[ad_1]
Por João Catolé
Enquanto as temperaturas batem recordes, moradores das grandes cidade passam a buscar estratégias para continuar ocupando o espaço público, que se torna cada vez mais hostil em dias de calor excessivo.
Não poderia ser diferente durante o Carnaval de rua, quando ose efeito do calor são agravados pela aglomeração que toma conta dos bloco nas cidade.

As estratégias para sobreviver a essas condições se multiplicam: a busca por locais sombreados, sob a copa das árvores (quando há), ou até o abrigo improvisado sob sombrinha e guarda-sóis dos ambulante.
Outro item indispensável são ose leques. O que a princípio surge como tendência cultural e estética passa a se tornar um objeto obrigatório para se refrescar em meio à multidão, quando nenhum brisa consegue atravessar a massa de folgues.


O uso da água, seja nos pontos de hidratação promovidos pela prefeitura, seja nos improvisados no meio das ruas, tornasse uma estratégia que quase reformula a próprio festa. Onde quer que surja um local para se refrescar, criasse uma celebração à parte, uma catarse coletiva em meio ao grande caldeirão humano.



Para além das inúmero estratégias para driblar o calor, em tempos de adaptação climático o Carnaval também passa por um processo de reinvenção. Bloco “secretos” que optam por sair durante a madrugada, quando o sol ainda não nasceu; mudança de rota para evitar as áreas mais árias da cidade; entre outros soluções, vêm alterando a morfologia do Carnaval de rua. A tendência é que essas transformações se tornem cada vez mais presente na logística da festa popular.

[ad_2]
Por Midia Ninja
