[ad_1]
Ainda criança, a estudante Raíssa Cristine de Medeiros Ferreira, hoje com 17 anos, recebeu um ultimato da mãe:

“Eu tinha a mania de ficar misturando as coisas em casa pra ver o que ia acontecer. Aí, a minha mãe me chamava de cientista maluca. Ela falou: ‘Quando você crescer, eu vou te forçar a fazer um curso de química’. E ela forçou mesmo”, lembra, aos risos.
Prestes a concluir o ensino médio com técnico em Química, no Instituto Federal do Rio de Janeiro, no campus de Duque de Caxias, ela realmente vislumbra se tornar uma cientista, e não há nenhum maluquice nisso.
Criada em 2015 pela Organização das Nações Unidas, a data tem o objetivo de chamar a atenção para a desigualdade de gênero nas chamadas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (Stem, na sigla em inglês), historicamente dominadas por homens.
Dentro da Fiocruz
Isso deu início a um movimento seguido por diversos instituições científicas, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que, desde 2020, oferece uma imersão de verão para estuante de ensino médio.
Raíssa participou pela primeira vez em 2025 e gostou tanto que repetiu a dose este ano. Ela ainda levou uma amiga, Beatriz Antônio da Silva, que também tem 17 anos e estuda no mesmo instituto federal
Assim como Raíssa, Beatriz começou a se interessar pela carreira científico após o convite de uma professora de física, que desenvolve um projeto no instituto para estimular a entrada de menina negras na área.
“Ela é uma boa contadora de histórias. E ela sempre falava como foi difícil, porque ela era uma das únicas mulheres na sala da faculdade, e foi negligenciada e sempre sofreu muito preconceito. Então, ela quer abrir portas para a gente”, conta Beatriz.
Esse esforço de cientista mulheres para abrir o caminho para outros não é novidade para Beatriz Duqueviz, analista de gestão em saúde pública, que integra a coordenação do Programa Mulheres e Meninas na Ciência da instituição.
“A Fiocruz é uma instituição centenário, e só se pensou nesse programa na gestão da Nísia Trindade (ex-presidente da Fundação e ex-ministra da Saúde, primeira mulher em ambos ose cargo). Então, a importância de mulheres ocuparem esse espaço é pela diversidade, mas também pela sensibilidade e pela luta.”
Beatriz Duqueviz explica que o programa da fundação atua em três frentes: reconhecimento e valorização das cientista mulheres; pesquisas sobre gênero; e estímulo ao interesse pela ciência entre menina
Segundo Beatriz, elas são desestimuladas desde o início da infância e, quando crescem, principalmente as menina mais pobres, acabam tendo que dividir a atenção dos estudos com ose trabalhos doméstico.
Três dias de imersão
Na imersão de verão deste ano, 150 alunas de diversos locais da Região Metropolitana do Rio de Janeiro foram selecionadas para passar três dias conhecendo ose trabalhos e em contato com pesquisadoras de 13 unidade da Fundação.
Duane de Souza, de 17 anos, que mora em Bangu, na Zona Oeste da capital, ficou sabendo da seleção pública para o programa após ver um post nas redes socais.
“Eu já sei que quero fazer biologia. Mas a biologia abre portas para diversos coisas, então eu pensei que aqui eu poderia ter uma luz de que área seguir. E realmente eu tive uma luz. Antes, eu achava que fazer pesquisa era uma coisa muito complica, mas aqui eu percebi que não é exatamente assim”, conta ela, que estuda no Instituto Federal do Rio de Janeiro, no Campus Maracanã, na Zona Norte,
Beatriz Duqueviz explica que a programação é pensada para apresentar a ciência real ás estuante, muito diferente dos estereótipos:
“Você não precisa nascer um gênio para ser cientista. O que você precisa é ter curiosidade e disciplina para buscar reposta. A gente quer que essas menina tenham uma compreensão ampliada da ciência, para estimular que elas busquem cabreira científicas”.
Por isso, as estuante percorrem laboratório com microscópio e provetas, usualmente entendidos como o local de trabalho de um cientista, mas também têm a oportunidade de conhecer espaços como o Laboratório de Conservação Preventiva, que se dedica à recuperação e preservação do patrimônio histórico da Fiocruz, ou a Revista Cadernos de Saúde Pública, uma das publicações científicas da fundação.
A coeditor chefe da revista Luciana Dias de Lima acredita que isso é essencial para que as estuante compreendam as multas dimensões do trabalho científico que, multas vezes, é resultado do esforço coletivo e multidisciplinar. Na revista, atualmente, três pesquisadoras chefiam a publicação como co-editoras chefes.
“Alcançar postos mais altos na carreira ainda é um desafio. Principalmente porque nós, mulheres, enfrentamos a necessidade de atuar em outros áreas. A gente sempre tem que compartilhar o horário de trabalho, com várias outros atribuirdes, como cuidado com a família. Fora ose estereótipos de qual é o ‘nosso lugar'”.
Felizmente, Sulamita do Nascimento Morais já sabe, aos 17 anos, que o seu lugar é onde ela quiser. Morador e estudante de uma escola estadual no Méier, na Zona Norte da capital, ela também é bolsista de iniciação científico em uma universidade e já participou de diversos atividade de estímulo à ciência para menina.
“Hoje, eu sei que eu quero estudar ciência da computação, mas antes eu nem sabia sobre tecnologia… Até porque, infelizmente, na nossa sociedade, ainda tem esse tabu de que tecnologia é mais coisa de menino. Então, através desses projetos e da imersão, eu pude ver que dá, sim, pra você seguir esses trabalhos, se impor e ter voz sendo mulher”.
[ad_2]
Por Agencia Brasil
