
Mini trena simboliza o afeto que não se mede em campanha da Acipi neste Dia dos Pais – Crédito: Divulgação
Amor se mede? Se sim, seria com tempo, presença ou cuidado? Inspirada na ideia de que algumas grandezas não cabem em números, a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) leva às ruas, nos dias que antecedem o Dia dos Pais, mais uma etapa da campanha O Presente que Conecta – desta vez, com o mote Meu Maior Exemplo. A iniciativa contempla a distribuição gratuita de chaveiros com mini trena como forma de homenagear os pais e figuras paternas, unindo simbolismo e utilidade para valorizar a data. A ação será realizada nesta quarta (6) na Vila Rezende (avenida Rui Barbosa), na quinta-feira (7) no Piracicamirim (avenida Dois Córregos) e na sexta-feira (8), no Centro, nas ruas Governador Pedro de Toledo, Rangel Pestana e XV de Novembro, sempre das 10h às 13h
Com o objetivo de incentivar o gesto de presentear e, ao mesmo tempo, estimular o movimento no varejo local, a proposta reforça os vínculos familiares e reafirma o papel da Acipi como promotora do desenvolvimento econômico regional. A ação contempla diferentes configurações de vínculos afetivos, alcançando pais de distintas idades, avôs que exercem a paternidade, filhos adotivos e pais de pet. O brinde – um chaveiro com mini trena – está alinhado ao mote da campanha Amor sem medida e simboliza um gesto prático, acessível e carregado de significado, com potencial para ser utilizado no cotidiano ou entregue como lembrança a uma figura paterna. Cada item será entregue acompanhado de um folheto com mensagem institucional sobre a data e a entidade.
A ação dá continuidade à proposta iniciada no Natal de 2024 e já retomada em outras datas relevantes do calendário comercial, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados. Em comum, todas as campanhas buscam gerar conexões entre consumidores e lojistas, sensibilizar o público e valorizar o comércio físico, com ações presenciais nas ruas da cidade.
Segundo o presidente da Acipi, Mauricio Benato, a entidade reafirma seu compromisso com o setor ao promover iniciativas que dialogam com o simbolismo das datas comemorativas e fortalecem o varejo.
“Nosso objetivo é contribuir para que datas como o Dia dos Pais ganhem ainda mais significado, tanto para os consumidores quanto para os lojistas. A Acipi atua de forma ativa para estimular o comércio, aproximar a população das lojas e valorizar os sentimentos que motivam o ato de presentear”, afirmou.
PROGRAMAÇÃO – Ação Meu Maior Exemplo
Sempre das 10h às 13h
06/08 – Vila Rezende – Avenida Rui Barbosa
07/08 – Piracicamirim – Avenida Dois Córregos
08/08 – Centro – Ruas Governador Pedro de Toledo, Rangel Pestana e XV de Novembro
Programação sujeita a alterações. A distribuição gratuita dos brindes ocorre conforme disponibilidade de estoque. Para mais informações, acompanhe os canais oficiais da Acipi.
PESQUISA – Levantamento realizado pela empresa Olhar Público em parceria com a Acipi indica que os pais serão presenteados pela maioria dos filhos, e que as lojas do Centro estão entre principais opções de compras pelos consumidores. O levantamento aponta que a maioria dos entrevistados pretende gastar até R$ 200,00, priorizando presentes como roupas e acessórios (46,6%), perfumes (19,9%) e calçados.
A pesquisa ouviu 400 pessoas de diferentes regiões de Piracicaba e mostra que, junto com o crescimento do comércio eletrônico e da consolidação dos corredores comerciais dos bairros, o Centro segue como principal destino para as compras, escolhido por 37,9% dos consumidores. Em seguida aparecem o e-commerce (34,5%) e os comércios dos bairros (23,3%).
O levantamento também revela que 52% dos entrevistados fazem questão de presentear na data. Quanto ao valor, 35,9% pretendem gastar até R$ 200,00; 32%, até R$ 100,00; e 15,5%, até R$ 50,00. Um grupo menor (11,7%) planeja ultrapassar os R$ 200,00. Em comparação com 2024, a maioria afirmou que deve gastar o mesmo neste ano, enquanto 20,9% declararam que pretendem gastar mais.
A pesquisa também avaliou a percepção dos consumidores sobre o comércio local: 36% atribuíram nota 10 à estrutura, 30% deram nota 8 e 11%, nota 7. Apenas 1,5% deram nota mínima. Quanto à forma de pagamento, 62% ainda não decidiram, 20% têm dinheiro reservado e 13% afirmaram que irão parcelar.
Por G1