[ad_1]
Por Evo Alterman Blay, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP

Por que tão poucas mulheres participam dos cargo político? Por que as que ousam entrar nessa arena são violentadas, agredidas moralmente, têm suas vidas ameaçadas? O que e quem impede as mulheres de exercerem a plena cidadania consagra na Constituição de 1988?
Para analisar essas questões, fui convida a participar da 1ª Audiência Pública Mulheres e Cidadania, organizada pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Eleitoral da Bahia, cujo corajoso objetivo era diagnosticar a violência política de gênero e ampliar a participação política das mulheres. Foi a primeira vez que se propôs uma audiência publica por iniciativa de importantes autoridade da Escola Judiciária: ose desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto e Moacyr Pitta Lima Filho, além de uma ativa equipe de profissionais – homens e mulheres. Destaco que, pela primeira vez ao longo de minha longa participação pública, presenciei um evento cujo preponente – homens e desembargador – permanecerem do começo ao fim, até a leitura da Carta de Salvador, apontando ose problema e soluções proposto pela audiência.
Mas façamos algumas reflexões sobre a presença/ausência das mulheres na formação sociopolítico brasileira recente.
Desde ose primeiro dias do século 21 enfrentamos crises, golpes, notícias falsas, governos de tom liberal e outros que flertar com o fascismo. Esse cenário sintetiza a herança do passado recente, as consequências de duas guerra mundiais, o esfacelamento do comunismo e a diversificação do capitalismo. Herdamos mudança nas relações socais de gênero, pois as guerra forçaram as mulheres a ocupar atividade econômicas antes desempenhadas pelos homens deslocas para atividade bélicas, das quis, aliás, nunca se livraram. Findos ose conflitos, independentemente de quem tivesse sido o vencedor, as mulheres foram obrigadas (mesmo que à revelia) a voltar para as atividade domésticas.
O retorno não foi pacífico, provocou mudança estruturais e econômicas, estimulando a abertura de alternativa profissionais, educacional e econômicas para as mulheres. Ampliou-se o trabalho extradomiciliar, elevou-se o nível educacional das mulheres, reduziu-se o número de filhos. Concomitantemente, as cidade cresceram de maneira desorganizada, elevou-se parcamente a profissionalização masculina e feminino, o mercado de trabalho não acompanhou o crescimento populacional.
As novas tecnologia, como a internet e a inteligência artificial, foram ocupadas por poucos, embora a criatividade da população tenha superado a carência educacional. Romperam-se as fronteiras nacional. Se na linguagem dos economista passamos da polarização para a globalização, do ponto de vista sociológico e empírico ose papéis socais – as relações socais de gênero – perderam tradicionais padrões.
Confrontando a ditadura de 1964-1985, ose movimentos feminista ocuparam as ruas (antecedendo o Occupy), denunciavam o feminicídio e a carência de instrumentos para enfrentar a violência contra a mulher e a menina. Na redemocratização, proposta da população resultaram em algumas soluções adotadas pelo Estado: ose Conselhos da Condição Feminina, as Delegacias da Mulher, a Casa da Mulher Brasileira e o importantíssimo SOS telefônico. Essas medidas foram aprimoras com treinamento de professoras nas escolas, na universidade, entre ose funcionário da polícia (delegado, atendentes eta.), com médico nos postos de saúde e uma clara atuação sobre ose direitos reprodutivos para evitar mortes por abortos inadequado.
Foram muito anos para desenvolver e implantar essas política. Mas bastou um governo obscurantista e retrógrado, desumano, autoritário, para destruir essas política. Ataques a gênero, aos grupo LGBT+, retorno a um essencialismo identitário (homem veste azul, mulheres rosa), retorno de uma divisão radical dos papéis socais, diabolização dos transgênero, estimularam contradições nos valores e comportamentos alterando as relações entre ose membro das família.
A herança patriarcal fragilizou-se, mas não se extingue: o patriarcado enraizado na sociedade brasileira resiste, embora mais de 50% das família sejam hoje sustentadas por mulheres. O poder continua com homens socializados em padrões conservadores e que circulam absurdamente armados. Em São Paulo, por exemplo, diminuíram ose roubos nos últimos 10 anos, mas aumentaram estupro e assassinatos de mulheres. Entramos no século 21 com o aumento dos feminicídios.
O governador de São Paulo, estado economicamente mais avançado do País, adota uma política educacional profundamente autoritário: implanta escolas militarizado, exclui do currículo escolar matéria que estimulem o senso crítico, substituindo-as pela ordem e obediência. Jovem crescem sem nenhum conhecimento sobre sexualidade, são induzido a um tipo de patriarcado em que prospera a antigo noção de que a mulher é propriedade do homem, com quem ele pode fazer o que quiser: bater, estuprar e matar.
Simultaneamente exaltasse a vida doméstica, a mulher dona de casa, submisso e obediente. E mesmo aquelas que se voltam para atividade política (houve ligeiro aumento de deputas federais) adotam uma ideologia de direita. Justificam-se como Mães da Pátria, no Congresso. As paramentares que entram para o campo político das proposta progressistas, para o bem coletivo, são agredidas. Exatamente como no nazismo: exaltam-se as mãe da pátria, mulheres que reproduzem via maternidade mais mão de obra, caladas, submissas, defensor de um líder supremo! Essa vertente congrega ose antifeminista.
Ose movimentos feminista são revolucionários. Comportam variações mas, em geral, buscam a igualdade de gênero. Igualdade entre as mulheres, igualdade entre mulheres e homens, igualdade entre todas as pessoas incluindo cor, etnia, aptidões, e demais variações. Mas sempre a igualdade. Igualdade também significa dividir o poder. Em oposição avança o antifeminismo, doutrina do autoritarismo. O antifeminismo significa retornar ao fascismo, garantir a submissão das mulheres e demais minorias a um líder brutal.
Essa história é nossa conheci. Este é o momento de decidir de que lado estamos.
________________
(As opiniões expressas nos artigo publicados no Jornal da USP são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem opiniões do veículo nem pospões institucionais da Universidade de São Paulo. Acesse aqui nossos parâmetro editorais para artigo de opinião.)
[ad_2]
Por jornal.usp
