Itapecerica da Serra se prepara para a 3ª Caminhada da Diversidade no próximo dia 6 de julho

Ghe Santos
2 Min Read

A cidade de Itapecerica da Serra vai colorir suas ruas e levantar suas bandeiras no próximo dia 6 de julho de 2025, com a realização da 3ª Caminhada da Diversidade. O evento, que homenageia Xica Manicongo — figura histórica na resistência negra e LGBTQIA+ no Brasil colonial —, promete ser um grande ato de visibilidade, respeito e celebração da pluralidade.

Organizada pelo Coletivo LGBT Itapecerica, a caminhada conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, da Frente Parlamentar em Defesa da Diversidade e Direitos Humanos, além de coletivos e movimentos locais.

Confira a programação completa:

  • 9h00 – Concentração na Praça da Fonte
  • 12h00 – Início da caminhada pela Rua XV de Novembro
  • 13h00Hasteamento da bandeira LGBTQIA+ e início do Show de Celebração da Vida
  • 20h00 – Encerramento oficial do evento

Durante todo o dia, o público poderá acompanhar apresentações culturais, manifestações artísticas, ações de saúde e cidadania, além do tradicional microfone aberto, para quem quiser deixar sua voz ecoar contra a LGBTfobia.

Ação cidadã: Retificação de Nome para Manas e Manos Trans

Um dos destaques desta edição será o serviço gratuito de orientação para retificação de nome civil de pessoas trans e travestis, reafirmando o compromisso do evento com os direitos e a dignidade de todas as identidades.

Participação e resistência

A Caminhada da Diversidade de Itapecerica da Serra vem se consolidando como um dos atos de maior importância na região, reafirmando o direito de ocupar espaços públicos com orgulho e segurança. Além de celebrar a diversidade, o evento é um grito coletivo por respeito, políticas públicas e visibilidade.

“Não toleraremos sua ausência!” — é o recado da organização para toda a comunidade e aliados.

Para acompanhar as novidades e programação, siga no Instagram: @LGBTTITAP

Itapecerica vai ser mais uma vez território de resistência, afeto e diversidade. Participe!

Share This Article
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *