
João Paulo Lotufo alerta para o elevado número de jovens que estão usando o cigarro eletrônico na Europa
Quase às vésperas de se comemorar mais um Dia Mundial Sem Tabaco, no próximo sábado, 31 de maio, o pediatra João Paulo Lotufo, que está em viagem de férias em Nápoles, na Itália, teve a oportunidade de ver como o cigarro eletrônico está difundido na Europa, tanto que em Portugal ele presenciou um fumódromo dentro do aeroporto, algo que já não se vê aqui no Brasil. Ele se espantou com o elevado número de jovens fumando nas ruas, aparentemente sem se preocuparem com os efeitos nocivos causados pela quantidade de drogas pesadas presentes na fumaça do cigarro. “Tudo isso vai lesar o pulmão, vai lesar a parte final do pulmão, os bronquíolos terminais, onde você vai destruí-los e você vai ter uma deficiência respiratória extremamente importante, isso vai lesar a sua vida. Felizmente, o Brasil não compactuou dessa ideia de liberação do cigarro eletrônico”, diz Lotufo.
Dr. Bartô e os Doutores da Saúde
A coluna Dr. Bartô e os Doutores da Saúde, com o professor João Paulo Lotufo, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.