Grupo da USP leva ciência às crianças com artigo sobre os primeiros mil dias de vida – Jornal da USP

Artigo de pesquisadores da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da USP foi publicado na revista “Frontiers for Young Minds”, contando com a revisão de jovens entre oito e catorze anos de idade

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Montagem com pedaços de um artigo científico publicado na internet para crianças com ilustrações e textos
Artigo científico para o público infantil é revisado por jovens – Foto: Reprodução/ Frontiers Young Minds

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s artigos científicos desempenham um papel fundamental no registro e na disseminação dos resultados de pesquisas, contribuindo para a expansão da literatura acadêmica. No entanto, um grupo de pesquisa da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP está inovando nesse campo ao desenvolver artigos voltados para o público infantil e jovem, ampliando o alcance e a acessibilidade da ciência.

Essa iniciativa já resultou na publicação de um artigo sobre regeneração dentária, que pode ser acessado neste link. Agora, a doutoranda e participante do grupo, Juliana Gonçalves de Lima, apresenta um novo trabalho: Como os primeiros mil dias de vida podem moldar a saúde futura de uma criança?, publicado na revista Frontiers for Young Minds. Essa revista tem a proposta de aproximar crianças e cientistas, oferecendo conteúdos científicos em uma linguagem mais acessível, complementados por ilustrações e gráficos. Além disso, jovens entre oito e catorze anos revisam os artigos antes da publicação, fornecendo feedbacks para melhorar a clareza e a compreensão do material.

Juliana Gonçalves de Lima e Francisco Wanderley Garcia de Paula-Silva – Foto: Divulgação/FORP USP

O professor da Forp e líder do grupo de pesquisa Biologia do Desenvolvimento e Saúde Infantil, Francisco Wanderley Garcia de Paula-Silva, destaca a importância de despertar o interesse pela ciência desde cedo: “Quando o conteúdo é apresentado de forma clara e envolvente, as crianças se sentem incentivadas a explorar, fazer perguntas e desenvolver uma curiosidade natural sobre o mundo em que vivem”. Segundo ele, esse contato precoce é essencial para o desenvolvimento de habilidades críticas e analíticas, fundamentais para a formação pessoal e cidadã ao longo da vida.

Paula-Silva enfatiza que a publicação de materiais científicos voltados para crianças e jovens contribui para a alfabetização científica e reforça a necessidade da compreensão de conceitos científicos na sociedade contemporânea. “Essa iniciativa facilita o aprendizado das principais áreas do conhecimento e também ajuda a formar cidadãos informados, capazes de tomar decisões fundamentadas em evidências científicas, como em questões relacionadas à sua própria saúde”, explica.

Além do impacto na educação infantil, o professor destaca que esses artigos podem ser ferramentas valiosas para escolas, pais e educadores. “O artigo traz informações essenciais sobre como as experiências e o ambiente influenciam a saúde e o desenvolvimento das crianças. Ao abordar aspectos como nutrição, cuidados adequados e a importância de um ambiente saudável, ele auxilia pais e professores a compreenderem melhor seu papel na formação das crianças”, ressalta.

Trechos do artigo disponível on-line – Foto: Reprodução/ Frontiers Young Minds

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Dessa forma, embora se diferencie da literatura acadêmica tradicional, que tem como foco principal a apresentação meticulosa de dados e análises aprofundadas, os artigos científicos com abordagem educacional voltados para crianças exercem um papel fundamental na formação do pensamento crítico e na construção de uma base de conhecimento científico desde a infância.

O trabalho ainda contou com a participação da cirurgião-dentista e pesquisadora Maya Fernanda Manfrin Arnez. Confira o artigo neste link.

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*Estagiário sob supervisão de Rose Talamone

 

Por jornal.usp

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