetivamente chega à população. É justamente por causa dessa distância que a existência desses direitos importa.

Uma garantia constitucional permite cobrar sua efetivação, exigir políticas públicas, questionar prioridades e acompanhar o que os governos fazem, ou deixam de fazer, para transformá-la em realidade.

Defender os direitos inscritos na Constituição, portanto, não significa afirmar que o país já resolveu seus problemas. Significa reconhecer que existe um ponto de partida a partir do qual a sociedade pode continuar avançando.

Quando a eleição encontra essas histórias

Neste ano, há ainda uma coincidência que torna essa reflexão difícil de ignorar: o Círio acontece entre os dois turnos de uma eleição presidencial. Enquanto milhares de pessoas atravessam Belém carregando pedidos e agradecimentos, milhões de brasileiros também se preparam para voltar às urnas e escolher qual projeto político conduzirá o país nos próximos anos. São cenas muito diferentes, mas talvez valha a pena aproximá-las.

Nas campanhas eleitorais, palavras como saúde, educação, moradia, emprego e segurança aparecem repetidamente em discursos, propostas e programas de governo. Nas ruas do Círio, elas deixam de ser conceitos abstratos. Ganham o rosto de quem esperou anos pela casa própria, de quem agradece pela recuperação da saúde, de quem sonha com uma vaga na universidade ou pede condições mais dignas para a própria família. Talvez seja justamente aí que a política deixe de parecer tão distante da vida cotidiana.

Escolher um projeto de governo também significa decidir como esses direitos serão tratados depois que as urnas forem fechadas. Quais políticas serão mantidas, ampliadas ou interrompidas? Quanto será investido nelas? Quem será alcançado? Que caminhos serão apresentados para aproximar aquilo que a Constituição promete daquilo que a população efetivamente vive?

Às vésperas de voltar às urnas, talvez valha a pena observar com mais atenção aquilo que atravessou tantas promessas no Círio e avaliar as candidaturas a partir de perguntas muito concretas: que propostas apresentam para garantir moradia, educação, saúde e segurança? Como pretendem efetivar esses direitos? Que políticas defendem para que eles alcancem justamente quem ainda espera?

Não se trata de escolher entre fé e política. Marineis pode continuar agradecendo à Nazinha pela casa que esperou durante tantos anos. Uma mãe pode continuar pedindo pela saúde de um filho, um estudante pode pedir a oportunidade de entrar na universidade e uma família pode buscar proteção para quem ama. A fé continuará ocupando esse lugar íntimo de esperança, gratidão e confiança.

Mas, diante das urnas, há uma reflexão que pertence a todos nós como cidadãos: quanto daquilo que estamos pedindo como graça também deveria orientar a escolha de quem terá a responsabilidade de governar?

Entre a promessa e o direito

Quando o Círio termina e a multidão aos poucos deixa as ruas de Belém, cada promesseiro leva consigo uma história que só ele conhece por inteiro. Há pedidos que pertencem ao íntimo da fé, graças que não cabem em nenhuma explicação política e agradecimentos que continuarão sendo feitos a Nossa Senhora de Nazaré enquanto houver devoção.

Mas há também casas, escolas, hospitais, comida, trabalho e segurança atravessando essas orações. São necessidades muito humanas que, em algum momento da história brasileira, deixaram de ser compreendidas apenas como desejos e passaram a ser reconhecidas como direitos.

Talvez, então, escutar aquilo que o povo levou à Nazinha neste Círio seja também uma maneira de refletir sobre o país que encontrará nas urnas daqui a poucos dias.

Se saúde, educação, moradia e segurança são direitos conquistados e inscritos na Constituição, escolher quem governa também passa por observar quem apresenta caminhos concretos para garanti-los, ampliá-los e fazê-los chegar a quem ainda espera.

E talvez a pergunta que permaneça depois que a procissão passa seja justamente esta: por que aquilo que a Constituição reconhece como direito ainda precisa chegar à vida de tantos brasileiros com a dimensão de um milagre?

Fonte: Mídia Ninja.

Compartilhe esta matéria:
Portal Inhaí

Portal Inhaí

Confira as notícias e colunas publicadas por Portal Inhaí no Portal Inhaí.