
A cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo, vai sediar, nos dias 23 e 24 de maio de 2025, a 4ª Conferência Municipal LGBTQIA+, reunindo ativistas, organizações, autoridades e a população em geral para discutir e propor políticas públicas para a comunidade. O evento, com o tema “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”, acontecerá no Centro de Formação Educacional Antônio Carlos de Mendes Thame, antiga Pinacoteca, no centro da cidade.
Organizada pelo Conselho Municipal de Políticas para LGBT de Piracicaba, pela CASVI (Centro de Apoio e Solidariedade à Vida) e pela Secretaria de Cidadania e Parcerias, a conferência é um espaço essencial para a construção coletiva de estratégias, políticas e reivindicações que dialoguem com as realidades da comunidade LGBTQIA+ local e nacional.
Programação:
- 23 de maio | 19h: Abertura oficial e fala de lideranças locais
- 24 de maio | 14h: Grupos de trabalho e plenária final
A conferência faz parte do ciclo preparatório para a Conferência Estadual e Nacional LGBTQIA+, e suas deliberações contribuem para a formulação de políticas públicas que garantam cidadania, segurança e respeito às identidades de gênero e orientações sexuais.
Importância do evento
Num cenário de ataques a direitos e tentativas de retrocesso, a conferência se torna ainda mais relevante. É um espaço onde vozes antes silenciadas se reúnem para debater desde a garantia de acesso à saúde, segurança, educação inclusiva até o direito à vida e à livre expressão de gênero.
Serviço:
4ª Conferência Municipal LGBTQIA+ de Piracicaba
23 de maio, às 19h | 24 de maio, às 14h
Centro de Formação Educacional Antônio Carlos de Mendes Thame (antiga Pinacoteca) — Rua Moraes Barros, 233, Centro
Realização: CASVI, Conselho Municipal LGBT, Prefeitura de Piracicaba
Apoio: APEOESP, Secretaria de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Social e Família