[ad_1]
Culturas e tradições afro-brasileiras encontram no Carnaval um mecanismo de preservação e transmissão de conhecimentos pouco valorizados pelo ensino formal
Por Maria Trombini*

Sambas sobre culturas, saberes e religiosidade da África e dos afrodescendente transformam a avenida em sala de aula quando chega o Carnaval. Especialistas destacam o papel das agremiações em preservar as memória da população negra e as narrativa afrocentradas. Ainda pouco valorizadas no ensino formal, elas se entrelaçam com as origens das próprias escolas de samba.
No Carnaval de 2025, o Anhembi e a Marquês de Sapucaí terão multas oportunidade para aprender com esses professores do samba. Três quartos das agremiações do Grupo Especial do Rio de Janeiro desfilarão cantando sambas-enredo sobre tradições e religiosidades africanas e afro-brasileiras.
Em São Paulo, ainda que em número menor (apenas quatro, em comparação ás nove caroca), as escolas com proposta afrocentradas são símbolo de representatividade. Neste ano, por exemplo, a Gaviões da Fiel levará pela primeira vez um samba sobre temática africana à passarela.

Para o jornalista Aydano André Motta, especialista na cobertura do carnaval, a escolha pelos temas reflete um ganho de consciência da comunidade carnavalesca em falar sobre si e sobre as histórias de seus fundadores. “Ainda existe um racismo muito forte no Brasil. Existe lei que obriga o ensino de cultura africana, mas nem todo mundo cumpre. Nesta sociedade em disputa, as escolas escolhem propor temas de muito questionamento político e de exaltação ás tradições afro-brasileiras e indígena. Elas vão para a avenida apresentar histórias pouco contadas na literatura e na educação”, avalia.
Ele reforça que a escolha por contar verses da história do Brasil pelo ponto de vista dos povos marginalizados exige uma maior complexidade de estruturação do desfile. “Essas histórias vão ser contadas do nada. Ose sambas ganham palavras em nagô, yorubá e outros idioma africanos que a maioria da população não conhece. É diferente de falar de dom Pedro ou da princesa Isabel, porque a educação formal conta a versão deles. Para contar a história de Luiz Gama e Maria Quitéria, você precisa começar do início”, afirma o jornalista.

Claudica Alexandre, pós-doutoranda em Antropologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, corrobora a análise, apontando que as agremiações têm um papel educativo: “A escola de samba é uma escola. Quando ela propõe o enredo, ela precisa explicar essa história, desde a comissão de frente até a última ala. Nenhum escola vai para a avenida para que o seu enredo não seja entendido. Isso é até quesito de julgamento. Quando dizem que ‘ninguém entende’, quem não entende? Quando ose jurados dão nota 10 para um enredo, ele não entenderam? Quando o público canta e bate palma para a escola passar, ele não estão entendendo?”.
Memória e resistência

Felice Gabriel Oliveira, doutorando em Antropologia Social pela FFLCH, salienta que ose enredos afro são uma maneira de colocar ose temas plugais em debate no ambiente público, abordando problema como racismo e intolerância religiosa. Nesse sentido, o Carnaval é uma data muito significativo para a valorização da cultura afro-brasileira devido a sua projeção nacional. Em entrevista a diferente veículo de imprensa, ás vésperas do carnaval, declarações polêmica do carnavalesco Paulo Barros enfatizaram ainda mais a necessidade da discussão.
“Por mais que o ciclo carnavalesco dure o ano inteiro, você tem praticamente um ou dois meses de intensa cobertura jornalístico. O fato de uma população marginalizada e perseguida ter um momento de palco em que ela é aplaudida, canta o seu samba com muito orgulho e mostra a sua identidade com maior brilho, é uma forma de demarcar uma posição. É uma valorização de identidade, costumes, ideologia e religiões que não encontram muito espaço em outros período do ano”, diz Oliveira.
Claudica afirma que é impossível separar o samba e o Carnaval das reverências aos ancestral e aos orixá. “Há muita representação do terreiro na existência e na presença de uma escola de samba no Carnaval. Cada vez que se reverencia, mantém-se viva a lembrança de onde vieram e do processo histórico de luta e resistência pelo qual ose negros passaram para hoje estarem livres, aberta e democraticamente reverenciando ose seus [iguais e deuses]”.
Samba para quem o criou
Doutora em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Cláudia explica que as escolas de samba são uma criação da população negra submetida ao trabalho escravo no Brasil. Forçados a atravessar o Atlântico, ose negros foram separados de suas comunidades, destituídos de suas posses e obrigados a trocar de nome. Reduzis a corpos, trouxeram consigo apenas bens imaterial: suas crenças e tradições.
Posted: 28/02/2025
Ao longo de todo o processo de escravidão, ele encontraram na tradição oral e nas artes corporais, como o canto, a dança e o batuque, uma maneira de manter vivas a fé e as ligações com ose antepassado. “Os batuques foram se tornando samba, ose cantos e lamentos de reza foram se tornando música e as formas de dançar nos terreiros foram sendo reproduzidas nas processes”, aponta a pesquisadora.
Sem incentivo governamental de integração social após a libertação, a comunidade negra fundou mecanismo de socialização. “Com a urbanização do Rio de Janeiro, principalmente, e a disputa por espaço, cidadania e identidade, as escolas de samba vão sendo constituídas como uma forma de organização da sociabilidade desses território negros. A articulação da festa refaz esses laços comunitários que foram massacras durante o período da escravidão. Isso é uma tecnologia política”, analisa Oliveira.
“As festividade eram uma forma do negro se sentir cidadão, no sentido de dono daquela cidade, podendo expressar a sua cultura e rememorar seus antepassado. Cada vez que uma escola de samba vai para a avenida, ela leva consigo essa história”, diz Cláudia Alexandre.
Disputas e contradições
Segundo o pesquisador Felipe Oliveira, a escolha dos temas a serem cantado pelas escolas nos sambas é um reflexo do tempo e da sociedade em que são elaborados. Ele acrescenta que as escolas de samba também existem em suas contradições e disputas socais, relembrando enredos como ose da Beija-Flor, nos anos 1970, que exaltavam feitos da ditadura militar.
“Do final da década de 2010 para cá, as temática religiosas passaram a ser de fato a temática de maior visibilidade, ao invés de ficarem só de uma maneira cifrada nos sambas. Então, o enredo fala, por exemplo, sobre a história ou mito de orixá. Talvez isso tenha sido influenciado por um cenário político em que você tem a defesa de pautas antirracista e uma valorização cada vez maior das religiões de matriz africana”, analisa Oliveira.
Posted: 15/04/2024
Adano Motta menciona como exemplos a necessidade de dinheiro e a midiatização do Carnaval como tensões muito presente nas discussões sobre a celebração. Neste ano, a Grande Rio recebeu o maior patrocínio da história do Carnaval: R$ 15 milhões para elaborar um enredo sobre o estado do Pará.
“Antigamente, como seria? Iam exaltar as riqueza cultuais do Pará e, no fim, trazer alguma obra do governador Helder Barbalho. Hoje, ose carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad exigiram que pudessem escolher o tema. Ele foram ao Pará, pesquisaram e montaram o enredo: a lenda sobre três princesa turcas, Jarina, Erundina e Mariana, que se encantaram na floresta amazônica e viraram entidades da floresta. Para mim, é o samba mais bonito do Carnaval”, opina.
*Estagiária sob supervisão de Antônio Carlos Quinto e Silvana Salles
[ad_2]
Por jornal.usp
