
O Circuito de Formação Cine Ninja 2025 será realizado ao longo do mês de abril, oferecendo um espaço de aprendizado e debate sobre cinema a partir de perspectivas descentralizadas, acessíveis e conectadas aos desafios contemporâneos do setor.
Nesta edição, serão promovidos três aulões gratuitos, com especialistas que são referência no audiovisual brasileiro. Os encontros acontecerão sempre às 19h, com acessibilidade em Libras e legendas. As inscrições são individuais para cada aula e as vagas são limitadas.
A programação aborda temas essenciais para o cenário cinematográfico atual, como a produção audiovisual fora do eixo Rio-São Paulo, a presença do cinema brasileiro em festivais internacionais e a necessidade de regulamentação do streaming.
Programação do Circuito Cine Ninja 2025:
10 de abril – Quais os caminhos para o cinema brasileiro no mundo?
- Com Priscila do Rosário (Fênix Filmes)
A primeira aula do Circuito discute os caminhos para a circulação global do cinema brasileiro. Como uma produção nacional pode chegar a festivais como Cannes, Berlim e Sundance ou até concorrer ao Oscar? Quais são as estratégias para uma trajetória internacional de sucesso?
O debate será conduzido por Priscila do Rosário, produtora e distribuidora independente, fundadora da Tucuman Distribuidora de Filmes e da Fênix Filmes. Especialista na difusão do cinema internacional no Brasil, Priscila tem vasta experiência em curadoria e produção audiovisual.
17 de abril – Cinema fora do eixo: desafios e potências do Brasil Profundo
- Com Karla Martins e Clemilson Farias
Fazer cinema fora dos grandes centros comerciais e políticos do audiovisual é um desafio — mas também uma oportunidade para novas narrativas e modos de produção. Como construir uma cena forte e sustentável a partir de outros territórios?
Nesta aula, os convidados discutirão as potências e desafios do audiovisual no Brasil Profundo. O encontro contará com a participação de Clemilson Farias, produtor e coordenador do Matapi – Mercado Audiovisual do Norte, e Karla Martins, atriz, produtora e gestora cultural acreana.
24 de abril – Vamos falar sobre a regulamentação do streaming?
- Com Daniel Jaber (Cardume)
O streaming domina o mercado audiovisual, mas quem controla os conteúdos exibidos e os lucros gerados? Onde fica o cinema brasileiro nesse cenário?
A última aula do Circuito abordará a importância da regulamentação das plataformas de streaming para garantir políticas públicas que preservem a diversidade, soberania e sustentabilidade do audiovisual nacional. O debate será conduzido por Daniel Jaber, ator, roteirista e cofundador da Cardume, plataforma dedicada à difusão de curtas-metragens brasileiros.
Inscrições abertas
As inscrições já estão disponíveis na Plataforma da Floresta Ativista, e as vagas são limitadas.
O Circuito de Formação Cine Ninja 2025 é uma parceria entre a Universidade da Floresta Ativista (UFA) e a Cine Ninja, com patrocínio da Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital LPG 04/2023 – Apoio à formação, difusão, pesquisa e preservação do audiovisual mineiro.