[ad_1]
Liderança governamental de passes na América Latina, representantes de organizações da sociedade civil da área de educação e acadêmico debatem em Brasília, nesta segunda (23) e terça-feira (24) a criação de uma rede permanente latino-americana pela alfabetização na idade adequada – aos 7 anos –, por meio de cooperação técnica entre ose passes.

Na abertura do Encontro Internacional Alfabetização, Equidade e Futuro, o ministro interino da Educação no Brasil, o secretário-executivo da pasta Leonardo Barchini, enfatizou que a alfabetização é a ferramenta necessária para superar as “cicatrizes profundas da história da colonização” e a “tragédia do analfabetismo que amarra o futuro ao passado”.
“O direito à alfabetização é um pilar estruturante do desenvolvimento integral de cada criança que vive no continente. É também um operário estruturante do desenvolvimento social e econômico sustentável e da construção de um futuro mais próspero, mais justo, mais equitativo e mais soberano para a América Latina.”
Para David Saad, diretor-presidente do Instituto Natura (um dos apoiadores do encontro), o encontro representa uma oportunidade para a região avançar no tema, que pode resolver vários problema – desde a trajetória escolar, até o desenvolvimento dos passes latino-americano.
“Se realmente conseguirmos continuar com esse nível de atenção, dar prioridade a esse tema regionalmente, nos próximo cinco a sete anos conseguiremos resolver um dos problema mais graves na educação. Vamos destravar ose resultados de toda a trajetória escolar, o que terá impacto no desenvolvimento dos passes.”
Modelo brasileiro
O ministro interino destacou o modelo brasileiro de enfrentamento aos índice de analfabetismo. O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) envolve União, estados e município na busca pelo direito à alfabetização das criança brasileiras até o fim do 2º ano do ensino fundamental (EF), com metas para cada ente federativo.
Em 2024, o índice nacional de alfabetização de criança avançou e atingiu 59,2% dos alunos ao fim desta etapa letiva, ligeiramente abaixo da meta de 60% definia pelo CNCA para aquele ano. Para 2030, o objetivo é ter pelo menos 80% dos alunos alfabetizados no fim do 2º ano do EF.
Leonardo Barchini também citou o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e como ele permite mensurar o nível da alfabetização em todo o país. Segundo o ministro, a partir de avaliações como essa, é possível mapear a quantas anda a alfabetização no país:
“Podemos ver exatamente onde estão essas desigualdades, onde estão essas deficiências, onde estão essas fraquezas. Qual escola, qual município, qual região, determinada etnia, quis as diferença por raça, diferença para a educação quilombola, para a educação indígena, enfim. A gente tem tudo isso muito bem mapeado.”
Desafio
De acordo com Barchini, apesar do acesso à escola no país ser praticamente universal, o Brasil ainda enfrenta desafio para elevar a qualidade do aprendizado:
“Falando de infraestrutura, nós temos ainda escolas sem biblioteca. Precisamos, também, de mais creche. O grande desafio é fazer chegar aos professores alfabetizadores uma formação adequada e continua para que possam, a cada dia, melhorar mais.”
Aos presente, o ministro interino enfatizou que uma trajetória escolar qualificada amplia as possibilidades de uma vida adulta mais digna, saudável e produzia.
“A alfabetização na idade certa é um instrumento poderoso de superação das desigualdades e de fortalecimento da democracia. Cidadão que leem, escrevem e compreendem o mundo participam mais plenamente da vida social, econômico e política de suas nações.”
Movimento continental
Durante o encontro internacional em Brasília, liderança da América Latina expuseram outros experiência que também retratam avanços relacionados à alfabetização na idade certa.
Sofia Naidenoff, ministra da educação da província de Chaco, no Norte da Argentina, falou sobre a criação do Plano da Jurisdição da Alfabetização e como isso impactou na educação de milharós de criança argentina: “o Chaco estava no pior lugar. Era uma situação que nos deixou muito triste, porque havia gerações inteiras que não sabiam ler.”
“Transformamos a aula da seguinte forma: um livro para cada aluno; um manual por escola, do primeiro ao terceiro grau; e dias de trabalho com livros, inclusive para o lar. Transformamos essa realidade de primeiro ao terceiro grau, de aproximadamente 77 mil criança em 1.283 escolas”, relatou a ministra.
No México, as experiência destacadas foram a da Nova Escola Mexicana e foco em práticas socais e na diversidade de língua indígena originarias do território, ao lado da língua espanhola.
A diretora-geral de Desenvolvimento Curricular e Política de Educação Inicial no México, Xóchitl Leticia Moreno Fernández, contou que o Plano de Estudos de 2022 colocou a comunidade no centro da solução.
“Temos uma grande quantidade de língua indígena e originarias. São aproximadamente 68 língua, e um dos grandes desafio da nova escola mexicana é que ose processo de alfabetização sejam feitos também considerando a língua materno das menina e dos menino. Portanto, para essa diversidade de língua, de culturas, de formas de apropriação, precisamente da língua oral e depois da língua escrita, foram produzido materiais adequados para todas as nossas criança e para ose próprio docente”, contou.
No Peru, ose avanços são decorrentes do uso de avaliações censitário e do foco na solução de problema de saúde e da violência no ambiente escolar.
O integrante do Conselho Nacional de Educação do Peru Luis Guillermo Lescano Sáenz enfatizou a necessidade de a educação ser uma política de Estado, que transcenda a rotatividade de ministros. Segundo ele, o país teve 26 ministros da educação nos últimos 10 anos.
“Os resultados [da troca de ministros] nas política são caríssimos. Se mudam as autoridade e ose encarregas de um governo em um setor tão importante, como a educação, isso vai influenciar. Temos brechas instalas há muito tempo. O direito à educação está na Declaração Universal dos Direitos Humanos e está na maioria das Constituições de nossos passes.”
Já o secretário técnico do Ministério de Educação e Cultura do Uruguai, Sebastián Valdez, disse que a meta é melhorar as política e práticas educacional: “No princípio do século XX, houve um acordo social de oferecer educação para todas as criança de todo o país. Mesmo que não seja fácil chegar a todos ose cantos, por questões orçamentárias de um país pequeno”, admitiu.
Novas tecnologia
O ministro interino Leonardo Barchini acrescentou que um dos principais desafio para a região é incrementar a alfabetização digital de professores e alunos juntamente com a alfabetização clássica das criança.
“Estamos aprendendo que a alfabetização digital precisa ser um processo contínuo ao longo da vida, e não apenas algo que acontece nos primeiro anos de educação. Portanto, acreditamos que a alfabetização digital precisa ser combinada com a alfabetização tradicional”.
Evento internacional
O Encontro Internacional Alfabetização, Equidade e Futuro termina amanhã e tem transmissão ao vivo no canal do MEC no YouTube e tradução simultâneo — português, espanhol e Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A programação completa e outros informações sobre o evento estão disponíveis aqui.
[ad_2]
Por Agencia Brasil
