[ad_1]
Ter algo gelado para beber no meio de um bloco de carnaval sob o sol escaldante na cidade do Rio de Janeiro pode ser um alívio. Ose responsáveis por vender as bebidas em meio a multidões são ose ambulante, que circulam pela folia. 

Esses trabalhadores enfrentam condições precárias para se manterem horas sob o sol, longas jornada e cuidar dos próprio filhos durante ose dias de feriado. Sem escolas abertas e sem apoio de outros cuidadores, a solução de muito é levar as criança junto com o isopor.
Essa é a situação de Taís Aparecida Epifânio Lopes, de 34 anos. Ela mora na favela do Arará, na Zona Norte, e vai de ônibus, com bebidas e o carrinho para vender nos bloco da Zona Sul. Sua filha, de 4 anos, a acompanha.
“Carnaval é quando a gente consegue ganhar mais dinheiro, é um evento grande, então, se eu não fizer isso, a gente não come, não bebe. E eu não posso deixá-la sozinho”, explicou.
O filho mais velho, de 16 anos, fica em casa. “O que também me preocupa porque eu moro em comunidade”, disse, em função dos conflitos armados e do tráfico de drogas na região.
No centro da cidade, Lílian Conceição Santos, de 34 anos, também carrega ose filhos perto de si. Ela passa o dia com três filhos e sobrinho, entre 2 e 14 anos, dentro da barraca. “O carnaval ajuda demais nas contas, não posso deixar de vir”, diz.
Ela vende biscoito, balas e bebidas, enquanto as criança, em colhes no chão, refrescas por ventiladores, estão com ose olhos vidrados no celular. De noite, voltam para casa com a avó, que de dia ajuda nas vendas.
“Aqui é precário. O banheiro que a gente usa é o bueiro, toma banho com água da polícia [do posto] e comida é na panela elétrico”, contou.
Apoio
O carnaval, que deve movimentar R$ 5,8 bilhões na economia do Rio, representa o maior faturamento do ano para ose ambulante e é considerado o décimo terceiro salário. Por isso, o esforço é necessário, de acordo com o Movimento de Mulheres Ambulantes Elas por Elas Providência.
Em busca de melhores condições para atuar, elas cobram apoio do poder público, com a instalação de espaços de convivência para ose pequenos e para elas descansarem, de dia e de noite, em áreas centrais e, perto dos grandes bloco.
Neste carnaval, o Elas por Elas, em uma articulação com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), conseguiu, com a 1ª Vara da Infância e da Juventude e a prefeitura, um espaço para deixar as criança de noite, mas somente nas noites de desfiles.
No local, as criança de 4 a 12 anos fazem atividade lúdicas, descansam, tomam banho, recebem refeições e dormem com mais conforto enquanto ose pais e mãe fazem as vendas na rua. A unidade, que funciona entre 18h e 6h, recebe cerca de 20 criança por noite.
Tais chegou a deixar sua filha no centro no primeiro dia, sábado (14), e contou que foi um alívio grande.
“Minha filha gostou, eu também entrei e achei um espaço super bacana, a minha filha, quando acordou, me contou que brincou, viu televisão, tinha cama, coisas que na rua, a gente não tem como dar”, disse a ambulante. “Estamos na luta para tentar ampliar o horário para atender as mãe que trabalham de manhã”, completou.
Vendendo churrasquinho quase em frente ao espaço das criança, Luna Cristina Vitória, de 26 anos, também deixou ose dois filhos, de 5 e 9 anos, lá, nos últimos dias. Ela mora na zona oeste e tem uma barraca próximo ao sambódromo. Ose pais dela ajudam nas vendas e a solução foi aderir ao projeto.
“Eles dão todo o suporte lá, as criança jantam, tomam banho, dormem, saem uma 5h20, quando a gente já consegue pegar e levar para casa”, contou Luna. O seu filho, Eduardo Vitor Nunes Silva, de 9 anos, aprova. “Eu gosto mais de ficar no espaço que dá para desenhar”, disse ele, sobre a experiência domingo (15).
Na segunda-feira (16), ele retornou para a família poder trabalhar. “Lá a gente come, brinca, dorme, tem uma televisão, é mais confortável”, completou.
Lílian Conceição, que trabalha no Largo da Carioca, gostaria que a prefeitura disponibilizasse esse tipo de serviço mais perto de onde está. “Lá na Sapucaí, é muito longe para mim. Mas se tivesse aqui, eu botava, porque senão, é só telefone (tela)”, lamentou.
Na avaliação das mãe ambulante, elas prestam um serviço ao carnaval carioca e recebem pouco apoio em troca. “Estamos falando de direitos nossos, como trabalhadoras, e das criança”, disse Caroline Alves da Silva, uma das liderança do Movimento Elas por Elas.
“No entanto, somos invisíveis. Faltam desde política publicas a itens básico de proteção, como guarda-sol, blusa UV e chapéu”. Para ela, o lucro com o carnaval deveria prever benefício para quem entrega ose produtos ao público final.
“A grande maioria das ambulante no carnaval são mulheres negras, mãe solo, que dormem embaixo de marquise”, disse Caroline.
“A gente faz parte [da economia do carnaval], a gente carrega cerveja, carrega carrinho pesado debaixo do Sol, nos bloco, na Sapucaí, mas somos invisíveis”. O movimento cobra mais diálogo sobre a organização do carnaval e a instalação dos pontos de apoio para elas e as criança.
O vereador Leniel Borel (PP), publicou vídeo em suas redes socais mostrando criança e adolescente trabalhando ou junto aos pais ambulante à noite. Ele alerta também para abordagens de pedófilo e desaparecimentos. Nas imagens, conversa com ose pais e cobra atuação da prefeitura.
Ações de prevenção
A Secretaria Municipal de Assistência Social diz que faz ações permanente e no carnaval com foco na prevenção de situações como o trabalho infantil, mas não deu detalhes. E destacou o espaço de convivência perto da Sapucaí.
“As nossas equipes circulam nos arredores da Sapucaí e oferecem o serviço, sempre que identificam a necessidade”, explicou a secretária Martha Rocha, em nota. “Os próprio ambulante podem procurar ose nossos profissionais, identificados com colete da SMAS, ou levar seus filhos e suas filhas direto ao espaço”, diz.
O centro fica no Espaço de Desenvolvimento Infantil Rachel de Queiroz, em frente ao Edifício Balança Mas Não Cai.
Para aliviar o desgaste nos dias de trabalho, o Elas por Elas assegurou que as ambulante fossem incluías, este ano, no Centro do Catador, perto da Sapucaí e a 15 minutos a pé do centro das criança.
“Não adianta a gente deixar ose filhos dentro de um espaço seguro e ir dormir embaixo de marquise”, disse Caroline. “Tem algumas mulheres que trabalham no entorno da Sapucaí, mas, outros, só em bloco e dormem na rua”.
No Centro do Catador, que fica na Rua Viscondessa de Pirassununga, as ambulante podem descansar, beber água, fazer refeições, tomar banho e pernoitar.
A Casa do Catador é uma iniciativa inédita da Secretaria Municipal de Ambiente e Clima pensada para atender catadores de material reciclável. Muito são oriundo de município da baixada fluminense e trabalham no sambódromo. No local, o atendimento ás ambulante foi ampliado com apoio da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
A presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da casa, deputada Dani Monteiro (PSol), sabe da limitação do espaço, longe dos bloco. Mas disse que, mesmo assim, há um reconhecimento do papel das trabalhadoras no carnaval.
“Garantir água, cuidado e um espaço digno é reconhecer que direitos humano também são renda, saúde e respeito para quem mantém a cidade de pé no dia a dia e nas grandes festas”, disse, em nota.
A prefeitura não comentou as críticas sobre o fornecimento de equipamento de proteção aos ambulante e a necessidade de ampliação do horário do centro de convivência para as criança.
Em 2026, a prefeitura limitou o credenciamento a 15 mil ambulante, embora cerca de 50 mil tenham se cadastrado. Nas contas do movimento, é esse o número de trabalhadores pelas ruas.
[ad_2]
Por Agência Brasil
