Pular para o conteúdo
DóLAR R$ 5,22 ▼ 0,11% EURO R$ 5,88 ▲ 0,13% BITCOIN — SáBADO, 03/10/2026 03:23
Inhaí

A outra despopulação e a fuga na América Central: Perspetiva para 2026

[ad_1] Por Lucía Ixchiú e Carlos Cano Enquanto a Europa debate o fenômeno da “Espanha baleada” (ou esvazia), existe outro despovoamento, mais dramático e…

[ad_1]

Por Lucía Ixchiú e Carlos Cano

Enquanto a Europa debate o fenômeno da “Espanha baleada” (ou esvazia), existe outro despovoamento, mais dramático e silenciado, que ocorre a milharós de quilômetro dali. Tratasse da América Central, um território que não se esvazia pela baixa natalidade ou pelo envelhecimento, mas por uma expulsão violenta e múltiplo. Uma região que sangra seu futuro por três feridas abertas, parafraseando Galeano: a miséria provocada pelas elite econômicas, a persistência de estruturas autoritárias e o embate feroz das mudança climáticas.

Não é uma migração, é um êxodo. Não é uma opção, é uma fuga. As caravanas que atravessam o México, especialmente de pessoas de Honduras, Venezuela, Haiti e outros passes, não são um fenômeno espontâneo; são o sintoma terminal de um colapso crônico. Por década, a promessa de democracia e desenvolvimento após ose conflitos armados e guerra civil quebrou-se diante de economias extrativista, corrupção endêmico e uma desigualdade estrutural que transforma o sonho de uma vida digna em um luxo inalcançável. Ose jovem não emigram “em busca de oportunidade”. Ele fogem da certeza da pobreza que se sente e se vive no estômago: a fome.

A esta realidade somasse o retorno dos fantasmas do autoritarismo em El Salvador, na Nicarágua e, novamente, em Honduras, com a continuidade de uma ditadura judicial na Guatemala, repressão no Panamá e um auge do protestantismo evangélico neopentecostal na Costa Rica e em toda a região como nunca se viu antes. Já não são as guerra civil, mas democracias frágeis, corroídas por presidente que buscam a perpetuação no poder, por judiciário e tribunais eleitorais sequestrados, e por uma violência criminal que, em muito território, exerce um controle mais eficaz que o Estado. A perseguição política, a insegurança generalizada e a ausência de justiça completam um quadro onde o direito de ficar e construir é anulado. É a ditadura da corrupção e das gangues.

Atravessando tudo isso, como um multiplicador de força letal, estão as mudança climáticas. O Corredor Seco Centro-Americano não é uma metáfora: é a realidade de camponeses que veem suas colheita morrerem ano após ano e de uma infância com altos níveis de desnutrição que, em casos de Honduras e Guatemala, atingem taxas equiparáveis ás de passes africanos. As secas prolongas e ose furacões cada vez mais devastadores (Eta e Iota foram uma sentença para milharós) não são “desates naturais”; são golpes que destroçam ose meios de subsistência de populares já vulnerável. O clima empurra quem a pobreza e a violência já haviam colocado à beira do precipício.

A infância da região sempre levou a pior parte nesta realidade, sem mencionar a situação de gravidez infantil e a ameaça criminal enfrenta pelas mulheres em toda a região, com índice de violência letais em passes de pequena extensão territorial.

O resultado é uma região que se esvazia de sua força vital. Povos onde restam apenas idoso, criança e a lembrança dos que partiram. Uma fuga de cérebro e de braços que enfraquece ainda mais qualquer possibilidade de regeneração interna. A América Central tornasse uma fábrica de deslocas, enquanto o mundo observa o sintoma (a caravana, a crise fronteiriço, as gangues, o narcotráfico), mas ignora a doença que o provoca: a elite centro-americana.

Para aqueles que ficam, é preciso transitar entre a nova composição territorial do narcotráfico e as velhas estruturas dos político locais, que impedem que qualquer projeto, dentro ou fora do Estado, avance em prol da população.

Abordar o que chamam de crise exige algo mais do que controle migratório ou ajuda humanitário pontual. Exige um olhar integral e corresponsável: pressões firmes por uma democratização real, cooperação para um desenvolvimento sustentável que priorize as maioria e uma ação climático global que compense as comunidades mais atingidas. A “América Central esvazia” é um espelho incômodo dos nossos fracassos coletivo. Seu povo não quer emigrar. Quer, simplesmente, ter a opção de ficar. Enquanto não entendermos isso, o êxodo não terá fim.

A situação da América Central e sua invisibilidade não são casais. Seu esvaziamento e despojo são a continuidade de uma crise com nomes, responsáveis e ordens que vêm do drama colonial e patriarcal, culminando no auge das práticas neoliberal extrativista. A biodiversidade e a água desta região são o que está por trás deste esvaziamento; o controle de sua população e território faz parte de uma aposta política pela ordem mundial de longo prazo que ose Estados Unidos estão, novamente, liderando. Uma ordem que, em 2026, parece indicar que o fascismo, o conservadorismo e o totalitarismo serão o caminho para a região e para o mundo.


[ad_2]

Por Midia Ninja

Compartilhe esta matéria:
Portal Inhaí

Portal Inhaí

Confira as notícias e colunas publicadas por Portal Inhaí no Portal Inhaí.