
O CineSesc, em parceria com o Sesc São Paulo, acaba de dar início à terceira edição da mostra “Amor ao Cinema”, com uma programação que vai até 21 de maio e promete emocionar e inspirar cinéfilos de todas as idades. Com exibições presenciais no CineSesc e também na plataforma Sesc Digital, a mostra se consolida como um evento de destaque no calendário cultural paulistano, reunindo 38 filmes na programação presencial e 12 opções na versão digital. Além das exibições, o evento oferece um rica programação de atividades formativas, como cursos e oficinas, e promove um espaço de debate sobre a evolução da linguagem cinematográfica.
A cerimônia de abertura, que aconteceu nesta quarta-feira (7), teve a exibição do aclamado Volveréis, do cineasta espanhol Jonás Trueba. A produção, que estreou no Festival de Cannes e conquistou o prêmio Label Europa Cinemas, traz a história de uma cineasta e seu namorado que, após 15 anos de relacionamento, decidem celebrar o fim da união com uma festa. Com um roteiro intimista e personagens profundos, o filme foi amplamente elogiado por sua sensibilidade e será exibido pela primeira vez no Brasil.
A mostra promete agradar desde os fãs de clássicos do cinema até os apreciadores das produções mais contemporâneas. Com curadoria focada na arte cinematográfica e seus realizadores, o evento oferece uma vasta seleção de filmes que abordam diferentes facetas da linguagem cinematográfica.
Entre os grandes destaques da programação, estão Close-up (1989), de Abbas Kiarostami, em cópia 35mm, O Que Terá Acontecido a Baby Jane? (1962), de Robert Aldrich, Fedora (1978), de Billy Wilder, e Os Sonhadores (2003), de Bernardo Bertolucci, que será exibido em versão remasterizada em 4K. O cinema brasileiro também tem forte presença, com estreias no circuito como Mambembe, de Fábio Meira, e Estranho Caminho, de Guto Parente, além de curtas como Dois Nilos, de Samuel Lobo e Rodrigo de Janeiro.
A Mostra “Amor ao Cinema” se distingue também por oferecer uma homenagem aos grandes nomes da sétima arte. Será possível acompanhar documentários sobre figuras icônicas como Jean Cocteau, Michel Gondry, Hayao Miyazaki e Pedro Almodóvar. Essas produções oferecem uma visão única sobre o processo criativo e a vida de cineastas que marcaram o cinema mundial.
CineClubinho: Cinema para Crianças
A mostra também se preocupa com a formação do público jovem, trazendo o CineClubinho, uma programação especial aos domingos para as crianças. Com sessões de animações russas, tanto em longas quanto curtas-metragens, a atração contará com dublagem ao vivo e atividades interativas para os pequenos antes das exibições, criando um ambiente dinâmico e educativo no CineSesc.
Faixa “Rupturas” e Cinema Experimental
A linguagem cinematográfica está em constante evolução e, para refletir essa transformação, a Mostra apresenta a faixa “Rupturas”, dedicada a filmes que quebram paradigmas e exploram novas formas de fazer cinema. Obras como Jeanne Dielman (1975), de Chantal Akerman, e Shaft (1971), de Gordon Parks, são acompanhadas por produções mais recentes como Tangerine (2015), de Sean Baker, e Um Filme para Beatrice (2024), de Helena Solberg. Em comemoração aos 30 anos do Movimento Dogma 95, a mostra também exibe Festa de Família (1998), de Thomas Vinterberg, em cópia restaurada.
Programação online no Sesc Digital
Para alcançar um público ainda maior, a Mostra “Amor ao Cinema” oferece uma programação especial na plataforma Sesc Digital, com filmes brasileiros como Janela da Alma (2001), de João Jardim e Walter Carvalho, e internacionais como Pasolini (2014), de Abel Ferrara. Disponíveis gratuitamente para todo o Brasil, os filmes podem ser acessados pela plataforma Sesc Digital, ou pelo aplicativo disponível para Android e iOS.
Cursos e Oficinas
A mostra oferece uma série de cursos e oficinas, tanto presenciais quanto online, para aprofundar o conhecimento do público sobre a arte cinematográfica. Entre os destaques, está o curso presencial “3x Tonacci: Cópias Restauradas”, com Cristina Amaral e Thiago B. Mendonça, e a oficina “Direção de Atuação”, com o cineasta Pedro Freire. Os cursos online incluem Mulheres Protagonistas na Era de Ouro de Hollywood, com Isabel Wittmann, e A Cinefilia: Da Nouvelle Vague às Redes Sociais, com Bruno Carmelo. As inscrições para as atividades formativas já estão abertas no site do Sesc São Paulo e as vagas são limitadas.
A Mostra “Amor ao Cinema” se reafirma como um espaço de celebração e reflexão sobre a magia do cinema e sua evolução ao longo dos anos. Com uma programação diversificada, que vai desde clássicos imortais até produções contemporâneas, o evento oferece uma rica experiência para os apaixonados pela sétima arte, seja presencialmente no CineSesc ou digitalmente através da plataforma Sesc Digital.
